[Esse Era Bala] – Profissão Perigo (MacGyver)

Ele não precisava de armas, ele simplesmente resolvia tudo com sua inteligência e alto conhecimento e levava consigo apenas um canivete suiço. MacGyver, chamada aqui no brasil de “Profissão Perigo” foi uma das séries que mais renderam audiência para a Rede Globo (na época). Foi exibida entre as décadas de 80 e 90 e eu pessoalmente dificilmente perdia algum episódio.

A abertura da Rede Globo – saca só que ninja era MacGyver e chore relembrando a musiquinha:

Sobre a Série

A série seguia a história do agente secreto Angus MacGyver que, devido a um acidente com um amigo em sua infância, não utilizava armas. Ele resolvia todos os problemas utilizando sua inteligência e altíssimo conhecimento científico, criando engenhocas e fazendo coisas inimagináveis com seu canivete suiço.

Utilizando-se de itens comuns ele sempre conseguia escapar das enrascadas, e o mais incrível é que na maioria das vezes bastava um grampo e algumas fitas. Se ele estava trancado num quarto tudo o que ele precisaria para fazer uma bomba ou qualquer outra coisa sempre estava ali à sua disposição.

Claro que tudo isso virou motivo de piadas e de muita diversão. Até hoje, sempre que algo muito difícil ou até impossível é posto à prova eu lanço um “esse aí só MacGyver!“. Se quiser rir um pouco mais visite a Desciclopedia de MacGyver, é impagável!

Personagens e Atores

MacGyver (Richard Dean Anderson)

MacGyver era interpretado pelo ator Richard Dean Anderson, que teve uma vida bastante “televisiva“. Seu único trabalho de maior destaque, fora “Profissão Perigo“, parece ter sido mesmo a série “Stargate” e seus derivados, ou sei lá o que seja esses tais de Atlantis e não sei o que mais.

Richard Dean Anderson nasceu em Minnesota nos Estados Unidos (tal qual seu personagem) no ano de 1950 e atualmente está em fase de produção com Stargate Revolution. O ator possui um site (com layout da época em que MacGyver fazia sucesso).

Coadjuvantes

Pete (Dana Elcar)

Era o chefe e melhor amigo de MacGyver, interpretado pelo ator Dana Elcar. Ele desenvolveu durante a série glaucoma (uma doença degenerativa que pode levar a cegueira) e isto foi levado para a série. Ele faleceu em 6 de junho de 2005 com 77 anos.

Jack Dalton (Bruce McGill)

Aviador e um velho amigo de MacGyver que sempre tinha esquemas furadíssimos para enriquecer (parecia um primo meu). Essas coisas só traziam mesmo era encrenca para MacGyver se safar.

Murdoc (Michael Des Barres)

Oponente de MacGyver que sempre retornava. Todas as vezes quando MacGyver se envolvia em seus planos ele falhava. Sua primeira aparição aconteceu apenas na segunda temporada.

 

 

MacGyver e seu chefe Pete

 

Curiosidades e fatos engraçados

  • A abertura da Rede Globo modificou um pouco a original que utilizava apenas a música tema criada por Randy Edelman. A Globo incluiu um pequeno trecho da canção Tom Sawyer da banda canadense Rush.
  • Das 7 temporadas da série, apenas as quatro primeiras foram dubladas pela Herbert Richers. A partir da quinta temporada tudo ficou a cargo da VTI Rio.
  • Um livro chamado “The Unofficial MacGyver How-To Handbook“, ou seja, um livro de “como fazer” do MacGyver está disponível para compra na Amazon. Mas se você seguir a dica de Otto Teixeira pode encontrá-lo neste link.
  • O primeiro nome de MacGyver mudou várias vezes. Começou como Stace, passou por James e terminou como Angus.
  • O personagem é nascido no dia 23 de junho de 1951, mesmo dia e somente 1 ano depois da verdadeira data de nascimento do ator Richard Dean Anderson.
  • As artimanhas de MacGyver utilizadas na série são todas baseados em fatos científicos reais, entretanto, nem todos os passos para se criar a experiências eram apresentados para evitar que as crianças quisessem imitar e se machucassem.
  • Dois adolescentes fizeram uma bomba e um deles morreu na explosão. O sobrevivente disse que eles aprenderam com um episódio da série. Depois descobriram que tal episódio não existia e o processo foi cancelado.
  • Richard Dean Anderson foi escolhido para o papel nos testes por aparecer totalmente despretencioso usando óculos escuros. E era justamente essa falta de pretensão que a equipe criativa buscava para o personagem.
  • Vários episódios tem como diretor Alan Smithee. Entretanto esse era apenas um pseudônimo que alguns diretores utilizavam por não quererem veicular seu nome real à série.
  • O esporte favorito de MacGyver era o Hóquei no Gelo.
  • A série saiu de Los Angeles para Vancouver devido ao altos custos de filmagem, que quase a cancelaram em sua primeira temporada.

Paródia a caminho? MacGruber

Existe uma paródia que parece ser bastante divertida a ser lançada no Estados Unidos. Só que o produtor de MacGyver, que pensa em relançar o herói nos cinemas, meteu um processo para cima deles. Bem, clique no link abaixo e vejam o trailer:

Esse Era Bala

Tudo bem que não podemos comparar a série “Profissão Perigo” com as séries que vemos hoje em dia, seja pela trama ou por um ou outro absurdo apresentado, mas não tem como não dizer que Esse Era Bala! Aposto que hoje em dia, com uma maquina de datilografar e um fio desencapado, MacGyver manteria um blog online!

 

Fontes: IMDb e Wikipedia.

24 comentários sobre “[Esse Era Bala] – Profissão Perigo (MacGyver)

  1. Eu não lembro com detalhes os episódios como eu lembro os detalhes das séries que assisto hoje em dia. Mas eu também não perdia um episódio.

    E engraçado que eu só lembre de realmente sempre ter um clipe de papel em todos os episódios. Uma vez ele estava trancado e ele colocou uma folha de papel por baixo da porta e com um arame empurrou a chave que caiu sobre o papel e ele conseguiu se safar. Gênio.

    Compraria fácil os DVDs desta série. Será que vende?

    Curtir

  2. A pior dele foi parar um vasamento nuclear com barras de chocolate e, como sempre, teorizou sobre a combinação da lactose com os elementos radioativos. Depois dessa, eu larguei de mão.

    Curtir

  3. Eu curtia bastante a serie, mas nunca foi minha favoria. A que eu mais gostava era a de um anão que combatia terroristas com uma enorme variedade de brinquedos que ele tinha e levava em uma sacola. Lembra desse? Acho que o nome era Passe de Mágica (The Wizard).

    Curtir

  4. Nossa, adorei!! Sempre assistia Macgyver, e ouvir a musiquinha de novo foi mesmo emocionante!

    Estava me lembrando agora também de Thundercats, que passava aos domingos. Também era bala!

    Curtir

  5. Essa série era do baralho! hehehehe

    Os DVDs são vendidos, sim. Lojas americanas e afins vendem, mas acho que só teve 4 temporadas no Brasil.

    Nesse livro (que é até engraçado) explica vários dos truques dele, mas nem todos dão certo de verdade (segundo o livro).

    Curtir

  6. Nossa!!!!!!!! Macgyver era demais em todos os sentidos.
    assistia sempre. Hoje assisto novamente na TV digital de 2ª, 4ª, e 6ª as 20:00h.
    relembrar Macgyver e assistir Supernatural é tudo de bom.
    Na minha opinião é melhor do que ficar assistindo novela
    bye

    Curtir

  7. Olha, confesso que o “Mac” foi o amor da minha pré-adolescência, na época eu tinha uns doze/treze anos. Certa vez,lembro-me de que fiz uma amiga “rasgar” a página de uma revista que nem era dela para me dar a foto.rs..rs..Eu sabia tudo à respeito dele.
    Amava a série e pensei que com os anos esqueceria tudo. Que nada! Hoje, casada, com dois filhos não perco nenhum episódio( tosco como alguns dizem) pelo canal aberto 62 ainda adorando e matando as saudades.rs…rs…
    Para quem gosta dele e quer saber mais há um site oficial com muita, muita coisa à respeito dele para quem gosta do ator e da série assim como eu.
    http://www.rdanderson.com

    Valeu Márcio!

    Deise Donelli

    Curtir

  8. Eu sempre assistia aos seriados daquelas antigas tardes de domingo, e o “Profissão perigo” era um dos meus favoritos. Tenho saudades desse seriado. Hj, não passa nada que preste! Bem que a Globo poderia reprisar esse seriado no lugar daquele babaca do Faustão, que ninguém merece!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s