Avatar

Avatar (Avatar, 2009 – 162 min)

Direção: James Cameron
Roteiro: James Cameron
Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Stephen Lang, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Giovanni Ribisi
Gênero: Ficção Científica, Ação, Aventura.

 

Sinopse: No futuro, Jaze é o ex-fuzileiro naval paraplégico enviado a um planeta chamado Pandora. Lá, além da riqueza em biodiversidade, existe também a raça humanóide Na’vi, com sua própria língua e cultura. O que evidentemente entra em choque com os humanos da Terra.

 

Falar de um filme que estava sendo produzido e criado a quase uma década, que custou mais de 400 milhões de dólares e que trazia consigo uma carga altíssima de expectativas nunca será uma tarefa fácil. James Cameron é mesmo um cineasta visionário, ele passou tempos pesquisando, produzindo e criando tecnologia para conseguir fazer seu projeto da forma como ele sonhava. E o que posso tentar dizer depois de tanta coisa que já foi comentada é que sim, valeu todo o hype e expectativa, Avatar é simplesmente uma obra espetacular e emocionante.

 

Jake e seu avatar

 

O mundo imaginário que James Cameron criou é assustadoramente tão vivo e bem feito que parece real. Pandora tem uma rica fauna com uma floresta ‘luminosa’ e que parece viva em uma biodiversidade tão incrível e bem detalhada que impressiona. Os animais e também a raça humanóide que habita o planeta, os Na´vi são tão bem feitos em termos de cultura e organização social que fica difícil acreditar que tudo aquilo realmente não existe.

Outro grande ponto de destaque que pode-se presenciar em Avatar na parte técnica são as cenas onde vemos a interação de atores reais com os azulões Na´vi e todo o cenário em volta. É incrível ver como tudo parece realmente estar acontecendo e todos parecem mesmo estar juntos ali, mesmo sabendo que os azulões foram criados e os atores ‘humanos’ estão encenando com uma tela de fundo verde atrás. Claro, é um projeto que foi feito para ser visto em 3D e é somente assim que você deve assistí-lo, caso contrário esqueça.

 

Zoe Saldanae Sam Worthington modo azulões
Zoe Saldana e Sam Wortinghton modo azulões

 

A trama conta a história de Jake Sully (Sam Worthington, O Exterminador do Futuro – A Salvação) um fuzileiro paraplérgico que chega a Pandora substituindo seu irmão morto numa missão que visa obter um minério muito valioso, para isso tendo que bater de frente com os habitantes locais conhecidos como Na´vi. E alguns humanos, como Jake, utilizam-se de avatares, que são seres Na´vi criado geneticamente em laboratório, que conseguem receber, através de uma câmara a consciência de um ‘controlador’ humano.

E como Cameron não deixou nenhum ponto passível de queixas na parte técnica e visual, tem gente que conseguiu se apegar no roteiro para encontrar o ponto fraco do filme. Cameron, em meu modo de pensar, optou por uma saída inteligente ao utilizar uma história já conhecida e segura. Só que ele soube construir os personagens e criar cenas de ação tão fantásticas que, sinceramente, não vi nenhum mal em se ter uma trama manjada, para mim pelo menos funcionou.

 

Stephen Lang com Sam Worthington

 

No elenco podemos destacar os trabalhos de Sam Worthington, interpretando de forma muito convincente o protagonista Jake Sully, a atuação emocionante de Sigourney Weaver, que volta a trabalhar com Cameron após “Alien” e também ao trabalho de construção de um vilão muito bem feito por Stephen Lang. Zoe Saldana (Star Trek) se não aparece em carne osso, empresta seus movimentos e feições a uma Na´vi, num processo que para ela deve ter sido muito gratificante.

E se Avatar não se tornar algo revolucionário, com certeza pelo menos será um grande marco na história do cinema. Tem lá sua história manjada, tem lá seu apelo ecológico estampado por detrás da trama, mais ainda assim trata-se de um filme grandioso em todos os sentidos, e que recomendo a todos irem assistir, em 3D logicamente. É algo que realmente acredito que todos merecem presenciar e sentir.

 

54 comentários sobre “Avatar

  1. Pingback: Marcio via Rec6
  2. Concordo. O roteiro simples também não me prejudicou. E acho que “tem lá seu apelo ecológico” é até uma boa justificativa pra não dizer que o filme é inútil quanto a história. É uma história bonita sim. A guerra entre o ultra moderno ganancioso e uma sociedade que para os humanos é ridícula (que envolve uma crença que realmente existe. Achei isso interessante mesmo não sendo uma pessoa propriamente religiosa). Tudo isso é muito romântico e parece que as pessoas não gostam :P.

    Curtir

  3. Calma Ramon, só porque eu falei que você deu 5 estrelas prum filme com um incrível roteiro e história onde só vemos um casal indo dormir toda hora? Pegue ar não.

    Guarde sua emoção para quando eu lançar o Top 10 melhores do ano, aí sim você vai surtar 😀

    Curtir

  4. Cameron de um toque de simbolismo em muitas falas e cenas no fime.
    “O Povo do Céu” que tras a destruição deles. Incrivel isso 9como ele conseguiu esconder tal simbolismo em um filme desses.
    Tem tudo qie um filme deve ter. Tirando o roteiro que não muito forte (mais isso tem uma grande explicação, a tecnologia é cara demais, só 15 min do filme custou mais de 8 milhões de dolares. Bom basicamante pra história não ficar como cara de documentario, presisaria ser muito longo, o que eu prefiria que fosse, ficariana sala de cinema assistindo Avatar por horas e horas. mais felismsnte se Avatar for bem na bilheteria, vai ter Avatar 2, e segundo Jim vai explorar amis Pandora e seus viventes.), bom o filme é perfeito esteticamente, visualmente e sentimentalmente.

    Curtir

  5. Como o Otto escreveu mais acima, um filme é mais do que efeitos especiais sim. No entanto, se houve falha no roteiro ou não… seria um “pequeno detalhe” diante da grandiosidade desta experiência. Quando percebi o marketing pesadaço que ele ganhou me assustei e não nego. “Será outra grande decepção?” … Os personagens tem carisma, a fauna e flora são fantásticas (especialmente se vc assistir em 3D) e a eterna guerra por causa de interesses não é tema recorrente, trata-se na verdade da nossa essência (Infelizmente!). Ninguém esperaria tanto tempo para não dar o máximo que a tecnologia poderia oferecer pra dar uma baita bola fora, o que foi uma decisão inteligente do Cameron levar tudo isso em consideração, é arte pela arte. Claro que não acho que devemos engolir tudo o que uma mega produção oferece, mas se compararmos com tudo que tem saído ultimamente… os 5 Controles são dignos. Com ou sem continuação. =}

    Curtir

  6. É isso aí Grey, Otto tem toda a razão um filme não são apenas efeitos especiais, mas o que você disse é o que penso.

    Para mim cinema é emoção também, e sai realmente emocionado da sala e é o que vale, mas do que quesitos tecnicos categorizados onde se somam notas até chegar a um veredicto final.

    E quando se dá 5 controles aqui no Porra, Man! trata-se de uma nota que varia de 9 a 10. E Avatar estaria com uma nota 9 ou 9,5 em meu conceito.

    Grande abraço

    Curtir

  7. Na boa, classificar Atividade Paranormal com uma nota melhor q Avatar é muita falta de noção. Ta certo q para muitos o filme não correspondeu a expectativa (não é o meu caso), mas tudo na vida tem limite.

    Curtir

  8. Porra man, diga que a história de Avatar é legal e a idéia do filme é muito boa, agora incrível mesmo só o visual e os efeitos especiais. Eu até entendo a galera gostar do filme e achar bala apesar desse “defeito”, só não me diga que o roteiro é maravilhoso.

    Quem começou pegando ar foi você e acho que você sim vai pegar muito mais ar na minha lista que pode ter Atividade Paranormal e não ter Avatar. Cinema é uma boa idéia e uma boa história. As vezes algo simples como “um casal indo dormir toda hora” consegue ser melhor do que um mega mundo alienígena.

    Mas enfim… isso é tema pra “conversa de bar” e não ficar aqui “discutindo” em comentário de blog.

    Curtir

  9. Avatar é otimo,

    A ideia de fazer ‘Clones’ dos Habitantes Naturais de Pandora e botar Humanos la foi Otima,

    Tambem como o Jake aprende sobre eles e se apaixona e tals,

    Achei otimo o filme e o Roteiro.

    Curtir

  10. Galera que rivalidade hein!
    rsrsrsrs
    Avatar merece 5 estrelas e Ativade paranormal tb merece apesar de não fazer parte do meu gênero

    acompanho sempre os 2 blogs tanto o do Ramon e esse tambem,
    mas ultimamente tenho visitado esse, pois a opinião do marcio é muito parecida com a minha em muitos quesitos.

    Curtir

  11. Porraman vc sempre sempre me ajuda na hora mais dificil valeu abraços.

    Ps: Se vocÊ puder ajeitar sua critica sobre Indiana Jones o reino da caveira de cristal blz?Pq sempre quando entro lá a pagina da erro

    Curtir

    1. Tiago, eu e Ramon somos broders a mais de 10 anos, essa rivalidade é mais pertubação do que qualquer outra coisa, esquente não hehehe.

      E valeu pela informação sobre a critica de indiana jones, vou ajeitar agora. Grande abraço!

      Curtir

  12. É o seguinte: Avatar é o filme do ano, se você considerar apenas a parte técnica, que como Márcio disse, faz qualquer pessoa acreditar que Pandora existe e os Na´vi também. Mas como o filme é um conjunto, a história manjada ficou em segundo plano pra muita gente, que esqueceu desse detalhe ao classificá-lo como o melhor do ano.

    Enfim, gostei de assistir Avatar em 3D, mas ele não entra no meu top 5 de 2009. Talvez, quem sabe, no top 10 😀

    Curtir

  13. Porra man! Gostei muito do filme Avatar. Já todos os efeitos e a emoção visual que passou, fiquei extremamente apaixonado, gostei muito do que vi. No entanto devo confessar que o que mais gostei foi da natureza de Pandora, e do apelo ecológico que pareceu ter. Achei tudo muito lindo como jamais vi num filme antes.

    Curtir

  14. Também acredito que classificar esse filme como fraco por conta do roteiro é um erro. Até pq, não é de todo ruim, mesmo sendo manjado.
    Além do visual [vejam em 3D, definitvamente], algo que me chamou a atenção foi a interpretação dos atores, principamente a de Sam Worthington, que está incível e realmente me supreendeu. A apatia de Jake em seu corpo real contrastando com a intensidade que ele passa quando está no corpo do Avatar, simplemente emociona. Fora os pequenos detalhes como quando ele começa a sentir seu pés, e mexe os dedos assimque acorda pela primeira vez em seu avatar. Uma das cenas mais bonitas é quando ele corre, sente a terra entre seus dedos e respira fundo, é como se ele estivesse começando a viver novamente.
    Zoe Saldana com sua também intensa Neytiri.
    Saí do cinema muito feliz e satisfeita e extremanete empolgada a ponto de quase falar para as pessoas que estavam na fila para comprar ingresso para assistirem Avatar
    😀

    Curtir

  15. realmente,achei um filme muito bom,pelo recurso grafico.assistie gostei em 3D,foi um filmaço.assim como adorei star wars e as cronicas de narnia,sempre torcia por continuação(apesar que nas cronicas de narnia era dificil ter continuação pelo fato que no final do primeiro,o velho fala para lucia que que ñ tinha mais jeito de voltar para lá.)mas gostei do filme pois me empolguei muito.e um dia depois vi na internet se tinha anunciado a continuação,fiquei muito feliz que sim.mas,como seria?me fiz essa pergunta varias vezes e penso que poderia ser em outro planeta ou a vingança dos humanos.
    thau,thau.gostei muito do blog

    Curtir

  16. Lucio, os comentários até agora sobre uma sequência de Avatar é que sim, vai acontecer e James Cameron pensa mesmo em levar para outro planeta, na verdade outra lua, já que Pandora é uma Lua de um planeta gigante, é mais ou menos como Júpiter.

    E fico feliz que tenha gostado do blog!

    Grande abraço

    Curtir

  17. Guerra ao Terror, com certeza foi bem melhor que avatar.. sem dúvidas ( comentário apenas por ter ganhado mais oscar que avatar e por sido melhor)
    Além do mais o James Cameron, roubou o nome do desenho do Aang, aquele do último mestre do Ar, que passava na nick, uma sacanagem xD..
    O que me impressionou mesmo foram os efeitos especiais, a história em sí, eu achei bem mamão com mel, fraquinha e cliche… mas o apelo ambiental é bacana também. (:

    Curtir

    1. Acho que talvez você tenha razão quanto ao plural, mas vou deixar aí hehehe, valeu de qualquer forma.

      Tem coisas legais no “Ultimo Mestre do Ar”, como este apelo ambiental que você comentou, só que no geral, achei ele fraco.

      Curtir

  18. já saiu avatar versão extendida pra download e eu não poderia deixar de baixar né…..e saiu já av ersão dual Audio com 1,40GB, o filme tem 2:58:09 de duração..faltando 2 minutos pra 3:00……..realmente um grande filme não apenas na duração!!!

    Curtir

  19. de fato,um filme lindo visualmente e com ótimas cenas de ação,não tem um roteiro tão bem elaborado e pra pensar,mas que se encaixa perfeitamente com a proposta do filme,que por sinal tem uma ótima trilha sonora e uma fotografia digna de oscar, (pessoalmente eu preferia ele á guerra ao terror) nota 9.75

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s