[Livro] Admirável Mundo Novo

Finalmente parece que a fila de livros que tenho empilhados a ler vai andar. Acabo de terminar a leitura de uma obra fantástica.

Admirável Mundo Novo foi escrito em 1932 por Aldous Huxley e nos mostra um futuro alternativo, onde o domínio da ciência acabou por criar uma sociedade totalitária e desumanizada. É uma obra de ficção científica muito bem detalhada e que você fica realmente sem acreditar que foi feita a tanto tempo, é difícil de imaginar como o autor teve uma antevisão de um futuro que parece bastante concreto.

Os nomes dos personagens são alusões a grandes nomes históricos como Marx por exemplo. A humanidade é produzida em laboratório, fábricada em séries e dividida por castas. Temos desdes os humanos criados com quase nenhuma inteligência até os chamados ‘alfa +’, responsáveis pelos cargos mais altos na sociedade.

A cronologia em que eles vivem é baseado em nosso querido Ford, sim o que criou a fábrica de carros de mesmo nome. Para quem nunca ouviu sua história de início pode ficar meio sem entender, mas o que ele fez ao produzir os carros (calhambeques) em série no início do século, foi a inspiração (vamos chamar assim) para a produção de humanos, também em série.

Um livro fantástico que comprei por absurdos R$ 13,00 e que vale muito a pena. Agora vou partir para o próximo da fila, que na verdade já tinha começado a ler e agora vou terminá-lo, é o livro “A Mulher que Escreveu a Bíblia” de Moacyr Scliar.

19 comentários sobre “[Livro] Admirável Mundo Novo

  1. Faltou falar do sexo sem compromisso, da droga Soma, das influências do livro na cultura pop (Pitty, Iron Maiden…) e claro, se vc gostou do final.ehehehehehE não faço idéia de que livro é esse q vc começou a ler agora.

    Curtir

  2. Poizeh deixei mesmo de comentar tudo que você disse, quem vier nos comentários vai saber hehehe.Quanto ao final, na verdade eu nem me preocupei muito com a ‘trama’, mas sim com o ‘ambiente’, se é que vc me entende. Gostei tanto que deixei a história de lado. O final é meio sem noção realmente hehehe

    Curtir

  3. Não li ainda esse livro. Nem o que você vai começar a ler, mas algo, um tanto que me afasta das obras de Moacyr Sciliar. Comecei a ler “o exército de um homem só” dele e até hoje não tive coragem de voltar para a treceira página.hahahaha

    Curtir

  4. Me fala sobre todos os persogens e sua caracteristiaca então!!
    Jah que achou tão boum esse livro

    E posta aki!!! pq eh uma duvida que todos procuram saber

    Curtir

  5. Se você procurar no Google deve encontrar, assim como procurei na época e achei. Digita “Admiravel Mundo Novo + Download filme” ou “Admiravel Mundo Novo + Download rmvb” que você encontra.

    Agora como eu falei antes, não aconselho em hipótese alguma pois o filme é péssimo e representa praticamente nada do livro.

    Curtir

  6. Oi x)
    esse livroh tipo ele foi indicado num capitulo “o direito d n ser insttrumentalizados“ no livro o direito d ser jovim,entaum me pareceh interessante neah,queru ler tbmmmmm
    quanto a ter influenciado a pitty e o iron maiden eu tava pur fora dissoh aih
    Bem,soh me resta bxar e ler neah

    Curtir

  7. Faz um tempo que estou pensando em ler esse livre, mas sempre tive algumas duvidas, essa sua crítica me ajudou bastante a decidir, acho q vou comprar e ler, mas antes só uma pergunta. Ele é fácil de ler, tem uma leitura trankila?

    Curtir

  8. Rafael é um bom livro sim

    No início ele é meio confuso, mas logo começa a história e é muito fácil de ler. Apesar de ter sido publicado em 1932, as idéias passadas nesta história por Aldous Huxley fala de coisas muito atuais.

    Sem contar que é um livro pequeno e comprei bem baratinho na época. Fácil de ler, vale a pena!

    Curtir

  9. admirável chip novo, da cantora pitty, é um belíssimo exemplo de como a cultura pop adequa seu conteúdo. “pane no sistema alguém me reconfigurou, aonde estão meus olhos de robo” … ” é tudo programado / e eu achando que tinha me libertado”. são versos da cantora que se ecaixam perfeitamente em um dos questionamentos que o livro traz ao montar aquela sociedade asseptica e futurista, onde tudo é perfeito e funciona, onde não há mais conflitos de interesses nem luta de classes, mas as pessoas não mais escolhem, são privadas do que a humanidade tem de mais sagrado: a livre iniciativa, pois na história, os humanos são “fabricados” e condicionados a serem o que o sistema quer q eles sejam. E quando a pitty começa a repetir verbos na forma imperativa como por exemplo “pense”, “compre”, “fume”, “beba”, “não se esqueça”, ela provoca e traz para o presente outro questionamento do livro que se encaixa perfeitamente em nossos dias: vc é produto de sua vontade ou produto da vontade do sistema, dos que detém o poder e os modos de produção? quem escreveu Admirável chip novo estava realmente inspirado, se foi a pitty, parabéns pra ela, porque foi a única letra realmente rock n roll dela até hoje e uma letra inteligente dentro de uma poética bem contemporanea. Eu até quase me enganei com ela, pois na epoca, (2004) fiquei fã, pensava (po, que mente essa garota tem), aí depois me decepcionei com as criações musicais dela. Mas isso é outro assunto que não cabe a mim julgar.
    Abraços do amigo Olavo

    Curtir

  10. Olavo, excelente comentário o seu. Enriqueceu por demais meu post e toda a linha de discussão traçada até aqui.

    Quanto a Pitty meu caro, a última música dele “… que me adora / que me acha foda …” com refrãozinho de primeiro grau acaba por demonstrar toda a decadência dela né?

    A sua canção Admirável Chip Novo foi um raro lampêjo de sabedoria e bom gosto em sua carreira

    []´s

    Curtir

  11. Li este livro há uns 4 anos… e até hoje é um dos melhores, que por incrível que pareça, me foi dado por um amigo do meu pai e é uma edição de 1951 !!! No mesmo encontra-se, clonagem, droga, religião, romance…. tem de tudo!! Hipnopinéia eu jamais esquecerei ! É boa leitura garantida e quem ler ficará espantado com a visão do escritor.

    Curtir

  12. O que dizer sobre admirável mundo novo?
    Me sinto como uma pessoa que, neste ano de 2012, vive entre o mundo real de 1932 e o futuro “Admirável mundo Novo”. Não sou uma pessoa religiosa mas prezo por atitudes morais ortodoxas por exemplo: a monogamia, o acumulo de conhecimento e cultura, entre outros. De fato o mundo segue para o “Admirável”, pode-se perceber tais mudanças observando a manipulação do povo usando a falta de informação e educação para a manutenção de governos corruptos e/ou ditatoriais. Pode-se perceber também o quão manipulador podem ser os meios de comunicação em massa, prioritariamente a televisão, em todos os assuntos: políticos, consumistas, morais, etc.

    Com certeza, esse grande livro “Admirável Mundo Novo”, pode render horas de discussões e formas de interpretação que, para mim, é um grande prazer e também um grande aprendizado.
    É possível escrever muitas linhas sobre os assuntos abordados no livro por exemplo: Política, Sociedade, entre outros.

    E é claro, não posso deixar de comentar que “descobri” este livro através da música do Iron Maiden, Brave New World assim como em outras músicas também conheci outras obras literárias, filmes, cultura em geral…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s