2012 (2009 – 158 min)
Direção: Roland Emmerich.
Roteiro: Roland Emmerich, Harald Kloser.
Elenco: John Cusack, Chiwetel Ejiofor, Oliver Platt, Amanda Peet, Thandie Newton, Woody Harrelson, Zlatko Buric, Danny Glover, Thomas McCarthy.
Gênero: Ação, Ficção Científica.
Sinopse: A cultura Maia afirma que a terra, como a gente conhece, terá um fim no ano de 2012. A teoria revela que o fim da terra começa com o alinhamento planetário e uma inversão dos pólos da Terra após um grande tsunami. Após isto o caos se instala e o planeta terra começa a se tornar inabitável.
Existem tipos de filmes que me atraem, e mesmo quando são ruins, não me fazem desistir de assistir o próximo da fila. Filmes catástrofes me atraem e não tem bem um porquê, gosto de ver tudo indo pelos ares e foi esse o principal (talvez o único) motivo de ter feito me deslocar de minha casa para assistir “2012” na maior tela de cinema de Salvador. Só que, infelizmente, Roland Emmerich exagerou em tudo. Da divulgação até as tentativas vãs e tolas em dar profundidade teórica (filosófica também) ao ‘fim dos tempos‘, ele destruiu a principal ‘graça‘ de produções deste gênero.

A cultura Maia afirmou que a terra terá o seu fim em 2012, e essa teoria não aparece no filme acho que nem 10 segundos. E pra quem for ver o Cristo Redentor caindo como nos trailers, aliás a ‘Estátua do Cristo‘, contente-se com seus 2 segundos de fama e passe bem. Os efeitos especiais oscilam bons e maus momentos, algumas cenas são muito boas mas tem passagens que parecem que foram feitas de qualquer jeito.
Ao tentar agradar a todos os lados, Roland Emmerich rechea 2012 de absurdos. Perde-se muito tempo tentando dar boas explicações para tudo, jogam-se uns dramas familiares batidíssimos e situações clichês de montão. Porque não simplesmente ter um filme apenas divertido com tudo explodindo e indo pelos ares? E o mais engraçado é que ele se inicia dessa forma, frenético, com muita ação e boas risadas.

O elenco é muito bom a começar pelo John Cusack, que parece estar totalmente fora de contexto, principalmente para quem acompanha a carreira deste ator. Danny Glover faz um Barack Obama genérico e temos mais trocentos personagens descartáveis. Quem assistiu não sei se reparou, mas quem ainda for ver preste atenção em um cientista da cúpula americana – trata-se do ator John Billingsley – ele passa o filme todo com cara de embreagado, é hilariante.O único que rouba a cena com um personagem divertidíssimo é o Woody Harrelson que faz um alucinado que tem um programa sobre o fim do mundo numa rádio.
E o mais triste em 2012, pelo menos em minha opinião, é ter me feito rir em momentos que eram pra ser tensos. As caras de espantos e explicações estapafúrdias dadas, ou até mesmo o cientista com cara de bêbado me fizeram rir horrores, acho que as pessoas do cinema estavam sem entender nada. Tem até a cena para torcer pro cachorrinho do filme, me lembrou Volcano e o cachorro que entra na casa pra pegar um osso e sair correndo.

Posso até parecer chato e dessa vez ter fugido do contexto de minhas resenhas sobre filmes, mas preferi falar abertamente o que senti ao ver “2012“. Não sou louco de não concordar que é um filme com muito apelo e que digo sem medo, para todos aqueles que gostaram de filmes como “O Dia Depois de Amanhã” ou ainda “Independance Day” (do próprio diretor/roteirista), que aqui é tudo o que você já viu e espera, só que mais absurdo em todos os sentidos.
Não ligo muito se o filme é cheio de clichês e não estou indo no cinema sempre ver uma obra prima ou algo original, mas a verdade é que “2012” me fez rir de tanta coisa e nas horas erradas que no final das contas um regular está de bom tamanho. Afinal, pegar cenas consagradas e extender durante mais de 2 horas e meia não é lá algo para se levar tanto mérito.
Não vou dar opiniões agora, to com o filme aqui em casa e pretendo assisti-lo hoje. Mas já fica um detalhe: O Cristo Redentor está maior que o Pão de Açúcar ou é só uma impressão minha? Seria isso possível?? =XX
CurtirCurtir
E pq vc foi ver esse bagulho então?
eheheheheheheh
E tem quase 2 horas e meia de filme? Porra!
Desse Roland Emmerich eu só gosto de Stargate, Soldado Universal e Godzilla. Esses últimos aí nem perdi meu tempo vendo.
CurtirCurtir
Porra man, entao vc não leu nem o primeiro páragrafo do que escrevi? Eu disse:
“Existem tipos de filmes que me atraem, e mesmo quando são ruins, não me fazem desistir de assistir o próximo da fila. Filmes catástrofes me atraem e não tem bem um porquê, gosto de ver tudo indo pelos ares e foi esse o principal (talvez o único) motivo de ter feito me deslocar de minha casa para assistir “2012” na maior tela de cinema de Salvador.”
Respondida sua pergunta?! 😀
CurtirCurtir
Gente, perai, acabei de chegar do cinema e ainda to um pouco chocada com esse filme sessao da tarde. Posso estar louca (o que realmente espero) mas eles esqueceram de “comentar” sobre um continente chamado OCEANIA????? Nao falaram NADA!!!!!!!!!! Como assim?
CurtirCurtir
Stephanie, você definiu bem, filme de sessão da tarde ou daqueles que passam no domingo na globo 🙂
CurtirCurtir
Estava pretendendo assistir o filme……Mas lendo as críticas fiquei em sinal de alerta, melhor partir para outra né.
Muita promoção para pouca ação, é o que me parece. Só mais um para Lista.
CurtirCurtir
A cena do cachorrinho que está em perigo e depois se salva é o maior clichê que já vi. Pitbulls e outros cachorros ferozes ainda podem se machucar, mas luluzinho SEMPRE se safa, não importa a catástrofe!
CurtirCurtir
“Obama genérico” foi foda essa hein, porra!
CurtirCurtir
Ne apaixonei pelo John Cusack após ter visto o filme. Ele é sensível, escritor, erudito, bom pai, amigo e gentil com todos, bonitão, safo, resoluto e ainda salva o mundo de todos! A-mei! O mundo é que se exploda!
CurtirCurtir
John Cusak é um ator fantástico. Ele tem em seu curriculo filmes bem melhores que 2012
CurtirCurtir
puxa vida ainda não assisti e vou assisti assim mesmo !!!
pois depois de muito comentario prefiro olhar por mim mesmo! se vai ser boa ou não gosto não se discute!!!!
e a midia está ai pra isso mesmo..manipular…e afinal sempre não foi assim! teve filmes que muito disseram ser horrivel e terminei gostando…meu conselho é veja e tire suas propias conclusões!
CurtirCurtir
Em nenhum momento de minha resenha disse que o filme era ruim, é um filme que dá sim para você se divertir, se não esperar muito da história.
[]´s
CurtirCurtir
Também gostei pro gênero, a gente já vai ao cinema sabendo o que nos espera! O maior clichê foi a resolução do drama familiar… Totalmente previsivel!
CurtirCurtir
Eu prefiro Jumanji. =D
CurtirCurtir
Tudo bem, não tem nada a ver jumanji com 2012, mas já que é pra ser nonsense, eu sou mais Zathura do que Jumaji 😛
CurtirCurtir
Teoria Maia sobre o fim do mundo em 2012. Dados científicos que até comprovam a tal catástrofe. A NASA criticando o roteiro. Afinal,o que de mais catastrófico que vi, após mais de um mês de espera em assistir 2012, foi o proprio flme 2012.
Muito se esperava a cerca de dados científicos, mas contudo com efeitos especiais também e o que pude ver, apenas um enredo frenético e raso sobre tudo isto.
Decepicionante!!!!!!!!!!
Falhas grotescas de filmagens! Conteúdo péssimo da trama! Cenas dispensáveis para um filme do gênero! Cachorrinho roubando a cena!
Nota 5 pelas risadas nos absurdos dos efeitos especiais.
CurtirCurtir
Luciano, concordo contigo quanto ao filme, é de fazer mesmo rir algumas cenas, onde era pra ser sério.
E como eu disse “…pegar cenas consagradas e extender durante mais de 2 horas e meia não é lá algo para se levar tanto mérito…”
CurtirCurtir
eu gostei muito do filme, muito bem produzido!
eu adoro filmes de catástrofe, quanto mais destruição melhor!
e o filme não é ruim ao ponto de não assistir!
galera tem filme muito ruim por aí e ninguém comenta nada!
abração!
CurtirCurtir
Dá para assistir sem problemas 2012 Thiago, mas existem filmes melhores que ele.
[]´s
CurtirCurtir
Odiieii esse filmee nossa senhoora, qeee filme tensoo !!!
CurtirCurtir
naum gosteii desse filmee !!!
CurtirCurtir
ou eu tô ficando chato ou eu achei esses efeitos especiais muito falsos? bem feitinhos até mas muito falsos.
CurtirCurtir
Tá ficando chato não Niko, a medida que a gente vai assistindo mais e mais filmes vamos ficando mais exigentes mesmo!
[]´s
CurtirCurtir
O que me dissem dos neutrinos?No inicio do filme,falam que eles começaram a interagir com a matéria porque viraram outra particula,mas depois não volta a tocar no assunto.E a atmosfera também deveria sofrer alterações com tantas loucuras de campos magnéticos e tectonismo.Mas para mim,uma das piores coisas foi ver a África emergir INTEIRA e QUASE DO MESMO JEITO!
CurtirCurtir
Eu nem cogitei entrar em detalhes científicos num filme como este Jansen, acho que nem é a proposta.
CurtirCurtir