Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire)

Quem Quer Ser Um Milionário?

(Slumdog Millionaire: Reino Unido / EUA , 2008; Brasil 2009 – 120 min)

Direção: Danny Boyle.
Roteiro: Simon Beaufoy.
Elenco: Dev Patel, Irrfan Khan, Anil Kapoor, Madhur Mittal, Freida Pinto.
Gênero: Drama.

Sinopse: Um jovem de um bairro pobre de Mumbai, cidade da Índia, decide participar de um programa de perguntas e respostas na televisão. Mesmo sendo analfabeto, ele surpreende a todos ao ganhar o jogo, o que levanta suspeitas de que pode ter trapaceado. O que o rapaz queria, no entanto, era apenas reconquistar a garota que ele ama.

Depois de conquistar o mundo com 64 premiações recebidas, dentre elas 8 dos 10 Oscars disputados (incluindo melhor filme e melhor direção para Danny Boyle), fica um pouco complicado fazer uma resenha sobre o filme. Não acho que fica fácil e não pensem que simplesmente achei excelente por ter vencido o Oscar, dei nota máxima pois achei o filme lindo, cativante e emocionante. Saí da sala do cinema extremamente satisfeito com o que vi.

*foto pertecente a Foxsearchlight - Slumdo Millionaire Oficial Site

*Foxserachlight -Slumdog Millionaire Oficial 

A apresentação de forma real de uma parte da realidade da Índia é demais, eu disse uma parte pois claro que a Índia não é só miséria e isso gerou até protestos por lá. E essa semalhança de favelas, pobreza e uma história de superação de um “favelado” (slumdog seria mais ou menos isso) foi que para muita gente fez o filme lembrar bastante o nosso querido Cidade de Deus“, que é um dos melhores filmes do mundo. As tomadas de ‘ação’ com ‘correria’ e a edição do filme, toda a parte técnica eu diria, também contribuiu para isso e claro, para o grande sucesso desta obra.

No filme seguimos a história do jovem Jamal, que ao participar de um programa “Quem Quer Ser um Milionário” (o show do milhão indiano) e acertar várias perguntas é suspeito de fraude e levado até a polícia. Lá iremos ver seu interrogatário nada amistoso e em falshbacks nos é mostrado como ele chegou até lá. Sua história difícil e comovente com seu irmão e também seu grande amor Latika.

slumdog_millionaire_dev_freida

*Foxserachlight -Slumdog Millionaire Oficial

Vemos três “fases” da vida de Jamal, por assim dizer. Em duas delas, na sua infância temos crianças trabalhando muito bem. São bastante carismáticas e cativantes. O ator Dev Patel que interpreta Jamal ‘mais velho’ faz um trabalho bastante convicente. A belíssima Freida Pinto interpretando Latika, o grande amor de Jamal já na fase mais ‘adulta’, faz o que tem que fazer, sorrir e arrancar suspiros da ‘cuecada’.

Com uma parte técnica muito boa, um elenco trabalhando com ótimas atuações e no fundo uma história emocionante, com drama, amor e doses cetinhas de humor, “Quem Quer Ser um Milionário” é um excelente entretenimento. Mais do que belas tomadas, boa edição e trabalhos técnicos, cinema é emoção. O resultado de um filme para mim tende ser mais o que você sente ao terminar de assistí-lo, e sendo assim este foi um dos que mais me emocionaram. Uma história linda e impressionante aliada a um belo trabalho técnico, o sucesso afinal não é à toa.

13 comentários sobre “Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire)

  1. É bom ver um trabalho sobre a Índia em que o Tony Ramos não seja um indiano. O filme é bom, apesar do meu preferido dessa leva ser O Lutador.

    Influência total de Cidade de Deus.

    Abraços.

    Curtir

  2. E olha que te liguei para assistirmos juntos…
    Sem dúvida é notável a influência de Cidade de D-us por todo o lado. O estilo de filmagem foi praticamente copiado.
    Achei um ótimo filme.
    Um maravilhoso filme.
    Daí a ser o melhor eu tenho minhas dúvidas…
    Apesar de todo o “preconceito” Batman Dark Kight ou até mesmo Wall-E são muito melhores na opinião deste blogueiro/cinéfilo….
    Um forte abraço, Márcio!

    Curtir

  3. Você me ligou foi? Eu nem vi. Naquele dia que você chamou para ver “O Leitor” eu fui pro Carnaval hehehe.

    Eu também não acho que tenha sido o melhor filme não, concordo contigo, prefiro Wall-E e Batman.

    Agora achei melhor do que seus concorrentes “O Curioso Caso…” e “O Lutador”, um pouco melhor mas ainda sim melhor.

    De qualquer forma, ‘cópia’ de cidade de Deus ou não o filme é excelente!

    A gente ainda vai conseguir marcar de ver um filme juntos. Abração Roberto!

    Curtir

  4. Eu ainda não fui ver esse filme, mas de todos os outros que estavam concorrendo ao Oscar (que na minha opinião já virou mais uma premiação política do que de filmes bons), esse era o que eu menos botava fé.
    Sei lá, a história ainda não me conveceu muito, mas irei assistí-lo. =D

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s