Lunar (Moon)

Lunar (Moon, 2009/2010 DVD – 97 min)

Direção: Duncan Jones
Roteiro: Duncan Jones, Nathan Parker
Elenco: Sam Rockwell, Matt Berry, Robin Chalk,Kevin Spacey.
Gênero: Ficção Científica, Suspense.

Sinopse: Astronauta tem experiência transcedental ao fim de um período de três anos de pesquisas na Lua, quando descobriu maneiras de resolver o problema de energia da Terra.

É incrível o descaso que alguns filmes recebem de nossas distribuidoras, enquanto nossas salas são bombardeadas com filmes de gosto duvidoso, excelentes obras como “Lunar (Moon)” vão parar direto em nossas prateleiras das locadoras. Desde o ano passado, quando foi lançado lá fora e chegou a figurar em minha lista dos mais esperados de 2009, que o trabalho do diretor/roteirista Duncan Jones (que é filho do grande David Bowie) vem ganhando a crítica e sendo bastante elogiado. Simplesmente não dá para entender como é possível se ignorar uma excelente obra da ficção científica com esta.

Na trama conhecemos o astronauta Sam Bell (Sam Rockwell) que trabalha em uma estação lunar e está perto de voltar para casa, já que seu contrato de 3 anos está chegando ao fim. A sua única companhia é GERTY, um robô com inteligência artificial bem avançada e tendo a voz de Kevin Spacey. Seus problemas se iniciam quando ele sofre um acidente e entre algumas visões estranhas descobre uma verdade assustadora.

 

O ator Sam Rockwell, que tinha feito “O Guia do Mochileiro das Galaxias” dá um show de exibição e é uma das principais razões de sucesso de “Lunar“. Apresentar a comunicação e interação entre seu personagem e a Inteligência Articial GERTY expressando suas “emoções” através de emoticons é outro ponto bem interessante deste filme.

 

Para quem não é muito chegado em ficções científicas pode achar o filme um pouco chato, já que em quase sua totalidade temos o ator Sam Rockwell à frente, sem cenas de ação, sem efeitos especiais mirabolantes ou explosões tresloucadas, o que ultimamente tem sido ‘regra’ em produções do gênero.

O destino de “Lunar (Moon)” jamais poderia ter sido o seu lançamento por aqui direto em DVD. Trata-se mesmo de um filme muito interessante e imperdível para os amantes do gênero. A conjunção de uma bela história com um excelente trabalho de atuação só podia mesmo resultar em um projeto brilhante e que, caso não me surpreenda bastante este ano, deverá figurar na minha lista dos melhores.

Ps: Dmtry, super parceiro do Pipoca de Bits, trouxe à tona outro descaso, o da Sony Pictures que resolveu não apoiar Sam Rockwell em uma campanha para indicá-lo ao Oscar. Existe um abaixo assinado que será enviado aos membros da academia pedindo a sua indicação. Assine no link abaixo:

26 comentários sobre “Lunar (Moon)

  1. Definitivamente Lunar foi um dos melhores filmes que assisti ano passado. Infelizmente o descaso com a produção não fica somente na distribuidora brasileira. A Sony Pictures Classics decidiu não apoiar Sam Rockwell numa campanha pela indicação ao Oscar de melhor ator, uma tremenda injustiça. O cara leva o filme nas costas literalmente.

    Existe um abaixo assinado que será enviado aos membros da academia pedindo a indicação de Rockwell mesmo sem o apoio do estúdio. O link para votar é:
    http://www.thepetitionsite.com/1/samrockwelloscar

    Curtir

  2. Porra, man. eu acompanhei as notícias desse filme e depois me esqueci completamente!! Vou conferir logo logo. Ótima lembrança! Duncan Jones é cara heheh É filho de um gênio, então genziozinho é

    Curtir

  3. cara, já tinha ouvido falar deste filme, mais nem tinha dado bola, mais depois do que vc falou sobre ele, me deu uma vontade louca de vê-lo !!!!

    # vou correr pra locadora !

    ps : e uma pena esse descaso que a sony fez..

    Curtir

  4. Filme excelente. É realmente triste ver filmes com qualidade passarem assim despercebidos. Confesso que se não fosse o Porra,man! eu nunca teria assistido. Assim como outras pérolas que eu vi aqui, como Let the Right One In.

    Obrigados pelas dicas amigo. Eu nem mais perco meu tempo procurando por bons filmes, é só passar aqui que já vejo algo interessante. Abraços!

    Curtir

  5. Jader meu caro, fico muito feliz quando vejo declarações como a sua.

    Que bom que você gostou das minhas indicações, fico realmente muito contente. E é justamento por isso que escrevo e mantenho esse blog.

    Grande abraço meu caro

    Curtir

  6. Assisti esse filme tem mais ou menos uns 3 meses, achei muito bom, ainda mais por abordar um tema tao batido nos cinemas ultimamente, de uma maneira totalmente surpreendente…

    Gostei demais!!!

    Curtir

  7. realmente um filme fantástico…. adorei msmo…
    mas fazer o q?? o povão curte mais Crepusculo e besteirinhas pra pré adolescente do que filmes com conteudo, inteligentes…

    Curtir

  8. A explicação dos responsáveis pela distribuição de filmes aqui no Brasil são sempre as mais ridículas. E é bem isso ai que você disse Juliana.

    Grande parte da culpa é do público que nunca deixa de ver “comédias românticas” sempre iguais por exemplo, e preferem isso a ver um filme tão fantástico como este.

    É triste e lamentável.

    []´s

    Curtir

  9. Gosto muito de ficção científica e achei esse filme porreta de mais.
    Não ligo muito para o fato de não ser distribuído no Brasil, isso não muda nada..que diferença faz? O importante é que eu assisti e gostei.
    Achei ele meio estilo “sunshine, um alerta solar”, mas sem aquele final chato.
    Achei incrível eles pegarem uma história tão simples e que tinha tudo para dar em algo chato e fazer um ótimo filme.

    Curtir

  10. Sacanagem né?! Acabou que o filme veio direto para DVD, bem que vc estava com duvidas em botar na sua lista…rsrsrs

    Nas locadoras q conheço aki no rio, nenhuma tem o filme, só encontrei para alugar em DVD area 1.

    Curtir

  11. Com certeza, acho que esse filme não recebeu a devida atenção do público em geral. Em tempos de super-exploração do empregado pelas grandes corporações e dos avanços da engenharia genética, é uma história triste que pode vir a se tornar uma realidade num futuro próximo (se é que já não está acontecendo!).

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s