Zodíaco (Zodiac, 2007 – 158 min)
Direção: David Fincher.
Roteiro: James Vanderbilt, Robert Graysmith (livro).
Elenco:Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Anthony Edwards, Robert Downey Jr., Brian Cox, John Carroll Lynch, Chloë Sevigny, Elias Koteas, Dermot Mulroney, Donal Logue.
Gênero: Suspense, Policial.
Sinopse: Um assassino age em São Francisco (EUA) durante os anos 70, deixando mensagens enigmáticas aos policiais que investigam sua identidade. O filme acompanha a investigação das autoridades e repórteres que se tornam obcecados pelo caso.
Nos primórdios deste blog, quando ele ainda era hospedado no blogspot, lembro de ter perdido a oportunidade de conferir “o novo” filme de David Fincher no cinema. E foi ele um dos principais motivos de eu ter criado minha lista de filmes a assistir. O mais engraçado é que acabei vendo antes um outro filme, “The Zodiac (2005)“, que é bem mais ou menos, e só percebi que não era o de David Fincher quando passou uns 20 minutos e nada de aparecer nenhum dos atores que vi no trailer.
O diretor David Fincher fez filmes que estão em minha lista de melhores, a exemplo de “Se7en – Os Sete Pecados Capitais“, “Quarto do Pânico” e “Clube da Luta“. Aqui ele mostra que de suspense ele entende, e muito, pois o filme é enorme (158 minutos) e tem um ritmo lento, só que é hipnótico, fiquei vidrado e tão obcecado quanto os policiais, detetives e todos os que ficaram, ou se sentiram, responsáveis por capturar um dos mais famosos Seriais Killers, Zodiac.
A trama acompanha as investigações de um assassino em série que começou a agir em dezembro de 1968 em São Francisco (EUA). Ele deixava mensagens enigmáticas aos policiais, investigadores e jornalistas que estavam tentando desvendar quem ele era. Ao passar do tempo, vários anos, algumas pessoas ficam extremamente obcecadas pelo caso.
Jake Gyllenhall (Donnie Darko, Soldado Anônimo) interpreta Robert Graysmith, um cartunista do jornal de San Francisco Chronicle que, por ser fascinado por quebra-cabeças, começa a investigar o mistério do assassino Zodíaco por conta própria. Sua investigação faz com seu caminho cruze com o dos policiais Dave Toschi (Mark Ruffalo, Ensaio Sobre a Cegueira) e Bill Armstrong (Anthony Edwards) e ainda com o do repórter policial Paul Avery (Robert Downey Jr, Homem de Ferro).
Com um elenco recheado de bons atores, trama muito interessante e o principal, uma história (real) bastante intrigante – possui até um tipo de ‘culto’ na internet – Zodíaco de David Fincher trata-se de um ótimo suspense policial. Não indicado apenas para aqueles que gostam de filmes mais ágeis e não tem paciência para tramas mais longas.
Ta aí um filme que tb está há ano na minha lista de filmes a assistir.
CurtirCurtir
Esse filme é bem bom mesmo.
CurtirCurtir
Vi esse na época, lembro de ter gostado mais ou menos, mas lendo seu post parece que não desfrutei correto do filme.
CurtirCurtir
Vi esse filme uma noite dessas.Minha mãe insistiu para eu assistir com ela até o final…Não sei se era porque eu estava “morrendo” de sono mas achei esse filme muito chato,a história era boa,poderiam tê-la aproveitado melhor!!!
CurtirCurtir
Não é um filme muito “corrido” talvez por isso tenha dado sono Keila, é normal. É um filme mais investigativo e é baseado numa história real, então não sei se teria como “melhorar” (pelo menos para algo que você gostasse mais) porque foi exatamente o que aconteceu.
Grande abraço! 🙂
CurtirCurtir
Achei muito barulho por nada. Filme sonolento, que não prende a atenção. Perda de tempo.
CurtirCurtir