Invictus

Invictus (2009/2010 – 133 min)

Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Anthony Peckham, John Carlin (livro)
Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge, Patrick Mofokeng, Matt Stern, Patrick Lyster, Penny Downie, Shakes Myeko
Gênero: Drama.

Sinopse: Invictus nos traz a inspiradora história de como Nelson Mandela uniu forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, Francois Pienaar, para ajudar a unir a nação.

 

Filmes baseados em fatos reais são sempre interessantes de se assistir, afinal, de alguma forma aquilo (ou geralmente parte daquilo) já aconteceu e pode servir como exemplo. E Clint Eastwood sabe como ninguém que o cinema pode fazer mais do que simplesmente entreter, às vezes, ele pode nos deixar importantes aprendizados. E “Invictus” é isso, um ótimo trabalho baseado em uma história e ensinamentos muito inspiradores.

A trama é baseada em fatos reais e acompanha o recém eleito presidente da África do Sul Nelson Mandela. Percebendo que seu país continua dividido econômica e racialmente mesmo após o fim do apartheid, ele vê  uma grande oportunidade de começar a mudar as coisas ao apoiar o desacreditado time de Rugby do país na copa do mundo, esporte o qual é tido como “coisa de brancos“. As batalhas de convencimento tanto do lado dos negros quanto dos brancos começam aí, e é justamente onde todos vêem um grande problema que ele retruca ser a solução.

Se Morgan Freeman (Xeque-Mate, O Procurado) está idêntico a Mandela (tanto visualmente quanto em seus trejeitos e sotaque), Matt Damon (Trilogia Bourne, 13 Homens e um novo Segredo) esbanja carisma (e músculos) como o capitão do time de Rugby. E o destaque não é somente para a dupla de protagonistas, mas também para o restante do elenco de apoio onde todos estão muito convincentes em seus papéis.

Numa história que por si só já é muito bonita e com os atores atuando muito bem, fica difícil elencar os erros ou algo de ruim em “Invictus“, que é mesmo uma ótima pedida para quem quer ir aos cinemas, entretanto, não dá ainda para comparar com as melhores obras do velho Clint, até mesmo o seu filme anterior (Gran Torino) é mais bem trabalhado e interessante.

Para quem gosta de filmes com lindíssimas histórias que trazem importantes lições de vida, “Invictus” é realmente um ótimo trabalho. Trata-se mesmo de uma verdadeira aula sobre perdão e inspiração, que Nelson Mandela deixou de exemplo a todos. Ainda que pareça um pouco piegas o que escrevi aqui, acredite, cinema é mais do que simplesmente quesitos técnicos ou jogos de câmera, é emoção, e Clint Eastwood é mestre na arte de emocionar.

 

11 comentários sobre “Invictus

  1. Sinceramente, o Clint Eastwood está na sua melhor fase!

    Gostei deste, apesar de A Troca e Gran Torino serem superiores…

    Ei, mudou o visual todo aqui? Que houve?
    O layout anterior tinha muito mais a ver com a proposta do blog, era bem bonito e personalizado. O logotipo também era bem interessante. Por que mudou tudo?

    Abraço

    Curtir

  2. Cristiano, eu não gostei muito de “A Troca” não, dos filmes dele aliás foi um dos que menos gostei.

    Quanto ao layout sempre estou atualizando e este ainda não está a 100%, vou trocar algumas coisas ainda aqui.

    O antigo, apesar visualmente ser simples, estava cheio de ‘bugs’ e difícil de controlar alguns plugins que sequer funcionavam.

    []´s

    Curtir

  3. O Filme e muito bom e melhor ainda para quem joga rugby, que e o meu caso.

    Se quiser apreciar o filme em seu máximo o ideal seria ler o livro que deu origem a ele. Se vcs acharam a historia f0d4 no filme, qnd lerem o livro vao se emocionar, tenho certeza!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s