Inimigos Públicos (Public Enemies)

Poster Inimigos Publicos

Inimigos Públicos (Public Enemies, 2009 – 140 min)

Direção: Michael Mann
Roteiro: Ann Biderman, Michael Mann, Ronan Bennett
Elenco: Johnny Depp, Christian Bale, Marion Cotillard, Jason Clarke, Stephen Dorff, Billy Crudup, Branka Katic, Stephen Graham
Gênero: Policial.

Sinopse: Durante a Era de Ouro dos assaltos a bancos, os agentes federais dos Estados Unidos estão perseguindo vários bandidos. O investigador Melvin Purvis tem como seu alvo o gângster John Dillinger.

Alerdeado por alguns como ‘filme do ano’ e por outros como decepcionante, “Inimigos Públicos (Public Enimies)” chega aos cinemas pelas mãos do diretor Michael Mann contando com dois excelentes atores como um de seus principais ‘trunfos’: Johnny Depp (Sweeney Todd) e ChristianBatmanBale. Gostei muito do que vi, um filme tenso que talvez tenha pecado apenas em não ser empolgante e não fazer o espectador vibrar com a trama.

Johnny Depp - Inímigos Públicos

O filme traz a história do primeiro inimigo número 1 da policia americana, o gangster John Dillinger (Johnny Depp). Apesar de ser um criminoso ele era para muitos na época um ídolo. Durante a grande depressão americana os bancos eram tidos como grandes culpados da crise e Dillinger era uma espécie de Robin Hood, assaltava os bancos mas nunca pegava 1 centavo sequer das pessoas. Sem contar que suas fugas eram coisas de cinema (boa essa).

A polícia era devidamente ridicularizada pelas peripércias de Dillinger. Entra então em cena o investigador Melvin Purvis (Christian Bale), totalmente obcecado pela captura do grande criminoso. Ele começa a incutir uma mentalidade de inteligência e organização na polícia americana. O filme passeia sempre entre os dois lados, sem tomar nenhum partido por assim dizer.

public-enemies_christian-bale

O elenco é de primeira e todo mundo trabalha direitinho. Um dos grandes destaques nesta obra é que ele é filmado em digital e não em película. Isso dá um visual bastante moderno num filme de época, e esse ‘contraste’ é bonito de se ver, ainda que algumas cenas ‘frenéticas’ com direito a câmera balançando e agindo rápido possa deixar os mais ‘frescos’ um pouco desnorteados.

Inimigos Públicos é sim um filme muito bom e bem acima da média. Só que tem alguns defeitos, em minha opinião. Ele é um pouco distante do espectador, você não se empolga ou se cativa muito pelos personagens. Talvez somente o de Johnny Depp tenha algum apelo. Ainda sim vale a pena ser conferido nos cinemas, não indico apenas para os que gostam de filmes mais ágeis, com muita correria e ação.

9 comentários sobre “Inimigos Públicos (Public Enemies)

  1. Provavelmente vai ser mais um personagem único do Johnny Depp…

    Cara, acho que ele é o melhor ator de Hollywood…

    Incrível como ele consegue mudar completamente de um personagem pra outro e que um nunca parece com o anterior!

    Excelente ator mesmo…

    Deu até idéia de post… 😉

    Curtir

  2. O filme é bom sim. E sobre isso dos personagens não cativarem, é aí que o Depp faz a diferença: embora você diga que o filme não “puxa” pra nenhum dos lados, não tem como ver o filme e não torcer pelo Dillinger, mas provavelmente isso é mérito da grande atuação do Johnny Depp. Já o Melvin Purvis não é nada carismático. A impressão que dá é que ele é que é o “cara mau” da história, enquanto o Dillinger demonstra ser um cara legal, apaixonado, etc.

    Curtir

  3. Bom fui conferir este filme achando que ia ser um porre, no fim das contas sai da sala de cinema querendo mais, se não o melhor filme que assisti este ano, está entre os melhores!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s