O Último Mestre do Ar (The Last Airbender)

O Último Mestre do Ar (The Last Airbender, Ação, Fantasia, Aventura: 2010 – 103 min)

Direção e roteiro por M. Night Shyamalan. Estrelando: Noah Ringer, Dev Patel, Nicola Peltz, Jackson Rathbone, Shaun Toub, Aasif Mandvi e Cliff Curtis.

Os últimos trabalhos de M. Night Shyamalan receberam duras críticas mundo afora, ainda assim, como fã do cineasta indiano, tinha esperanças que “O Último Mestre do Ar (The Last Airbender)” fosse a sua redenção, tanto que ele estava em minha lista de filmes mais esperados do ano. Infelizmente presenciei mais um trabalho fraco do diretor/roteirista/produtor (um faz tudo praticamente) e saí totalmente decepcionado da sala.

Confesso que pouco conhecia o desenho, mas tinha noção pelo menos do que se tratava. Na verdade o filme começa até bem, tem um visual impressionante e bem trabalho. As criaturas são muito bem feitas e no início temos até umas piadinhas e situações ‘engraçadinhas’ para descontrair, que não demora muito dá lugar a uma trama insossa e, apesar de falar muito em mundos e criaturas espirituais, é totalmente sem alma.

Adaptado do desenho “Avatar” – que teve seu nome trocado nos cinemas por causa do bilionário filme de James Cameron – somos apresentados a um mundo habitado por quatro nações, o povo da água, do fogo, do ar e da terra. Cada uma dessas ‘tribos’ possuem algumas pessoas que são conhecidas como “mestres” (na verdade o correto seriam dobradores) do elemento ao qual pertencem.

Depois de 100 anos desaparecido, o jovem Aang (Noah Ringer), é encontrado e nele são depositadas as esperanças de colocar paz no mundo, que vive em conflito com o povo do fogo dominando tudo. Aang é um avatar, uma pessoa capaz de dominar os 4 elementos e que possui a tarefa de por ordem entre os povos. O problema é que ele só domina o ar e precisa aprender os outros elementos o quanto antes.

Os problemas são muitos, primeiro Shyamalan tem o obstáculo que toda trilogia ou franquia enfrenta em seu primeiro filme, apresentar os personagens e a história. A questão é que isso ocorre praticamente durante todo o tempo, parece uma grande e chata aula sobre o universo de “Avatar”. Com isso sobra pouco espaço para desenvolver as motivações dos personagens, tudo soa forçado e sem propósito.

Outro grande problema está no elenco que é muito fraco. Primeiro o destaque no poster vai para um personagem secundário interpretado, sem carisma algum, pelo ator Jackson Rathbone (o motivo? Ele participa da Saga Crepúsculo). Dev Patel (Quem quer ser um Milionário) tem talvez o melhor personagem da trama, o príncipe Zuko, o filho renegado pelo pai em busca de sua honra, mas ele estraga tudo com chiliques ininterruptos. Ainda temos a menina que faz a Katara (Nicola Peltz), ela é a pior e apresenta uma atuação deprimente.

Sem sequer possuir um final com um clímax digno de toda a boa produção e expectativa gerada, Shyamalan nos entrega um filme tão fraco quanto seu pior trabalho que foi “O Fim dos Tempos”. Ele não conseguiu apresentar a trama de forma convincente e interessante para quem não conhecia o desenho e, de quebra, conseguiu deixar os fãs enfurecidos por deturpar uma história com tanto potencial.

55 comentários sobre “O Último Mestre do Ar (The Last Airbender)

  1. Nossa, estou impressionado com as críticas em torno deste filme, pelo visto a carreira de Shyamalan chegou ao fim do poço, ele vai ter que rebolar muito para conseguir se reerguer. Claro, ainda não vi o filme e acho que vou ver apenas em DVD. Não gosto de ver filmes ruins no cinema, HAHA.

    Curtir

  2. Cara, já comecei a ler o post convicto que não iria assistir este filme, mas depois que vc disse que é tão fraco quanto Fim dos Tempos, enterrou de vez a minha vontade 😀

    Só de me lembrar daquela bomba já fico enjoado.

    Curtir

  3. Poxa, que pena… Este também era um dos filmes mais esperados do ano para mim…

    Mas após ler a resenha, não tenho mais esperanças, e também não vou gastar meu precioso dinheiro assistindo isso. De fato, é uma pena que uma história tão legal e com tantas possibilidades de explorá-la na telona tenha terminado desta forma.

    Só espero que o filme de World of Warcraft não vá pelo mesmo caminho… rs

    Abraço!

    Curtir

  4. Ah, mas eu disse que não era para ver em 3D, é uma enganação, só tem algum efeito na introdução, depois a gente até esquece.

    Quanto ao filme, é um rascunho da série, e como falei a sensação é de que estamos em uma grande introdução que não começa nunca. Mas, não achei de todo mal, nem me arrependo de tê-lo visto. Gosto muito da série e da história, e tem resquíscios dela lá. A direção também não é ruim, apesar do péssimo roteiro. Quanto as atuações, a menina que faz Katara é ruim, assim como o ator que faz seu irmão Sokka, mas os dois são tão coadjuvantes no filme, que sinceramente não fizeram diferença. Já Dev Patel destrói um dos melhores personagens que conheço.

    Curtir

    1. Eu fui ver em 3d porque estava meio sem escolha, fui com um grupo de amigos ai já estava fadado a isto e é realmente uma lástima.

      Talvez você tenha gostado um pouco mais por conhecer o desenho e ter visto no filme algumas coisas que lhe trouxeram as boas marcas da série.

      Mas eu te garanto que para quem não é fã, o filme é muito fraco e parece uma grande aula didática, sem climax, sem emoção.

      Curtir

  5. Márcio posta para nós sua crtica ao filme “Tekken” uma adaptação do jogo de luta famoso pra Play 1 e PLay 2
    ele saiu em Dvd essa semana quero muito ver a critica dele
    não confio nas criticas dos meus amigos rsrs.
    ___________________________________________________________________
    E quanto a esse filme Avatar realmente foi muito bom mudarem o titulo assim ninguem que é realmente fã perde tempo vendo esse filme!
    O desenho era tão massa assistia na Tv baixava os eps via internet,etc
    e ELES conseguiram acabar com um desenho de sucesso mundial.
    Sem Mais!!!!

    Curtir

  6. Já esperava que o filme não fosse bom, mas iria assistir porque acho o universo de Avatar incrível. Todas as criticas que li agora foram ruins, e acabei desanimando. Mas tem belos efeitos especiais. Vou esperar pelo Blu-Ray. Abraço.

    Curtir

  7. Fui ver Hoje o filme em 3-D Que em grande parte do filme nem é nescessário, concordo com o cara que disse que o filme
    e uma grande introdução, sem falar que o Aang não apresenta nenhuma evolução durante o filme, ele começa um pateta chorão e termina como um pateta chorão, tenho a impressão de que os produtores e o diretor nunca viram a série antes de fazer o filme, estragaram uma história perfeita

    Curtir

  8. Porra, man! Não vi este filme e só ver-lo-ei caso alguém pague a minha entrada, mas você disse muitas coisas com as quais concordo. Também sou muito fã de Shyamalan e apesar de ele ter entregado filmes decrescentes em qualidade, como você, eu não perco a fé nele. Sempre espero sua ressurreição das cinzas. THE LAST AIRBENDER me parece mais um elefante branco by M. Night Shyamalan. aff… ¬¬’

    Fico realmente triste com isso e não quero pensar que ele tenha sido apenas uma promessa (chegou até a ser chamado de ‘o novo Spielberg’, lembra?), e acredito, do fundo do meu coração cinéfilo, que DEVIL (cujo trailer também me empolgou e encheu de esperança) vai valer a pena e, talvez traga-o de volta aos 5 controles remotos. ^^.

    Curtir

  9. EU ODIEI O FILME
    EU JA TINHA VISTO TODO O DESENHO E TAVA COM GRANDE ESPECTATIVAS NESSE FILME!!! MAS FOI UM LIXO!!!!!!!!!!!!!!1
    NAO TEM NADA A VER!
    ALEM DE CORTAR MUITAS CENAS IMPORTANTES O FILME EMENDA TUDO!! – DE UMA MANEIRA ESDRUXULA-
    EU ODIEI E OS PERSONAGENS NAO TEM NADA A VER! O CENARIO E RIDICULO !
    O FIGURINO E RIDICULO
    OS PERSONAGENS ESTAO UMA BOSTA
    NINGEM TA PARECIDO!! O CABELO DELES E RIDICULO
    E SEM DUVIDA O PIOR FILME QUE EU JA VI
    E QUANDO DIZEM QUE FILME DE LIVRO E RUIM PODE TER CENTEZA QUE FILME DE DESENHO E IMPRESTAVEL

    Curtir

  10. Pingback: follownews.com.br
    1. Me permita errar e esquecer um pouco meu caro, seu comentário realmente foi interessante, acho que me passei.

      Também confio muito que Devil trará o velho Shyamalan de volta. Fora isso ele ainda deve fazer uma espécie de “Corpo Fechado” 2.

      Aguardemos, e perdoe-me hehehe

      Curtir

  11. Concordo com a crítica, porém o que me deixou mais decepcionada com o filme foi a falta de preocupação com as características de personalidade dos personagens (de todos eles ficaram a desejar). O desenho além de prender nossa atenção pela criatividade, conectividade dos episódios e pelas ricas cenas de ação, nos diverte com as brincadeiras infantis de Aang e o sarcasmo de Sokka, e nada disso apareceu no filme 😦

    Curtir

  12. Acabo de voltar do cinema, fui sem pesquisar qualquer critica.

    Gostei, e recomendo aos amantes de avatar.
    Fui fissurado pelo anime, conhecia a historia e estava louco para ve-la reproduzida em filme.
    Pontos positivos:

    Assisti em 3D e acho que vale a pena, o filme nao traz os efeitos que todo mundo sempre espera, mas fornece um fundo as paisagem, que infelizente são poucas mas muiito bem trabalhadas, acredito sim que no requisito cenario Shyamalan soube fazer bem seu trabalho e o 3D colabora e muito.

    A historia, foi levemente modificada, mas encarei como uma diferença boa, uma outra percepção diferente da minha, e gostei também.

    Atuação pessima. não ha comentários. é obvio que nenhum ator assistiu ao anime, e se viu, fez questão de nao puxar a essencia do personagem.

    no geral, o filme nao é envolvente… gosta apenas quem acompanhou o anime.

    Curtir

    1. Rei, entendo e aceito você ter gostado do filme, mas dizer que só gosta quem acompanhou o anime está errado.

      Fui com fãs da série animada e todos odiaram, no grupo, o único que gostou nunca tinha assistido.

      Eu vi alguns episódios após assistir ao filme e pude constatar que o anime é muito melhor.

      []´s

      Curtir

  13. Vcs são tudo loko isso sim, e essa critica ai do filme foi um doente que fez….Ele se acha oq? o rei do mundo neh pra falar que os atores são péssimos, o roteiro é ruim etc…também assisti o anime e não é pra tanto, e ainda fikam falando que o filme estragou o anime..???o anime é um coisa e o filme é outra apenas baseado no anime.
    vcs tem é que parar com esses escandalos,o filme pode ser escolhido o melhor do ano que sempre tem gente pra fika falando mal…é isso ai,eu gostei do filme,tem efeitos especiais de primeira,apesar de algumas partes meio chatas é um ótimo filme..

    Curtir

    1. É isso man, sua opinião PODE ser diferente da minha e da dos outros, só não precisa achar que todo mundo que não concorda contigo é maluco ou tá dodói da mente.

      Eu não disse que o filme era horrível também, classifiquei como regular por achar que é fraco e ficou devendo.

      O desenho é muito melhor.

      Mas aceito sua opinião numa boa, mesmo sem concordar.

      []´s

      Curtir

      1. Não suporto quem vai atrás da opinião dos outros!
        Formem suas próprias opiniões!
        Esse é o problema, quando uma criatura abestada sai dizendo que pau é pedra e um bando de tontos saem repetindo a mesma asneira sem ter a capacidade de defender uma opinião própria!
        Não assisti Dragon Ball, não tenho comentários a fazer, mas “The Last Airbender” é um ótimo filme tanto para quem acompanhou ou não a série AVATAR.

        Curtir

      2. Se as pessoas tivessem a mesma opinião que você elas estariam atrás de você, logo você não as suportaria também? Você gostou do filme? Ok, é a sua opinião e apesar de não concordar e aceito. Ofender todo mundo não é a melhor maneira de provar que você tem a razão.

        Abraço

        Curtir

  14. eu assisti ess filme semana passada!!!
    não fui ver no cinema por causa das criticas lidas aqui!!
    eu esperei atualizar em site de download em qualidade de DVD e baixei!!!
    eu nem achei o filme fraco….eu nachei uma verdadeira decepção, uma vegonha pra o desenho!!!
    eu achei muito triste ele não ser fiel a hitória origina..tendo personagens descaracterizados como Zuco, Iroh tio dele, e o senhor do fogo!!!
    enfin o filme é um cocô biando na praia!!!

    Curtir

    1. Thiago, sem dúvidas o desenho deve ser realmente melhor, pelo que ouvi falar de fãs da série e também por uns 2 episódios que assisti.

      Mas o filme tem algumas (poucas) qualidades, não chega ser tão deplorável assim.

      Curtir

  15. Nossa pelo visto mais uma adaptação de um anime em filme que foi fracassada, realmente Avatar o desenho tem uma história envolvente e engraçada, muito bacana mesmo,
    – Mas parece que o filme não deve ter ficado fiel ou aceitável
    a história original… ;/

    Curtir

  16. Achei o filme muito fiel, apareceu partes de vários episódios, mas o sokka (jackson rathbone) não teve muitas cenas mostrando sua personalidade sarcártica e seu papel como personagem humorístico, além de que katara (nicola peltz) não foi mostrada com sua personlidade maternal, gentl e que nao resiste a ficar fazendo discursos sobe esperança (kkkk, livro 3 eisódio 17), o tio Iroh também não foi mostrado com seu senso de humor e personalidade calma e despeocupada que tanto irrita seu sobrinho e aang não foi mostrado tão engraçado e mei trapahão como é no desenho.

    També teve outro problema notável mas suportável: as pessoas na tribo da água do sul tem cor de pele mis escura e na nação do fogo tem pele mais clara, no filme foi o contrário: katara e sokka extremamente brancos e zuko (dev patel), tio Iroh, Zhao entre outros da nação do fogo com a pele mais escura, o que pensando bem é como deveria ser, pois as tribos da água ficam nos polos onde é extremamente frio, e em lugares frios a maior parte da população tem pele clara, e na nação do fogo, local com temperatura bem mais alta as pessoas costumam ter cor de pele média e mais escura.

    Então, em geral, faltou o senso de humr do desenho e mostrar melhor os personagens. Outro ponto foi o exagero que inventaram, como se fosse necessário fazer 40 movimentos de capoeira, kong fu, karate ou sei lá o que para que cosiguissem dobrar os elementos, como quando aang demonstra suas abilidades de dobrador de ar na tribo de água do polo norte.

    Curtir

  17. caro Marcio Melo, é extremamente errado e anti ético julgar atores não por sua atuação mas devido a não gostar do tema ou história de seus trabalhos anteriores, como jackson rathbone. Ele fez crepusculo e, na minha opinião, fez um belo trabalho como jasper. Eu li os livros e sou sim uma fã da saga, claro que percebo os pontos ruins da história, o exagero da dramaticidade algumas vezes entre outros, também sei da aversõ que muitos tem com relação a crepusculo sem nem ao menos conhecer, mas mesm que conheça e ainda assim não goste, não é por ter feito parte de um filme cuja história não o agradou, você deve condenar um ator. por favor responda.

    Curtir

    1. Se você tivesse lido meus posts sobre os filmes anteriores da Saga Crepúsculo veria que eu não falei mal dos filmes, apesar das brincadeiras.

      Em realação ao “Jasper” neste filme ele está muito muito fraco.

      O que eu comentei foi em relação ao destaque no poster do filme, onde tem ele bem grande (mesmo sendo personagem secundário) e escrito que ele era alguém da Saga Crepúsculo num claro intuito de trazer gente para ver Avatar.

      Curtir

  18. Achei o filme muito fiel em geral devido a q várias partes d eepisódios apareceram, conversações do desenho ou parecidas, não excluindo ou modificando nenhuma cena, a primeira vez que assisiti vi apeas isso, como era igual ao desenho e reparei nas cores de pele, mas em geral, fikei bastante feliz com o resultado, se tivessem dado mais atenção aos problemas que mencionei teria ficado completamente perfeito

    Curtir

    1. Eu não conhecia o desenho e não gostei do filme, achei fraco.

      Depois eu fui assistir um episódio do desenho e vi que os personagens são muito melhores do que os que foram apresentado no filme. Eu preferi de longe o desenho…

      Curtir

  19. Ta comprovado, o filme é ruim! Só hj tive oportunidade de o ver. Conseguiram 5 razzies sendo assim considerado o pior filme de 2010.
    Não conhecia a animação, acredito que é melhor que o filme!

    Curtir

  20. Só vi comentários de gente ignorante até agora e de quem nem acompanhou a série do desenho AVATAR!
    O desempenho da maioria dos atores foi muito boa e eu, meu filho e marido, que acompanharam toda a série, adoramos o filme, já comprei o DVD e está entre os meus favoritos.
    Acho que o Shyamalan está sendo perseguido por alguns críticos de fundo de quintal!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s