Zumbilândia (Zombieland)

Zumbilândia (Zombieland, 2009: Terror, Comédia, Ação – 88 min)

Dirigido por Ruben Fleischer, com roteiro de Rhett Reese e Paul Wernick. Estrelando: Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Emma Stone, Abigail Breslin e Bill Murray.

George Romero se consagrou como o mestre dos filmes de zumbi, que se tornou até um gênero de filme. Suas obras sempre foram reconhecidas por terem um cunho social por detrás de toda a mística em torno dos mortos-vivos. “Zumbilândia (Zombieland)“, ao contrário disto, é a mais pura diversão do início ao fim.

E o diretor Ruben Fleischer disse que a idéia para fazer Zombieland surgiu mesmo quando ele assistiu “Todo Mundo Quase Morto”, que possui altas doses de humor negro. Não tenho nem como explicar a minha fascinação por filmes de Zumbi, sejam eles do mestre Romero ou adaptações de filmes seus como ótimo “Madrugada dos Mortos” de Zack Snyder, ou ainda projetos como este, eu sempre assisto porque adoro.

E Zumbilândia já mostra para o que veio logo nos créditos iniciais, onde, através de uma narrativa do personagem Columbus, ele descreve alguma de suas regras para sobrevivência no mundo agora tomado por estes mortos-vivos (que são acelerados bem ao estilo dos vistos em “Extermínio”). A diversão já começa a partir daí e em alguns momentos parece até um jogo de videogame as cenas.

Na trama seguimos a história de Columbus (Jesse Eisenberg, Adventureland), um sujeito um tanto quanto nerd e que tinha uma vida que podemos taxar como insignificante antes do planeta se tornar a ‘Zumbilândia’. Certo dia ele encontra um sujeito ‘durão’ chamado Tallahassee (Woody Harrelson, 2012, Onde os Fracos não tem Vez) e vai com ele de carona num verdadeiro ‘road-movie’, vivendo com suas regras e observando Tallahassee se divertir matando zumbis de tudo quanto é jeito e até elegendo a morte da semana.

Numa parada eles encontram duas espertas (até demais) garotas: Wichita (Emma Stone, Superbad – É Hoje) e Little Rock (Abigail Breslin, Pequena Miss Sunshine), que estão até melhor habituadas que eles a viver neste mundo hostil.

Todo o elenco faz um trabalho sensacional e esbanja carisma mas, dos protagonistas, o destaque fica mesmo para Woody Harrelson que está hilário. O jovem Jesse Eisenberg continua demonstrando que tem um futuro bastante promissor, mesmo sendo comparado por muita gente com o Michael Cera. As meninas também contribuem e muito para fazer de Zombieland um filme divertidíssimo e interessante. Agora, a participação de Bill Murray (com direito até a cena extra após os créditos) é impagável e vale o filme.

Longe de querer ser uma obra prima do cinema, o que os diretores, roteiristas e atores quiseram deixar como principal marca em Zumbilândia é mesmo a diversão sem limites. Com cenas geniais, politicamente incorretas e algumas memoráveis, um lugar na minha lista de melhores que vi este ano já está devidamente ocupado, e com méritos.



PS
: Mais assustador do que viver em Zumbilândia é morar numa província como Salvador (3º maior cidade em população no Brasil). O filme, que tinha cartazes espalhados até num cinema por aqui, no dia da estréia “lá no Brasil” (Royalties para Ramon Prates) simplesmente não apareceu na programação, até mesmo o dito cartaz sumiu. Esperei meses até a estréia nacional, pois queria pagar para ver no cinema, e mais uma vez me vi decepcionado com a distribuição dos filmes por aqui. Mas enquanto houver torrents, existe esperança.

20 comentários sobre “Zumbilândia (Zombieland)

  1. Bem vindo ao mundo dos chatos que ficam reclamando dessas coisas de filmes que não estream, somente cópias dubladas e coisas do tipo.
    ehehehehehehehe
    É, enquanto não tenho tempo pra assistir fico na esperança de ver no cinema, mas isso não deve durar muito tempo.

    Curtir

  2. Ótimo filme, ri muito! Os créditos iniciais “#rules” já mostra pra que o filme veio! Também esperei ele aparecer aqui no cinema, mas foi em vão, então baixei. =D
    O Talahassee é um personagem muito hilário, a obsessão dele por bolinhos é insana!

    Curtir

  3. É… o Brasil precisa aprender que se quer combater a pirataria, tem que incentivar as pessoas a irem ao cinema.
    Anyway… Zumbilândia é dos melhores filmes de zumbis que eu já vi (ao lado de Shaun of the Dead que também é fantástico). As cenas de “top morte” dos zumbis é impagável! =D

    Curtir

  4. Porra man!! tu dá nota máxima por um filme pastelão como Zumbilandia, pode ser engraçado porém absorve e propõe muito pouco do realmente o cinema é, e o filme de Selton que por mais chato que seja, é um enorme passo para o cinema nacional……….e para o próprio Selton, que além de um ótimo ator, agora demonstra jeito como diretor…..faltando amadurecimento que com o tempo será ganho…..
    Eu acesso sempre o site para pesquisar e ver criticas de filmes, porém já que as analises são pessoais e não de conteudo cinematografico, demonstro aqui minha insatisfação…….
    Acho que você deveria rever os conceitos do que é diversão, opinião pessoal e cinema de fato………
    mas, porra man……..continuo gostando do site……é apenas uma critica construtiva…..

    Curtir

  5. Selton, respondi já este comentário seu no post do filme Feliz Natal, e o que tenho ainda a dizer é que, se fosse ter que rever meus conceitos a cada um que discordasse do que escrevo aqui, teria que alterar todas as minhas críticas de filmes.

    Aceito as críticas, mas não concordo que deva separar o que senti vendo os filmes, que é justamente a proposta do blog, do que cinematograficamente cada obra representa, afinal até as críticas mais especializadas são pessoais, porque as minhas, que são denominadamente amadoras como descrito no “sobre o blog” não teriam que ser?

    Grande abraço !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s