Mary and Max

Mary e Max (Mary and Max , Animação, Drama: 2009/2010 – 92 min)

Direção e roteiro por Adam Elliot com vozes de Toni Collette, Philip Seymour Hoffman, Eric Bana e Barry Humphries.

 

Vencedor do Oscar de melhor curta animado do ano de 2003, o australiano Adam Elliot criou uma daquelas pequenas obras a serem colecionadas. Quando se fala em animação a primeira coisa que vem a mente é algum filme infantil ou daqueles feitos para adultos rirem como criança, vide os clássicos “para todas as idades” da Pixar. Diferente deste ‘padrão’, “Mary e Max (Mary and Max)” trata-se de uma animação adulta capaz de fazer você rir e chorar.

A trama é baseada em uma história real e segue a pequena Mary, ela tem 8 anos é gordinha, desajeitada e vive na austrália sem nenhum amigo. Certo dia ela resolve escrever a um desconhecido que mora em Nova York chamado Max, ele tem 44 anos e, devido a alguns problemas pessoais e mentais até, também não possui amigos. A partir daí surge uma inusitava e incrível amizade.

Utilizando a técnica de Stop-Motion com bonequinhos de massa altamente caricatos e, em certo ponto, até feios de tão simples, tudo começa parecendo ser apenas mais um filme clichê com lições de moral e de vida batidas. Ao decorrer da trama vemos que na verdade se trata de uma linda e cativante história, daquelas bastante emocionantes.

Além de toda as questões filosóficas sobre amizade, sexo, amor, paixão e vida que as trocas de correspondência entre Mary e Max nos trazem, temos aqui um trabalho que é também feito nos pequenos detalhes. Enquanto temos Max vivendo numa cinzenta Nova York, acompanhamos a pequena Mary numa austráila em tons cor de terra. Apesar do visual ser altamente simplório ele é rico em informações e deixam diversos e pertinantes questionamentos no ar.

Alguns atores importantes e reconhecidos como Philip Seymour Hoffman, Eric Bana e Toni Collette emprestam suas vozes a divertidos e, ao mesmo tempo, melancólicos e tristes personagens. E é este conjunto de pequenas e importantes coisas que fazem de Mary e Max um excelente filme, capaz de lhe fazer rir e também derramar aquela pequenina lágrima escondida bem no canto do seu olho.

25 comentários sobre “Mary and Max

  1. 5 Controles? Wow!
    Estou curiosa pra conferir o ritmo e o enredo. Parece que as coisas acontecem, do contrário “amor e sexo” não entrariam no contexto. Eu … acho. #abaixopedo.

    Valeu pela dica Man. Outra que vou conferir assim que puder. =}

    Curtir

    1. Na verdade Grey, a história segue vários anos e eles vão trocando informações sobre tudo, não tem nada relacionado a pedobear e afins. Pode conferir que é sensacional.

      O máximo que rola quando ela ainda é muito nova é a curiosidade em saber como nascem os meninos na América, pois na Austrália eles nascem dentro de um copo de cerveja hehehe

      Curtir

  2. Assisti em um cineminha muito sem vergonha aki no RJ, mas valeu pela dica, o filme realmente é muito bom, alguma chance de oscar de melhor animação?

    Engraçado que o cobrador do onibus que peguei hj era idêntico ao Max, pena que não deu para tirar uma foto rsrsrsrs

    Curtir

  3. Terminei agora pouco de assistir esse belíssimo filme,fiquei muito emocionado chorei admito.
    O diretor foi muito feliz em escolher fazer essa animação
    em stop-motion,fez a história ficar mais próxima da realidade
    dos personagens e a quase ausência de cores caiu com uma
    luva,pois criou um clima de emoção e aconchego visual.
    Mary e Max é um dos melhores filmes que já assisti,e
    pessoalmente acho que deveria ganhar o oscar de melhor animação.
    Uma das palavras que Max inventou vai entrar em meu
    vocabulário Comfrigado,muito boa!
    Bom dar meus parabéns a seu blog que muito bom.
    Abraços.

    Curtir

  4. Não sei se há problema em fazer algum comentário depois de tanto tempo sem outros comentários, mas não tinha como me segurar sem dar a minha humilde opinião nesse excelente filme. Vi por estar no top 10, e não me arrependi nem um segundo do que assisti. Hoje vou indicar para meus pais assistirem e tenho certeza que eles vão adorar assim como eu. Fantástica historia, fantástico o andamento, a história não tenho em meu vocabulário algo que consiga expressar o que achei, é simplesmente emocionante. Me apaixonei pelo filme.
    E quero te parabenizar pelo site, muito legal em tudo. Esse foi meu primeiro comentário e espero estar junto com vocês daqui para frente. Abraços!

    Curtir

    1. Os comentários ficam abertos sempre por aqui Eloy, tanto para os posts novos quantos os antigos como este.

      É mesmo um filme lindo e recomendável este!

      Que bom que irá voltar mais vezes a comentar e que tenha gostado do nosso blog.

      Grande abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s