Como funciona o Cinema 3D?

Num momento onde todo mundo quer faturar com filmes em 3D, onde cada dia mais filmes nesse formato são anunciados, e principalmente após a revolução tecnológica que Avatar proporcionou a todos, muitas pessoas ficam se perguntando: E como é que tudo isso funciona? Como fazer uma obra para os cinemas em 3D?

Fiz um apanhado em diversos sites e vou tentar explicar de uma forma que todo mundo entenda, portanto, se você sempre foi curioso neste assunto, é só ler abaixo:

Como e quando tudo surgiu?

Para quem acha que a tecnologia é algo recente saiba que ela foi criada ainda no século XIX e teve um grande “boom” no cinema no ano de 1950. Claro que hoje em dia tudo está mais incrível e impressionante do que nos tempos de outrora.

O meu primeiro contato com o 3D foi quando eu era criança ainda, não lembro bem o ano mas deve ter sido no iniciozinho da década de 90, quando um circo (literalmente falando) foi montado no estacionamento do Shopping Iguatemi aqui em Salvador, e a gente pegava aqueles óculos lindos de papelão com uma lente azul e outra vermelha (combinação de cores horrível), para ver imagens aleatórias. Não era bem um filme, mas um vídeo com cenas para ficar jogando coisas em nossa direção, tinha de madeira para fechar portões antigos até enxame de abelhas.

 

cine 3d
Os lindos óculos de papelão

 

Qual é o truque para vermos tudo em 3D?

Saibam meus caros que tudo não passa mesmo de uma ilusão em sua mente, afinal qualquer representação gráfica (as imagens de um filme por exemplo) é essencialmente um objeto em duas dimensões (2D). O processo de criação de imagens em 3D nas telas nos faz ver a terceira dimensão, ou como gostam de falar a “profundidade” da coisa (lá ele).

Na verdade o que ocorre para tal feito é um processo semelhante ao que ocorre em nossa visão. São usadas duas câmeras para a filmagem, grudadas uma na outra. O próximo passo é utilizar também dois projetores para jogar a imagem na telona. O terceiro e último passo quem é o responsável são os óculos (os da nova geração são aqueles ‘escuros’), que possui filtros que impedem o olho esquerdo de ver algumas imagens e da mesma maneira o direito de ver outras. A fusão das duas ilusões criadas por estes óculos nos faz ver tudo com a tal profundidade.

As atualizações foram acontecendo meio que na ‘surdina’ e o cinema 3D ficou um pouco “apagado”, tirando raros filmes que ocorriam na década de 90 até a pouco tempo, quase não se ouvia mais falar na tecnologia. Agora ela vem com força total e parece ser um novo impulso cinematográfico e, aliado às salas IMAX com suas telas gigantescas, promete tirar o espectador de casa, fazê-lo parar de baixar filme e conferir a imersão em sua totalidade pagando ingresso. Ponto para indústria dos cinemas.

 

ads_cinema3d
Imagem do JovemNerd

 

Quem tem problema de visão como faz?

Para quem usa óculos com graus consideráveis é preciso usar o seu óculos de grau por baixo dos óculos 3D, que já são feitos em um formato grande o suficiente para acomodar outro óculos de grau por baixo. Se você não fizer isto não conseguirá visualizar as imagens em profundidade.

Para quem tem problemas mais sérios como por exemplo praticamente não enxergar com um dos olhos, daí fica complicado realmente, tudo isso devido ao jogo de ilusão de ótica que os filtros das lentes 3D fazem com cada olho em separado.

E existe ainda as pessoas que tem visão sensível demais, como foi o caso do homem que morreu após assistir Avatar. Para algumas pessoas o visual exige um pouco demais do cérebro e pode trazer problemas desde simples náuseas até a morte como foi o caso da pessoa que citei.

Óculos reutilizáveis, isso pode me afetar em que?

Para quem não sabe, ao receber os óculos bonitinhos no plástico você está recebendo um objeto que já foi utilizado, limpo e entregue novamente. Tem pessoas que já reclamaram de recebê-los sujos (um conhecido próximo me falou isso). O que você deve fazer neste caso é reclamar e solicitar um novo óculos, afinal um óculos sujo pode não só atrapalhar a visualização do filme como também lhe deixar alguma doença de bônus.

As redes informam que os óculos são sempre higienizados, mas não custa nada você sempre conferir e ao invés de simplesmente limpar na camisa e mandar bala solicitar a substituição, você paga caro por isso também.

 

500x_3d_glasses-22
Imagem do Gizmodo Brasil

 

3D em nossa casa

Como não poderia deixar de ser a tecnologia já está chegando em nossas casas, nossas eu digo no modo figurativo, uma vez que até eu conseguir colocar uma Tv com essa tecnologia em casa deve demorar um bom tempo.

A Sony já anunciou que vai fazer com a que a tecnologia de filmes em 3d seja possível através do PS3, para tal, bastará que o proprietário do console faça uma atualização no videogame. Não só a Sony, mas também a Samsung e Panasonic estão criando e lançando Tvs com esta tecnologia.

Qual o próximo passo?

O próximo passo da tecnologia é mesmo chegar em nossas casas através das Tvs de última geração como visto no tópico anterior. Outra vertente é a melhora nos efeitos visuais e nas técnicas para se criar filmes em 3d, tudo isso devido à revolução que Avatar trouxe para o cinema.

E é partir de James Cameron e Pandora, que muitos filmes estão tendo um forte apelo a serem filmados em 3D. Tem alguns que usam a técnica “armengue” também, depois de filmados normalmente, utiliza-se um processo de edição que acaba fazendo uma espécie de 3D, é lógico que filmando desde o início com as câmeras preparadas fica melhor.

 

Fontes: Msn Tecnologia, Virgula.

15 comentários sobre “Como funciona o Cinema 3D?

  1. 3D é o futuro, mas é preciso fazer direito. Espero que as produtoras e diretores pensem melhor o 3D. Até agora, à exceção de Avatar, ninguém conseguiu pensar um filme para 3D. Só vi adaptações.

    Curtir

  2. MAn, completíssimo esse tópico.
    Eu fui também numa “sala” 3D na décade de 90 mas foi no estacionamento do Hiper. Eu era criança e se não me engano era um filme de animais.

    Curtir

  3. Lena lembro também da cena do Tubarão, fiquei um tempo inimaginável na fila para conferir.

    Rodrigo: Parece que Alice no Pais das Maravilhas vai ser bem feito, quer dizer, acredito nisso. O resto é tudo armengado mesmo, tipo Harry Potter que resolveram agora fazer em 3d.

    Urai, acho que você ou eu estamos enganados não? Deve ter sido o mesmo circo…

    Curtir

  4. Eu não lembro de ser um circo não, lembro que era do lado do Iguatemi, deve ter sido no estacionamento do Hiper então… Acho que todas as crianças da época foram! hehe

    Curtir

  5. Cleitin, não sou profissional na área mas tenho impressão que você poderia realizar numa boa.

    Precisaria basicamente além dos óculos um projetor equipado com tal tecnlogia. As Tvs em 3d já estão no mercado.

    Mas como é para passar na faculdade, eu não tenho noção se alguém já aluga equipamentos em 3d.

    Recomendo você entrar em contato com algum cinema e pegar melhores informações. Não deve ser barato imagino.

    Abraços

    Curtir

  6. olha eu adoro e confesso sou obsecado por filmes 3D uns dos que eu adorei foi pequenos espiões 3 foi de mais e premonição 4 também foi massa em casa eu assisto filmes como a noite dos mortos vivos e sexta feira 13 part 4 ki na epoca foi lançado em 3D que era a grande novidade um filme 3D so fica bom si o diretor souber usar e abusar os efeitos e progamar as cenas para ficar em 3D bom espero que façam agora outra tecnologia!

    Curtir

  7. Cara , muito bom seu tópico . Eu acabei de chegar do cinema e não senti o tal efeito 3D , tudo por que não enxergo quase nada de um olho , a minha mulher se divertiu pra caramba, eu só ví uma imagem de melhor definição!

    Um abraço

    Curtir

  8. realmente assistir filmes em 3D,é o limite da diversão,a diferença é como comparar uma tv preta e branca com uma colorida,ou seja mesmo que vc ja tenha visto um filme,com 3D vira outro 1000 vezes melhor e mais bonito !!! eu até então só vi 5 filmes (alice,dia dos namorados macabro,santuário,piranha 3d e claro o imbatível avatar) marcio,vc podia fazer uma lista com os melhores filmes em 3d ! um abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s