A Saga Crepúsculo: Eclipse

A Saga Crepúsculo, Eclipse (The Twilight Saga: Eclipse, Romance, Aventura: 2010 – 124 min)

Dirigido por David Slade com roteiro de Melissa Rosenberg adaptando obra de Stephenie Meyer. Estrelando: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Bryce Dallas Howard, Peter Facinelli, Jack Huston, Catalina Sandino Moreno, Kellan Lutz, Ashley Greene, Jackson Rathbone, Elizabeth Reaser, Jodelle Ferland, Nikki Reed, Kirsten Prout, Chaske Spencer, Xavier Samuel, Billy Burke.

O sucesso da “saga” Crepúsculo em certos pontos é inexplicável, mas não dá para ignorar tudo o que rodeia as adaptações dos best sellers de Stephenie Meyer para o cinema. Como não li o livro (e jamais pretendo fazer isto) comento sobre os filmes tentando ao máximo possível ser imparcial, mesmo sabendo que irei levar patada tanto das(os) fãs insanas quanto da parcela que odeia ler/ver/ouvir qualquer coisa mencionada aos vampiros brilhantes.

Por muitos tido como uma das estréias mais esperadas do ano, neste terceiro longa da saga Crepúsculo, “Eclipse”, a esperança era ver a história caminhar um pouco da inércia de acontecimentos e também ver um pouco mais de ação, já que em Lua Nova (o segundo), mesmo vendo uma leve melhora tínhamos um história parada e sem grandes perigos ou embates.

A trama segue novamente Bella Swan (Kristen Stewart) enfrentando a “disputa” por seu coração entre o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson) e o lobisomem Jacob (Taylor Lautner). O grande problema é lidar com as consequências de namorar um vampiro e manter a amizade com um lobisomem, inimigos ancestrais. Enquanto isso uma onda de assassinatos em Seattle vem chamando a atenção da ‘vampirada boa praça’ de Forks.

A direção de David Slade, responsável pelo sombrio e sanguinolento “30 Dias de Noite”, era minha maior esperança. Realmente tivemos um pouco mais de ação e algumas cenas até razoáveis, mas falta muito ainda para levarmos alguma coisa a sério aqui. E este é o ponto onde queria chegar quando pensava no que escrever sobre “Eclipse”, muitas situações são hilárias e o filme brinca com a sua própria história. Para mim valeu demais e dei boas risadas, mas pode parecer apenas galhofa para tantos outros.

Para o elenco já conhecido dos outros 2 filmes não sobra muito a se fazer a não ser andar sem camisa e brilhar ao sol com cara de tristeza emo. De todos os personagens o melhor, para mim, é o pai de Bella que é sempre bastante seguro no papel e também é responsável por uma das melhores cenas, quando tenta levar um papo “sério” com a filha. A entrada de Bryce Dallas Howard como a nova Victoria não foi tão brilhante quanto eu esperava e fica para o jovem Xavier Samuel (a primeira cena do filme é com ele e nos faz pensar que entramos na sala errada de tão legal) o maior destaque entre os novatos.

Fica claro no entanto que, apesar da minha boa vontade em, novamente, não dar uma classificação ruim para mais um filme dessa “saga” (que não sai do lugar), falta muito para que os fãs e produtores recebam o devido respeito por estas obras. Ainda bem que agora eles resolveram chutar o pau da barraca e mesclar o meloso romance com um pouco mais de humor, fica muito mais fácil para os acompanhantes das namoradas loucas assistirem toda essa inacreditável história, e não estou me referindo aos vampiros e lobisomens.

E por falar em barraca que cena foi aquela no topo da montanha? Eu vi a hora do lobinho e o vampiro largarem a menina congelando e se agarrarem no melhor estilo Brokeback Mountain. Percebam que não estou levando a sério nem mais os meus comentários sobre o filme.

Se tem uma coisa que não consegui entender ainda é como uma história tão inacreditavelmente pudica e virgem pode ser levada a tantos extremos mundo afora? O que Bella Swan tem de tão especial para mover exércitos de vampiros, entidades ancestrais e até, pasmem, forçar aliança entre inimigos de longas eras em prol de sua vida? Pior é que pelo visto só iremos saber nos dois próximos capítulos, já que Amanhecer será dividido em dois e talvez na última parte a trama saia do zero a zero, em todos os sentidos.

78 comentários sobre “A Saga Crepúsculo: Eclipse

  1. Eu acho q gosto tem pra tudo, eu tbm não gosto dos livros e dos filmes. é um filme muito melos.o é pra mim nao é considerado romantico. desde quando adolescente sabe o q é amor? nessa epoca en todos perdem a virgindade cedo. Assitam o filme” Em nome de Deus” ai sim vao saber o q é um filme romantico. Adolescentes não querem nada com a vida. A saga crepusculo é muito fraca, euacho q os anjosda noite massariam os Cullens, a Isabela swan e os voltures

    Curtir

  2. Bem mans,posso falar pra vcs como fã(naum fanatica pois so gosto do rob.)que achei alguns erros no filme mais no tudo achei muito bom concordo com o marcio “vai acontecer”.
    Mas eu acho que no todo o filme e mais romantico então naum temoso que falar da ação acho que eles estão inde devagar com isso mais espero que vcs naum fiquem enjoados com o filme “Amanhecer”.
    Pelo que eu sei vai ser show

    Curtir

  3. eu achei essas criticas muito idiotas,tbm muito pensadas.Mas como sou fã da saga inteira devo defender meus fãs de corpo e alma! E se vcs acham tao idiota os filmes da saga por que vcs assitem? vcs nao tem nada pra fazer e ficam colocando criticas idiotas pq nao coloca criticas boas. Eu sei que cadam um tem seu gosto mas se nós nao falamos mal de seus filmes ou fãs prediletos pq falam dos nossos!!!!!bjs,espero que coloquem criticas melhores.

    Curtir

    1. Quer dizer que crítica só presta quando fala bem de seu filme favorito?

      E eu ainda classiquei bem o filme, imagina.

      Você que precisa rever seus conceitos Débora, não o mundo que tem que mudar para os seus gostos 🙂

      Curtir

  4. Caro Marcelo, concordo com vc em número, genero e grau, o filme é muito fraco e tem outra coisa que percebi, a pobre da Bela já está ficando louca querendo dar uma transadinha e nem o morcego e nem o lobo mal, fazem nada,quem sabe no próximo filme não coloque um saci pêrere para resolver o problema da coitada, e mudar tb a trilha sonora do filme para a música do Ney Mato Grosso que todos nós conhecemos, onde o refrão diz o seguinte: UM VAMPIRO, UM LOBISOMEM, UM SACI PÊRERE… RISOS ABRAÇOS A TDS E BONS FILMES

    Curtir

  5. Ops errei seu nome coloquei Marcelo ao inves de Marcio, tem mais uma parte do filme cara que é de lascar, imagina,qual é o namorado que iria permitir sua namorada ficar sendo esquentada pelo rival debaixo das cobertas é mole rsrsrsrs

    Curtir

  6. Eu li todos os livros e logicamente o livro é melhor que o filme e mais detalhado… mais isso acontece em todos os filmes q possuem livroos.. Eu ameei todos os livros e os 3 filmes tbm.. e espero anciosamente para o 4º filme… E Parabens a Meyer..uma grande escritora.. acredito que os q fika criticando não faz melhoor… =)…Maais gosto infelismente cada um tem o seeu ! =D

    Curtir

  7. Eclipse para mim é melhor no livro do que no filme. Faltou muita coisa legal que tem no livro e o diretor editou muito e a roterista errou feio dessa vez deveriam troca-la. O jacob pode ser bonito mais é um pateta total. Sou team edward mas também gosto do jack pra mim ele só é um idiota e nogento quando diz esta apaixonado pela Renesmee.

    Curtir

  8. Aqui vai minha sincera opinião, mas antes de mais nada, quero adiantar que já li Lua Nova até a metade, e já li amanhecer, eclipse, e a breve segunda vida de bree tanner (completos).

    Pois bem, o filme @#$*&#@, a atuação da kristen é triste, sempre com a mesma cara,o mundo poderia acabar e a cara seria a mesma, dos protagonistas, ironicamente o que atua melhor é r. pattinson, sim isso mesmo, no livro diz que os vampiros sempre ficam paradões, sem emoções. e Robert pattinson é tão emotivo quanto uma pedra.
    Dos não protagonistas, a melhor é dakota fenning, igual ao livro, com um rosto angelical, mas extremamente cruel.
    Agora, filmes x livros, a história até que funciona nos livros, é muits vezes entediante, se arrastando (amanhecer), e livro não precisa de ação de 5 em 5 mintos, mas nos filmes, naum funciona assim, e é exatamente por isso que eclipse é o melhor, ele corta muitas partes desnecessarias do livro, e é mais rápido.
    Agora, dvisão de livro em duas partes: plagio, aposto que se HP não tivesse tido essa ideia, amanhecer tambem seria só um filme, mas Hp pode ser dois filmes, pq é um livro grande e com conteúdo, já amanhcer é grande, mas totalmente sem conteúdo, Bella passa umas tres páginas descrevendo um única ação, e pra completar eles passam todo o livro se preparando para a batalha violenta e sangrenta contra os volturi, mas no final, acaba em pizza, os combatentes fogem, morre uma ou duas pessoas, e todos voltam pra casa como se tivessem ido a uma reunião de familia.

    Obrigado pela atenção.!.!!!…!

    Curtir

  9. nossa eu amo tanto vocês de verdade que eu quero tudo de vocês viu eu sou mayara tenho 10anos quero coleção de vocês muitas muitas muitas viu um beijos para vocês tudo sou fã de vocês tudo fã numero um

    Curtir

  10. olha gente nao julgo pessoas que nao gosta da saga crepusculo, mais no fim do comentario, se vc nao prestou atençao no filme, o motivo de o exercito ir atras de bella é por causa da vigança de victoria, e… Muitas pessoas realmente falam que é uma idiotice pq nao existe e tals
    mais tbm é melhor do que ficar todos os anos com historia de romance que toda vez termina em felizes para sempre com o mesmo enredo.
    E em amanheçer parte 1 admito que vai ser um pouco cansativo o melhor so vai ser as cenas de sexo, e ja na parte 2 pode superar com a guerra contra os volturi e bella como vampira.
    ENTAO SE LIGUE,pq ate historia romanticas que envolve anjo ja tem…

    Curtir

  11. não tem nada a ver eu gosto muito e admiro o filme crepúsculo, e devido a opinião do livro, é opinião de quem não gosta de ler..
    não achei nada legal ficar falando do filme, por quer não sabemos o duro que levaram para fazer este filme.
    pois acho sua opinião de gente idiotaaaaaaaaaa!!!

    Curtir

  12. falando dos outros filmes 1, 2 e 3 o melhor foi o amanhecer apesar que deixa a desejar precisa de + algumas sagas pra ter um sentido melhor a historia e q é meio morna n gostei muito dessa saga + vejo os filmes por curiosidade pois gosto de vampiros, bruxos etc. mas esperar melhoras

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s