Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight)

Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight)

Direção: Christopher Nolan.
Roteiro: Christopher Nolan e Jonathan Nolan.
Elenco: Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Gary Oldman, Maggie Gyllenhaal, Michael Caine.
Ano: 2008.
Gênero: Ação, Aventura, Drama.
Tempo: 158 min.

Sinopse: Batman (Christian Bale) está de volta para lutar na guerra contra o crime em Gotham City. Com a ajuda do Tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman trabalha para destruir de vez o crime organizado na cidade. O trio se mostra eficaz, mas eles logo se vêem como alvos de uma promissora mente criminosa conhecida como Coringa (Heath Ledger), que envolve Gotham em anarquia e força o Cavaleiro das Trevas a ficar próximo de cruzar a tênue linha entre herói e vigilante.

Todos já devem ter lido por ai que O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight) é sensacional, pois bem, sou mais um pra lista e digo mais, a melhor adaptação de um super-herói dos quadrinhos para as telonas, superando inclusive o seu antecessor Batman Begins que já é fantástico. Um filme denso, dramático, sombrio e com uma atuação de Heath Ledger como o grande vilão Coringa, que faz parecer que o ator coadjuvante do filme é Christian Bale como o Bruce Wayne/Batman.

Quem vai esperando um ótimo filme e muita aventura e ação vai se surpreender, pois, The Dark Knight é muito além disso. É um filme bastante sombrio, com muito suspense e até poderia dizer assustador, algumas cenas são fortes e de modo algum deixem as crianças assistirem. Heath Ledger já venceu o Oscar, não tenham dúvidas. Ele cria o melhor Coringa de todos os tempos. Anarquista, psicótico, louco, insano e que na verdade não tem nenhuma grande motivação além de simplesmente querer ver “o circo pegar fogo“. Algumas cenas são memoráveis e certamente entrarão para a história do cinema.

O filme por ser um pouco longo deixa bastante tempo para poder desenvolver melhor todos os personagens. Aaron Eckhart – que faz um papel que tem lá algumas semelhanças com o ótimo “Obrigado Por Fumar” – faz um ótimo trabalho como Harvey Dent, que todos chamam de o cavaleiro branco de Gotham City. Junto com Gordon (Gary Oldman) e o próprio Batman eles formam um trio que incomoda bastante os crimonosos da cidade.

Saindo um pouco do lado dos mocinhos, os vilões também são sensacionais. Além do Coringa que está num nível inalcansável, temos o Duas Caras que é simplesmente aterrorizante e muito assustador. Sua motivação foi bastante trabalhada na trama. O filme foi realmente bem recheado de vilões, um exagero de boa qualidade.

Quem tiver ainda a oportunidade de assistir o DVD Batman – O Cavaleiro de Gotham não deixem de conferir. Assim como fizeram com Matrix onde lançaram o DVD Animatrix com algumas pequenas histórias em animação estilo japonês, fizeram também 6 pequenas histórias sobre o universo de Gotham City e do filme do Batman. A diferença está apenas que as histórias de O Cavaleiro de Gotham não estão para “tapar buracos“, servem apenas como um ‘algo a mais‘ para enriquecer a trama. E na minha opnião enriqueceu bastante e, como assisti antes do filme, me deixou ainda mais ansioso.

O filme é perfeito e não tem nada de ruim? De ruim tem sim, aliás de péssimo e irreparável. Depois da morte do ator Heath Ledger como ficará um possível próximo filme? Quem será o vilão? Isso vai ser um trabalho bastante difícil, mas difícil ainda – para não dizer impossível – vai ser fazer um filme melhor que este. Só posso dizer a você que ainda não viu para correr até o cinema e presenciar um dos melhores filmes que já assisti em minha vida. Dizer apenas que vale a pena é menosprezar esta obra-prima. Se prepare para ficar sem ar no cinema.

46 comentários sobre “Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight)

  1. Se for para bancar o supersticioso vou concordar com o Ramon, afinal De Volta Para o Futuro, Piratas do Caribe e Matrix (o segundo deste também não prestou) são apenas alguns exemplos de terceiros filmes ruins.

    Sobre o Cavaleiro das Trevas concordo que é um excelente filme e talvez a primeira adaptação de quadrinhos que eu indicaria para alguém que não gosta de gibis. Se você fizesse o mesmo tema usando um milionário que quer justiça e um terrorista do outro lado substituindo o Batman e o Coringa respectivamente ainda seria um excelente filme.

    Sobre o próximo vilão o Harry do Ain’t It Cool queria ver uma pessoa fazendo o mesmo Coringa de Ledger em um novo filme, mas eu não concordo. Nos comentários de um blog gringo cujo nome esqueci uma pessoa sugeriu a Hera Venenosa ser uma ecoterrorista maluca. Eu achei uma idéia e tanto, pois manteria o filme com os pés na realidade. O que você acha?

    Curtir

  2. Poizeh Dmitry, eu também não concorda nem um pouco outra pessoa reviver o coringa, jamais. Seria ruim para o próprio louco que fosse se aventurar.

    Ainda que tb tenha muito medo de uma continuação do Batman, acho que a Hera daria uma ótima vilã. Teria também uma outra opção com o Pinguim quem sabe!

    Curtir

  3. Assisti hoje, estava esperando tanto que talvez não tenha achada tão bom quanto acharia. É muito bom com certeza, mas achei um pouco longo demais… Na minha opinião foi super avaliado…

    O coringa foi bom, mas não vale um Oscar… A atuação dele foi boa, mas achei que foi melhor em Candy, por exemplo.

    Nem toda trilogia é ruim, X Men, por exemplo, teve um bom terceiro episódio.

    Curtir

  4. Porra! Voces sao idiotas? Concordar que a continuaçao de Batman nao deve acontecer? Putz, voces ja leram os quadrinhos? Batman ainda tem muitos inimigos fortes e tem mais, o Coringa nao morreu, apesar de ser uma pena nao contar mais com Heath Ledger, isso nao significa que nao possa haver outro representando o Coringa, afinal a substituiçao de Kate Holmes funcionou muito bem.
    Acebem com isso, Batman deve continuar sim! Os recordes de bilheterias que o digam.

    Curtir

  5. Filmaço, realmente! Parece que aquele final de Coringa foi feito para uma continuação com ele mesmo, mas agora vai ser impossível. Ninguém é doido de tentar chegar perto do que Ledger fez. Eu nunca li a HQ, mas ouvi um cara no cinema dizendo que no final da série em quadrinhos o Batman mata Coringa. E ai? É mesmo?

    Curtir

  6. Eu tb não acompanho os quadrinhos Rodrigo. Estou por fora. Alguém que acompanhe poderia comentar aqui.

    Eu tb acredito que fizeram aquele final para ele retornar para uma 3º franquia, só que agora, vão ter que dar um jeito. Não dá pra por outro no lugar. Alguém comentou que a “menina” foi substituída, mas era um papel quase irrelevante, fácil e etc. Vai ficar estranho ter “outro” coringa!

    Curtir

  7. Primeiramente: Rodrigo, no final da série em quadrinhos Batman mata o Coringa, mas existiu tambem em 1997 uma série dos qudrinhos em que o próprio morria, foi a chamada QUEDA DO MORCEGO e quem o matou foi Bane, personagem totalmente ridicularizado nas filmagens anteriores (ele era um pomba leza controlado por Hera Venenosa, o que é ridículo já que o cara nos quadrinhos é foda!).
    Bem já que voltamos à versao anterior, essa é pra Marcio. Se nas anterior até o ator que fazia Batman foi trocado e, com exceçao do quarto filme, a troca foi muito boa. Agora reconheço que substituir a atuaçao de Ledger vai ser quase impossível, nem Nicholson conseguiria.
    Bem, na verdade eu sou “fanzasso” do Batman e estou adorando essa nova releitura dos filmes, e por isso podem fazer até 10, pois inimigos ele tem pra isso, contanto que nao caia a qualidade, vou estar lá.

    Curtir

  8. Rapaz, que filme é esse? Simplesmente sensacional! PERFEITO!
    Agora vamos aos comentários:

    @Juinim: O Batman não morre na Queda do Morcego, ele fica paralítico depois da briga com o Bane e o Azrael assume o seu lugar e acaba ficando louco. O_o

    @Marcio: Eu acredito que se acontecer (e vai!) um terceiro filme, eles talvez coloquem o Coringa no Arkham e mostrem algum figurante de costas ou algo do tipo. Com certeza usarão um novo inimigo.

    Curtir

  9. Acho que a proposta do Eduardo é interessante. Vão ter mesmo que começar um próximo filme com ele já preso.

    E quanto ao filme ser assustador, se vc achou ‘normal’ aquela cena da “mágica do desaparecimento do lápis” e ainda o Duas-Caras coisas normais, então realmente ele não é hehehe

    Curtir

  10. Este filme foi o melhor filme de super-heróis que já estreou nos cinemas

    Homem-Aranha e Homem de Ferro infelizmente ficaram bem para tras

    Não adianta o Batman tem os vilões com mais personalidade, além do mais com Ledger ai o negocio eskentou

    Curtir

  11. o proximo vilão poderia ser o pingui, e para não estragar o terceiro filme é so não inventar de chamar o Hobin. Batman é melhor sozinho.

    o novo filme é 10!!!! Coringa de Heath Ledger se compara ao vito corleone de marlon brando como um dos maiores vilões do cinema.

    Curtir

  12. o filme é muito bom ,mas concordo com thiago quando diz que o filme foi super avaliado. o fato de ledger ter morrido contribuí para isso tb.o coringa é um pouco exagerado no sentido de explicar demais sua existencia. ele acaba sendo redundante e se perdendo em discursos, em alguns momentos do filme. principalmente na delegacia com batman interrogando-o e no hospital com o recém- nascido duas caras.daniel day lewis em sangue negro e javier barden em onde os fracos nao tem vez , são mais assutadores por serem mais misteriosos, por nao se preocuparem tanto em explicar a origem de seu ódio, simplesmente serem terroristas psicóticos e desprezarem todos os outros seres humanos.

    Curtir

  13. Excelente, Fiquei mudo o filme é maravilhoso,E quanto a terceira parte já estou na espera, E espero tambem que o harvey dent(duas caras), Não tenha morrido é um vilão fabuloso e assustador.Sem essa de maldição de terceiro filme. Quando a franquia é boa não tem como errar Veja x-men ,Homem aranha, De volta pro futuro,Star wars a vingança dos sith, E principalmente O retorno do rei do senhor dos anéis.Todas terceiras partes umas ótimas outras boas, Mas que não deixam a peteca cair.

    Curtir

  14. Esqueceram de mencionar também a ótima terceira parte de Indiana Jones. Isso de maldição do terceiro filme é algo que não existe. Se não é feito tão bom quanto o anterior, já consideramos de todo ruim. Acredito que Batman ainda dê muito pano pra mangas, capas ou sabe lá quais apetrechos vão inventar ainda para esse humano e fantástico herói. Que venham o Pinguim, a gostosa da mulher gato, o charada e Sr. Frio.

    Curtir

  15. As cenas, os efeitos, os personagens são incrivelmente bons e reais. Coisa difícil de se ver em outros filmes do estilo. E Batman vai além, nos faz refletir sobre um mundo onde impera a anarquia e o caos. Tudo muito bem amarrado, num roteiro muito bem desenvolvido.
    Sobre um possível novo filme com um novo vilão, já ouvi por aí que poderia ser o Charada, interpretado pelo Johnny Depp (http://tudoecritica.blogspot.com/). É esperar pra ver…

    Curtir

  16. E mais uma coisa , eu não entendo a origem do coringa. Primeiro ele
    diz que foi o pai dele o responsável por sua loucura e cicatriz ,
    depois ele diz que foi ele mesmo que fez a tal cicatriz por solidariedade com sua esposa .
    Afinal , qual é a verdadeira origem do coringa ?

    Curtir

  17. Na verdade o Espantalho foi uma aparição rápida e sem muito ‘alarde’ no filme, e ele tb já tinha aparecido no primeiro. Acabou que o Coringa e o Duas-Caras foram tão sensacionais que ninguém sequer lembrou do espantalho.

    Quanto a origem do Coringa foi feito realmente para você não entender. A cicatriz pode ter sido feita do pai, pode ter sido feita por ele, ou por outra pessoa, ou por todo mundo, tanto faz e não importa, é quase uma piada apenas 🙂

    []´s E valeu pelos comentários…

    Curtir

  18. no primeiro filme a rachel e o bruce tinham desde crianças um amor segredo um pelo outro,uma afinidade que ligava os dois,nesse filme a rachel mal conversa com o bruce,em menos de 5 minutos de filme ja se vê que ela gosta mais do duas caras do que seu grande amor de infancia bruce wayne,eu não entendi quando o batman estava conversando com o coringa na cadeia ele saiu correndo e disse que ia salvar a rachel e vai lá salvar o imbecil do duas caras,é a maior idiotice,ele nem pensou duas vezes,para alguém que o batman amava tanto e dividiu os piores momentos juntos desde a infância conturbada nem ao menos chorou,no maximo ficou com aquela cara de otário dizendo “eu a matei alfreed”,sem graça total.era melhor ter deixado ela morrer no primeiro filme com o veneno do espantalho.

    Curtir

  19. Também gostei mais da sintonia do primeiro filme, inclusive a troca de atriz não gostei tanto, sinceramente.

    Mas tudo isso é muito pouco para um filme estupendo como este não acha Bruce?

    Abração e valeu pelo comentário!

    Curtir

  20. sinceramente fui ver o cavaleiro das trevas…mas nao vi os anteriores..
    gostei muito do cavaleiro das trevas, mas acho q o filme investe de mais nos carros, motas etc. e nao propriamente no verdadeiro sentido de um filme para mim…que e a sua moral e o que podemos aprender com ele.
    mas concordo com as pessoas que adoram estes filmes do batman, pois estao a par da historia mais do que eu…

    e um filme interessante…

    Curtir

  21. oh ines nao brinques com a brincadeira! ahah
    sabes bem que nao!
    es uma rapariga cheia de originalidade…ainda nao sei como nao te contrataram para hollywood(nao sei se e assim que se escreve)eheheh
    va beijinhos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s