[Esse Era Bala!] Tv Colosso

Fugindo um pouco da temática de seriados e filmes clássicos, a sessão mais nostálgica do Porra, Man! hoje vai falar de um dos melhores programas infantis (quiçá o melhor) já feitos pela Tv Brasileira (neste caso a Rede Globo), nada menos do que o sensacional Tv Colosso!

Nada melhor do que começar com o tema de abertura:

“…Ele é o colosso, eu não largo o osso
E de quem eu já virei fã
Ele é o colosso que vem me acordar de manhã…”

 

Vídeo de abertura da Tv Colosso


Exibido entre os anos de 1993 e inicio de 1997, a Tv Colosso foi um programa infantil da Rede Globo de Televisão que veio para substituir o Xou da Xuxa (que terminou em 1992).

O programa era sobre uma Tv comandada por cães. Todos eram bonecos controlados (manualmente ou eletronicamente) e alguns eram pessoas fantasiadas. A grande sacada era que a Tv Colosso era tipo uma paródia da nossa Tv só que com muito bom humor, daí o grande sucesso não só com as crianças da época.

O Programa

Os responsáveis pela criação da Tv Colosso foram Luiz Ferré, Roberto Dornelles e José Bonifácio Brasil de Oliveira (o Boninho). Também participaram do programa cartunistas Angeli, Laerte, Glauco, Luiz Gê, Fernando Gonsales, Newton Foot, Gilmar Rodrigues, Adão Iturrusgarai, Flávio Luiz, dentre outros.

Personagens

A Tv Colosso tinha vários personagens marcantes como Priscila, Gilmar o mecânico “esperto”, tinha o sensacional Jaca Paladium (confira um vídeo do seu quadro no youtube) ou ainda o bulldog Borges, que era tipo um operador e que fazia a chamada de sua cabine para os desenhos animados.

Walter Gate era o apresentador do Jornal Colossal que tinha um filho repórter, sem contar o capachildo e o capachão (nomes altamente sugestivos) e ainda nesse mesmo jornal a cadelinha apresentadora do tempo. E eu adorava Roberval, o Ladrão de Chocolates, mesmo sabendo que poucas pessoas lembram deste quadro. Vários e vários outros personagens marcaram época.

Humor

E o programa não era somente infantil, os adultos também podiam se divertir com as paródias de programas como Jornal Colossal, tinha o Você Escolhe, O Selvagem Mundo Animal, Olimpíadas de Cachorro, Acredite se Puder dentre vários outros.

Audiencia da TV 2009

Curiosidades

  • De dois em dois meses, os bonecos eram postos numa banheira quente e lavados com xampu e condicionador.
  • O tema de abertura era cantado pelas Paquitas e era de autoria de Michael Sullivan e Paulo Massadas.
  • Sempre rolou a “lenda urbanda” que Rodrigo Scarpa (o reportér Vesgo do Pânico na Tv), antes de ser o corvo no programa de Marcos Mion da MTv (isso foi verdade no programa Descontrole) era a Priscila da Tv Colosso. Mas isso é mentira, na época ele ainda vivia no interior de Minas Gerais e assistia o programa de casa.
  • Com o crescimento das outras emissoras a Rede Globo cogitou a volta da Tv Colosso já algumas vezes, visto que o programa alcançava na época facilmente 12 pontos de audiência.
  • Todos os bonecos estão em perfeito estado de conservação, ou seja, o retorno só depende mesmo da vontade da emissora.

Frases Marcantes

Atención, tá na horrrra de matar a fome, ta mesa pessoaaalllll (talvez a mais marcante frase, era do cozinheiro no fim do programa).

Ih…. tô fora!! (Gilmar sempre lançava essa quando pintava algo para ele fazer).

Você pode não acreditar, mas isso aconteceu na Nova Zelândia (Jaca Paladium no seu quadro onde sempre contava mentiras).

Se é que você me entende! (Thunderdog, uma paródia de Thunderbird – aquele mesmo da MTv)

Existiam várias outras frases marcantes, veja mais algumas no WikiQuote.

tvcolossoO Retorno?

O programa deu lugar no início de 1997 ao Caça Talentos e toda a ‘era’ Angélica que foi estabelecida a partir daí. No ano de 2000 eles deram as caras em Bambuluá (lembram disso?).

As aparições mais recentes aconteceram no ano de 2008 num especial de dia das crianças no Mais Você com Ana Maria Braga, voltando ao mesmo programa no ano de 2009, ano este que ainda marcou a passagem deles no Criança Esperança.

Todos esses dois parágrafos acima foram para explicar que, ao que parece, aos poucos a Rede Globo está preparando o terreno para um possível retorno do programa. Em outubro do ano passado um DVD com os melhores momentos da Tv Colosso foi lançado, o que fez reacender rumores e comentários a respeito da tão esperada volta.

Se informações mais concretas surgirem, vocês ficarão sabendo por aqui mesmo.

Fontes: Wikipedia, Infantv.

24 comentários sobre “[Esse Era Bala!] Tv Colosso

  1. Cara!
    Matou a pau nesse também!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Era muito bom mesmo Tv Colosso, uma das poucas
    coisas que se salvam na tv brasileira pra crianças.
    Podia voltar mesmo, a molecada de hoje só saba
    de desenho japonês cara. aeheuaheuaehe

    E parabéns pela matéria, muito bem escrita,
    continue com ela 🙂

    Curtir

  2. vc agora fez com que a gente entendesse o verdadeiro significado do nome do blog: “porra, maaaan” hehhaha
    Eu tinha lido sobre essa vontade da globo de retornar com a Tv colosso, mas nada passou de especulação. Acho que eles têm medo de não repetir o sucesso, o que na verdade procede, porque hoje a geração é muito diferente. Pode não dar certo.
    Sobre os personagens, eu era fã de Zeca Paladium, Gilmar, thunderdog e Roberval. Roberval era tipo o início de Jack Bauer hahahah

    Curtir

  3. Renato e Rodrigo valeu mesmo, de vez em quando eu acerto!

    Uraí eu também não sei se faria sucesso novamente e se a volta ia ser algo positivo.

    Cristiano, nem tanto assim meu velho! ehehe

    Ramon, acho que você tem alguma razão, parece que tinha um monte de Gilmar mesmo, mas não tenho certeza e não vi onde pesquisei essa informação.

    Cara da Locadora, acredito que a criançada mais novinha iria se amarrar, as crianças um pouco mais crescidas atualmente não curtem muito essas coisas como antigamente.

    Curtir

  4. Heheheh.
    Esse é o primeiro “Esse era bala” que vou concordar =P
    Realmente era legal o programa.

    Tinha também aquelas formigas (?) que ficavam fofocando e o Paulo Paulada.

    Acho que foi o único programa infantil que gostava mesmo. O resto era “passa logo esse desenho!”

    Curtir

  5. Man! Bom bom esse post, a Tv Colosso era demais. Eu gostava daquele quadro com dois cachorros falando coisas aleatórias, esqueci o nome deles. Teve uma que eles ficaram:

    – Vamos cantar aquela música?
    – Qual?
    – Aquela.
    – Aquela?
    – É aquela.
    – Vamo lá então
    – “Aqueeeela, aquela, aqueeeeela, aquela, aqueeeeeela”.
    Bom, imagino que se vocês não lembrarem do ep isso não vai ter graça nenhuma, mas tudo bem

    Curtir

  6. Ei eu lembro sim de Roberval, adorava ele. Sabe de quem eu gostava e pouquissimas pessoas lembram? Tana Chata a formiga. Eu Lembro ate da musica que ela cantava mas nao acho videos dela em canto nenhum. Muito bom lembrar da Tv Colosso!!

    Curtir

  7. formigas? Nao eram pulgas? o.o”

    E sinceramente eu queria q voltasse, ferrem-se as criancas, eu queria ver de novo xD

    PS: vale a pena ver de novo vive trazendo de volta novela velha, e Tv Colosso eles ficam cogitando? Fala serio! o.O

    Curtir

  8. Cara q manero rever a tv colosso, ja estou com 30 anos e não me dei conta de como ja faz tanto tempo q esses programas de tv fizeram parte da minha infância. Parabéns a vc e se possível mande tbm post sobre o Glub-Glub, Mundo da lua (Lucas Silva e Silva) aqueles da tv Cultura, Senta que lá vem história, as perguntas da esfínge, do Xis tudo, seria muito bom rever esses tbm. abraço wlw

    Curtir

  9. TV Colosso tinha 1 quadro de vários cachorros num navio, remando, remando… e a trilha do quadro era… James Brown!!! Sex Machine!! Maravilhoso!! Pitadas de cultura musical pras crianças. Dá mesmo saudade pra caramba!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s