[Lista de Filmes] – Welcome to Dongmakgol

Welcome To Dongmakgol (Drama, Comédia: 2005/2006 – 133 min)

Dirigido por Kwang-Hyun Park com roteiro por Joong Kim e Kwang-Hyun Park, adaptando obra teatral de Jin Jang. Estrelando: Jae-yeong Jeong, Ha-kyun Shin, Hye-jeong Kang, Ha-ryong Lim, Jae-kyeong Seo.

.

.

.

São as vezes em simples comentários ou indicações que recebo para minha lista de filmes a assistir que vejo que o tempo que gasto das minhas raras (e cada vez mais escassas) horas livres que tenho durante a semana aqui com este blog, sem maiores retornos financeiros, vale muito a pena. A leitora Ane, depois do meu post sobre o ótimo filme sul-coreano “O Hospedeiro (The Host)” me recomendou dois filmes do país, um deles o excelente, lindo e emocionante “Welcome to Dongmakgol”.

Baseado em uma peça teatral e vencedor de vários prêmios no ano de 2005 ele é ambientado durante a guerra entre as Coreias do Norte e Sul no início dos anos 50. Trata-se de uma bonita mensagem de paz que as vezes, infelizmente, só o cinema pode apresentar.

Na trama somos apresentado a um trio de soldados norte-coreanos tentando se safar de uma emboscada, dois sul-coreanos que se encontram de uma forma inusitada e também procuram um local seguro, um soldado americano que cai depois de ter seu avião abatido. Todos eles acabam se encontrando num vilarejo chamado Dongmakgol esquecido pelo tempo e totalmente alheio aos acontecimentos do mundo e principalmente da guerra.

Os aldeões, em especial a inocente jovem Yeo-il (autista talvez?), transformam a vida destes soldados inimigos de guerra fazendo com que, aos poucos, o clima de tensão e hostilidade dê lugar a uma belíssima trajetória.

Alguns podem apontar até um ou outro clichê e previsibilidades no roteiro, mas é muito pouco para uma direção excepcional e que mistura muito bem drama com profundas críticas antiguerra e cenas de humor, beirando as vezes o pastelão. A sintonia entre a parte visual, técnica e o trabalho do elenco é perfeita.

Trata-se realmente de uma obra excelente e que, mesmo conhecendo poucos filmes sul-coreanos, tenho certeza que deve ser um dos expoentes do cinema local. Poucas obras como “Welcome to Dongmakgol” são capazes de lhe fazer rir, emocionar e refletir ao mesmo tempo, e isso sem dúvidas deve ser levado em conta nesta linda história sobre amizade.

Como eu sempre gosto de frisar, cinema é antes de tudo emoção, sei que entendo quase nada da sétima arte, mas são trabalhos como este (e tenho que agradecer mais uma vez a leitora Ane, que ganhou pontos comigo agora) que me fazem continuar escrevendo. E é uma pena que existam coisas no mundo que só o cinema possa fazer (como unificar inimigos mortais, sul e norte-coreanos) mesmo que seja por apenas pouco mais de duas horas, só isso já vale muito.

18 comentários sobre “[Lista de Filmes] – Welcome to Dongmakgol

  1. Nossa, obrigada! E que bom que vc assistiu, é um filme belíssimo que trabalha muito com o visual e a questão dos sentimentos dos personagens. Gosto muito do cinema coreano, os filmes tem sempre uma ótima qualidade e na maioria das vezes são histórias encantadoras.
    Quem puder assista!

    Curtir

  2. Deu até vontade de assistir, vou caçá-lo.
    Um filme coreano que eu achei muito bom foi “Eu sou um ciborg mas tudo bem” que é ambientado dentro de um “manicômio” e tem vários personagens muito hilários e tem a atriz principal que pensa ser um ciborg, muito show procure e assista djá.

    abraço.

    Curtir

  3. Ha vou dar um jeito de ver esse tambem, o cinema oriental é muito bom, esses dias vi ‘ A Batalha dos 3 Reinos’ do Jonh woo, filme incrivel!
    É uma pena que filmes assim não cheguem no cinema e no dvd quase nunca acho um desses.

    Curtir

  4. Lago, sim, tem muita coisa boa no cinema oriental, é sempre bom dar uma conferirda até para sair um pouco do costumaz circuito americano.

    Ramon, o filme nem é maduro assim. Tem muito bom humor e é um trabalho emocionante também, mas acho que não faz o seu tipo de filme.

    Curtir

  5. Conheci esse blog a pouco mais de um mês e já devorei inúmeras resenhas suas, da Dani Vidal e do Elvis José Alves. Muito boa a forma descontraída q se comentam cinema aqui.
    Não lembro porque mas a critica desse filme foi uma das primeira que li, procurei por ele e adorei, já esta entre os meu favoritos.
    Obrigado ?/ (parabéns pelo Post 1000)

    Se aceita uma recomendação, por causa desse filme descobri um outro protagonizado pela otima atriz que faz a Yeo-il em Dongmakgol que é tão emocionante quanto (embora pareça meio bobo no começo.)
    É a comedia dramatica “Herb” http://dramafansfansub.blogspot.com.br/2010/03/herb.html

    Curtir

    1. Leandro, fico feliz (e aposto que Dani e Elvis também) por conta dos elogios.

      Sua dica está anotada sim, quando tiver um tempinho correrei atrás de “Herb” e assim que assistir comento aqui no blog.

      Grande abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s