Ninja Assassino (Ninja Assassin)

Classificação do PorraMan

Ninja Assassino (Ninja Assassin, Ação: 2009 – 99 min)

Dirigido por James McTeigue com roteiro por Matthew Sand e J. Michael Straczynski. Estrelando: Rain, Naomie Harris, Ben Miles, Rick Yune Sho Kosugi.

Tem vezes que eu me deparo numa disputa dentro da minha própria mente, vasculhando e tentando encontrar motivos para certos filmes que me dá na telha de assistir. Bastou eu ver os trailers de “Ninja Assassino”, e todas aquelas cenas tresloucadas de pancadaria, para que algo ativasse em meu cérebro aquela vontade juvenil (adormecida a anos e anos) de ver um “filme de luta”. E foi assim que encarei esta obra que tinha produção dos irmãos Wachowsky (os responsáveis pela trilogia Matrix e pelo filme Speed Racer) e ainda dirigida por James McTeigue que fez o sensacional V de Vingança.

E foi por apostar que caras com um pouco de prestígio fossem trazer alguma coisa além de cenas bem coreografadas de luta e ação, que acabei me dando mal e perdendo meu tempo. Pode parecer chatisse minha, mas eu sinceramente não me incomodo tanto com filmes recheados de cenas clichês ou situações inverossímeis, problema para mim é quando tratam o espectador como idiota.

A trama é apenas mais uma história de vingança, onde um garoto conhecido como Raizo (interpretado pelo astro/cantor pop coreano Rain) é criado para se tornar um ninja assassino por um clã secreto chamado Ozunu. Raizo se enfurece e busca vingar a morte de uma garota do clã a qual ele gostava, executada a mandato de seu mestre após uma tentativa de fuga.

O melhor, aliás, a única coisa que se salva mesmo no filme são as cenas de ação, executadas com maestria por um grupo de dublês que trabalhou em filmes como 300, Trilogias Bourne e Matrix, Watchmen, dentre outros. Tirando isso, não sobraria nada além de uma cópia fiel daqueles American Ninja que passavam na tv aberta todo final de semana tempos atrás. Se você vai ao cinema a procura de diversão apenas pelas cenas de luta que viu no trailer, vá sem medo que as chances de você gostar são até razoáveis.

Tirando estas excelentes cenas de ação com direito a membros, cabeças e muito sangue voando para tudo quanto é lado, não sobra nada digno de nota em Ninja Assassino. Numa obra tão sanguinolenta com censura de 18 anos porque ter cenas de romance tão piegas, forçadas e sem nenhuma química? Sem contar no desfecho lamentável, onde surge um flashback (o filme tem mais flashbacks do que toda a série Lost) para explicar uma lembrança extramamente óbvia, simplesmente ridículo.

O que resta do filme tirando as lutas é todo ruim. O elenco faz a sua parte num show de sofríveis atuações, o único que se salva é o chefão do clã interpretado por Sho Kosugi. O roteiro por sua vez tem tantos furos que parece ter sido atacado por uma chuva de shurikens. Acredite em mim quando eu digo que é com grande pesar que tenho que classificar este filme como ruim. Se fosse feito um video com todas as lutas eu acharia excelente, mas juntar belas coreografias e visuais técnicos impressionantes amarrarados de qualquer jeito amigos, isso não pode ser considerado cinema.

20 comentários sobre “Ninja Assassino (Ninja Assassin)

  1. Velho, eu fui ao cinema naquele espírito de “desligar o cérebro” e curtir as cenas de ação. Não esperava grandes atuações nem uma história maravilhosa. Só uma traminha de vingança e pronto. Talvez por isso tenha achado ele divertido.

    Curtir

  2. Pingback: Ben Harris
  3. Man, filme de luta é filme coreano. Eles ainda misturam violência com paixão, sangue com amor. Veja “i´m gyborg, but that´s ok”, “gosto de vingança” e a trilogia de chan wook-park (se é que não já viu).

    Curtir

  4. eu gostei do filme achei muito bom!
    eu não sou chegado a filme de ninja (detesto) esse negócio de espadinha, mais esse foi o primeiro filme de ninja que eu gostei!
    obs:o filme é muito sanguinário!

    Curtir

  5. Na 3ª vez que o Raizo fala ‘your heart is special’ quase saí da sala do cinema.
    E da Alemanha, de repente, a tropa inteira aparece naquele lugar que se parecia um pequeno vilarejo, localizado na China(ou Japão, não sei). Super conexão entre Raizo e Mika, fiquei até emocionada. (perceba a ironia).
    E achei que algumas cenas de luta estavam muito escuras, não consegui ver os ninjas lutando entre si (já que eles só aparecem no escuro né). Até agora, esse filme foi minha grande decepção de 2010.

    Curtir

  6. Sem contar Fernanda no fato de o rastreador estar junto com Raizo a caminho da China, ou seja la onde seja o lugar, e toda a Europol “errar” o caminho e chegar no motel.

    O fato de todos em qualquer lugar no mundo, alemanha, china, falar inglês já nem me incomoda mais, só que é como eu disse. Parece que o roteiro levou uma ‘saraivada’ de shurikens de tanto furo.

    Pra mim também foi decepcionante, apesar das belas lutas.

    Curtir

  7. eu achei muito bom, pq filme com produçao baixa eh isso mesmo, ateh ficou melhor doque eu esperava, e olha q eu detesto filmes de lutinha, vejam por exemplo o novo furia de titans, q apesar de todos os gastos na produçao, ficou um dos piores filmes q ja vi

    Curtir

  8. Fúria de Titãs parece ser decepcionante mesmo pelo que andei lendo, quando aparecer por aqui nos cinemas eu vou conferir.

    Só penso que Ninja Assassino e Furia de Titas não tem nada a ver um com outro

    Curtir

  9. Ai gente… mostrou um japa lutando kung fu, TÔ DENTRO… pode ser ruim, bom, tosco, perfeito… não me importo… e esse eu tinha baixado com qualidade ruim e não assisti ainda… tô procurando outro link bom, pq é meio escuro as cenas. Mas minha opinião vai ser nula mesmo pq eu vou achar o filme no mínimo bom, de qualquer jeito, heheheh

    abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s