Atividade Paranormal (Paranormal Activity)

atividade-paranormal-poster

Atividade Paranormal (Paranormal Activity, 2009 – 87 min)

Direção: Oren Peli
Roteiro: Oren Peli
Elenco: Katie Featherston, Micah Sloat, Mark Fredrichs, Ashley Palmer, Amber Armstrong.
Gênero: Terror.

Sinopse: Um jovem casal se muda para uma casa onde fenômenos inexplicáveis começam a acontecer, eles resolvem filmar tudo a noite, em quanto tentam dormir, pois é o horário em que as Atividades Paranormais normalmente acontecem com maior freqüência.

Finalmente pude comprovar se todo o hype e divulgação frenética a respeito do que é hoje o filme mais lucrativo (proporcionalmente) da história do cinema procedia ou não. Atividade Paranormal (Paranormal Activity) tem lá suas semelhanças com outro grande fênomemo “A Bruxa de Blair“, e é realmente aterrorizante, pelo menos comigo funcionou, saí do cinema com medo.

A trama, assim como a parte técnica e ‘visual’, é bastante simples. Somos apresentados a Micah e Katie, um jovem casal que mora em uma casa onde fenômenos ‘paranormais’ inexplicáveis começam a atormentar a garota. Micah resolve então comprar uma câmera para filmar tudo o que ocorre durante a noite, enquanto tentam dormir. Os problemas surgem quando as tais atividades paranormais começam a piorar.

Casal assustado no quarto
Casal assustado no quarto

O grande trunfo do filme é mesmo prender o espectador aos poucos, fazendo com que se sinta numa história ‘real’ e possível, e grande parte disto se deve ao fato de, ao contrário das obras que são expelidas nos cinemas periodicamente com sustos bobos e forçados, que trazem monstros ou aliens ou ainda cenas de tortura e agonia, fala de pesadelos, entidades paranormais ou demoníacas. Quem nunca ‘brincou’ de se comunicar com espíritos?

Num conjunto de sustos mais ‘tranquilos’ mesclado com algumas situações que até fazem rir, principalmente por Micah ser um idiota e teimoso, fica mesmo para o fim os momentos mais aterrorizantes de “Atividade Paranormal“. E um fato curioso é que após o filme ter seus direitos adquiridos, o final foi mudado oportunamente é claro. O desfecho que foi para a versão atual dos cinemas (e não a exibida em festivais nos EUA tempos atrás) tem uma deixa para continuações.

Katie e Micah
Katie e Micah

Ainda que seja daqueles filmes com estilo amador, trata-se de um ótimo entretenimento, que convence bastante como uma obra digna do gênero. Mesmo com uma pequena dose de exageros nas divulgações e todo hype que girou em torno desta produção, “Atividade Paranormal” cumpre completamente seu objetivo, que é deixar o espectador tenso e aterrorizado. Eu particulamente fui dormir assustado e vi gente até chorando de medo ao meu lado.

90 comentários sobre “Atividade Paranormal (Paranormal Activity)

  1. O filme é bom mesmo!!! Prende bastante a atenção do espectador, pelo filme parecer ser um documentario e ter a proposta de que tudo aquilo era real, me lembro que quando assitia as cenas ficavo bem atento para ver se não via algo anormal nelas… Logo depois fiquei sabendo que era somente ficção… o que me deixou meio desapontado…heheheh Porem, o filme é realmente bom!!! recomendo a todos que não assitiram ainda, que vejam ele de preferencia a noite e sozinhos.
    Valeu!!! abçs a todos!!!!

    Curtir

  2. Talita, pois é, Helton precisa bastante de uma gramática e um dicionário também para poder escrever corretamente.

    Eduardo, já eu fico desapontado quando vejo pessoas comentando com convicção de que o filme é “verdade”.
    A graça dele é justamente isto, parecer real, mas não precisa de tanto discernimento ou pesquisa para descobrir que é apenas uma produção cinematográfica.

    []´s

    Curtir

  3. Eu nao entrei na onda desse filme! Filme puramente comercial, e ridiculo! Quem diz que tb pode fazer um filme de terror sem quase nada de dinheiro , pode sim, mas nao é o caso desse filme!

    Curtir

  4. Porraaah ‘–‘, Fiquei realmente assustado quando vi esse filme, além do mais vi com 5 amigos a noite e sozinhos em casa, aí ja sabe neah a casa é grande, acabamos de ver o filme todos os 6 Apavorados, e sempre tinha um que fazia a brincadeira de bater em alguma parte da casa e dizer que não foi ele, realmente em relação ao filme, eu gostei muito e espero o Segundo que ja anuciaram o Trailer, e tbm quero ver o Filme chamado REC, não sei se ja fizeram criticas dele aqui no site

    Abraços !

    Curtir

  5. Finalmente alguém que possui alcance real da proposta do filme até aqui só vi a crítica pretenciosa de amantes de RPGs, mangas, folclores e contos da crípta que curtem filmes de terror baseados em video-games ou folclore e lendas seja algo completamente oriundo da fantasia, imaginação e efeitos especiais com ou sem visceras tse, tse isso tudo não me assusta desde os 8 anos de idade é a fuga absoluta daquilo q pode tangenciar a realidade… pelo crítica ele demonstra que risca do convívio social qualquer amigo ou ente querido que esteja em tratamento psiquiatrico por sindrome do pânico,esquisofrenia ou bipolaridade e faça uso de medicação tarja-preta pra se tornar sociavel prefere ter medo do fruto da imaginação de terceiros e que seja fantasia com efeitos visuais o medo real ele nem de longe quer sentir largue de lado o seu tédio enfadonho e vá a um sanatório ver de perto o que vc tem que ter medo la estão encerrados química e ou em cárcere algumas pessoas que tiveram intimidade com o medo do qual vc não alcança por isso sua crítica é tão futil e superficial não tem conhecimento de causa… largue seu tabuleiro de RPG e vá la sentir a adrenalida de quem não sabe mais a diferença do real e do além e veja como a sociedade lida com o que vc escarnece não conhece e não compreende castra quimicamente ou do convívio social esse é o medo que vc desconhece e mantem afastado por isso não alcança a proposta do filme que é uma obra de ficção sem dúvida (3 finais alternativos) mas faz vc refletir sobre as portas que abre… afinal pode estar morando ao seu lado… na pessoa com quem vc convive ou ira conviver afinal dependência química (drogas) vícios e insanidade são portas que te jogam na mão do desconhecido e quando vc se da conta esta dentro de um pesadelo… aceite o desafio o medo real é mais apavorante do que o fruto da imaginação de terceiros faça um laboratório pessoal antes de querer formar a opinião dos outros com críticas superficiais de “contos da crípta” afinal quantos orçamentos $ 15.000,00 no cinema mundial conseguem atravessar continentes e obter notoriedade vc pode relacionar? nos últimos 50 anos? é sinal que as pessoas tem sede de preencher esse vazio sem resposta esse é o segredo da popularidade e não tão somente a histeria mídiática um filme de meias verdades… e muito intrigante… meche com suas crenças, verdades, medos e ceticismo…
    joga na sua cara as pessoas que vc ignora mas estão aí… em tratamento ou não …
    esperimente desafie, escarneça e tripudie do que vc não compreende e filme o seu quarto durante 6 meses … enquanto vc dorme e poste aqui… se possivel observe o seu dia-a-dia… essa é a proposta.

    Curtir

  6. Eu amei o filme, mesmo que tenha aquelas partes que Katie começa a gritar(hoho) q torna um pouco engraçado, porém infelizmente quando eu fui locar não me liguei que na parte de cima da capa tinha dizendo que havia outro final e só assisti eu acho que o original que Katie grita por Micah e depois ela sobe toda suja de sangue… qual é a outra?(ñ precisa ser especifico)

    Curtir

  7. Sinceramente, fiquei num meio termo. Quer dizer, não consigo dizer que foi o melhor filme que eu vi, porque não foi. Mas, acho que por resultado do nivel de realismo (e não adianta dizer que não parece verdade, porque parece) e da tensão da narrativa, também não consegui achá-lo ruim. Conforme o filme avança, quem “mergulha na história”, se vê envolvido com o filme, e acaba se perguntando “E se fosse verdade?” ou “E se fosse comigo?”. Pelo menos comigo foi assim. Não são somente os gritos ou os sustos, é o pavor que existe ali. Que se dane se as pegadas de talco são estranhas ou se Micah é um idiota, no fim, acaba sendo assustador de uma forma ou de outra, a ponto de em um momento você estar rindo e em outro estar gritando. E, para vocês que não sentiram medo, sugiro que assistam a esse filme lá pelas quatro e meia da madrugada, sozinhos em casa, com todas as luzes apagadas. Aí sim eu quero ver. Hehehe 😉

    Curtir

  8. Morri de rir do inicio ao fim. Engraçado, até nas cenas em que ela grita e é arrastada pelo corredor achei graça. Pra mim o filme é fraco, se eu tivesse ido assistir no cinema ia reclamar muito o valor do ingresso. ^^

    Curtir

  9. É o filme é muito bom, mais. sem ofença ,o final é
    inesplicado não tinha porque micah morre pois ele fez
    de tudo pra tirar a coisa de perto de sua namorada.,

    Curtir

  10. A forma como ele foi feito e pelo baixo investimento 11 mil que depois gerou milhões em bilheterias é bom mas dá mais suspense quando está no cinema vendo em casa sozinho não dá tanto sustos eu vi o 2 no cinema o clima da sala que eu estava eram de pessoas se assustando com qualquer barulho.Espero que façam um 3 tirando o de tokyo que é zuado.

    Curtir

  11. pow cara me assustei muito vendo esse filme, n consigo nem ir no banheiro de noite,muito menos ir nos fundos de casa kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, mas ainda bem que n é real.

    Curtir

  12. Os acontecimentos são real ou nao, o q importa é q o mostrado é falso, tudo que aparece eles receberam 500 dólares para ser gravado. Talvez as filmagens verdadeiras podem ser ocultas

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s