Selton Mello é de longe o melhor ator nacional. Suas atuações e interpretações são fantásticas. Em O Cheiro do Ralo, o filme basicamente é ele, se é que vocês me entendem.
Ele interpreta Lourenço, que é dono de uma loja que compra e vende objetos usados. Como ele mesmo fala no filme, para ter lucro ele precisa explorar e se aproveitar de seus clientes que sempre vão lá precisando de dinheiro. A medida que o filme vai se desenvolvendo essa sua obsessão vai ficando cada vez pior, e ele acha que o cheiro ruim que vem do ralo do banheiro de seu ‘escritório‘ tem ligação com os acontecimentos.
Aproveitando de sua posição ele começa a controlar e tratar a todos como se ele pudesse comprá-los. O problema é que um certo dia ele toma um “nó” de uma garçonete que ele julgava controlar. A culpa? Do ralo…
O Cheiro do Ralo é o tipo de filme que ou você odeia ou você ama. A massa crítica cinematográfica e cultural (botei pra lenhar agora ein?) idolotrou o filme, que recebeu diversos prêmios.
Lourenço é um cara que no início do filme parece ser quase normal, porém, logo você percebe que ele não possui caráter algum e que gosta de controlar as pessoas que entram na loja dele. Só que Selton Mello faz de um jeito, com aquela voz bem sacástica e “um muito” de indiferença, que se torna uma coisa altamente cômica.
É humor negro de primeira, muita neurose e loucura, girando ainda em torno de bundas e sua fixação pelo pai que não conheceu. Ele fica louco com um olho que comprou de um sujeito estranho e vai mostrando ele as coisas que ele gosta de ver, focando na bunda da garçonete e tudo mais. Logo no início a sua indiferença para se casar com a esposa, que ele a larga de um jeito nada agradável foi capaz de proporcionar uma frase que fez muita gente rir: “Mulher é tudo igual, se você bobear, os convites vão para a gráfica.” (retirado do Blog do Lourenço). Se você não viu o filme não vai achar muita graça, assista.
Lista de Filmes
Com isso minha lista de filmes foi atualizada, um filme a menos e aproveito para indicar mais dois. Calma, eu sei que nunca vou terminá-la. Os filmes são:
– Soldado Anônimo
Do mesmo carinha que fez o excelente Donnie Darko. A muito tempo estava querendo vê-lo, acabei esquecendo, só lembrei quando vi um pedaço no Telecine, mas era cedo e tinha que ir trabalhar.
– Blade Runner
Quase fui morto pelos cinéfilos ao descobrirem que nunca vi o filme. Um clássico dos clássicos. Se eu for listar os clássicos que não vi, meu ip vai ser banido para todo o sempre, por isso vou revelando aos poucos. 😀
O Cheiro do Ralo deve estar na minha lista de melhores filme do ano. Quanto a sua lista de filmes pra ver, “Soldado Anônimo” é legalzinho, agora “Blade Runner” vc precisa assistir. Eu vou comprar o dvd, aí depois eu te empresto.ps: já postei no meu blog sobre o “30 dias de noite”
CurtirCurtir
Estou agora com um impasse man. Vou fazer duas listas de final de ano, os melhores e piores do ano no cinema e na minha lista de filmes.O Cheiro do Ralo está nos dois, mas acho que vou deixar para o do ano, afinal é novinho né?
CurtirCurtir