10 Coisas que você provavelmente não sabia sobre o cinema 3D

*Dica do grande Roberto Câmara do Me Tire Deste Ócio (e muitos outros)

Pra você que acha que o cinema 3D é novidade ou que sabe tudo sobre essa febre em nossos cinemas atuais, aqui vai uma listinha com dez fatos curiosos sobre filmes em 3D:

1. O inglês William Friese Greene foi o primeiro inventor a patentear um dispositivo que combinava a visualização de duas imagens em uma. Sendo considerado o precursor das imagens em 3D. Isto aconteceu sabe quando? Em 1894!

2. Em 1915 no Astor Theather em Nova York aconteceu a primeira demonstração de um filme em 3D. Os espectadores utilizaram um óculos vermelho e verde para assistir garotas dançando nas cachoeiras do Niágara.

3. O documentário “Movies of the Future” de 1922, foi o primeiro filme estereoscópico a ser exibido para um público pagante. Aconteceu em Nova York no Rivoli Theather e tinha a incrível duração de 14 minutos.

4. A Columbia Pictures foi o primeiro estúdio a faturar com um filme em 3D com “Man in the Dark” de 1953 que era na verdade um remake de “The Man Who Lived Twice” de 1936.

5. O primeiro filme em 3D a encorajar o uso de óculos ‘polarizados’ com sons sincronizados foi o italiano “Nozze Vagabonde (Beggar’s Wedding)” em 1936.

6. A Warner Bross foi o segundo estúdio a criar filmes em 3D. Em 1953 com “House of Wax” (que teve o título nacional ‘Museu de Cera’) o mundo teve sua primeira obra deste tipo com som estéreo e a cores.

7. A comédia erótica “The Stewardesses” foi o filme mais rentável da história do cinema 3D. Custou 100 mil doletas e rendeu 30 milhões. E isso aconteceu em 1969.

8. “Os Fantasmas de Scrooge (A Christmas Carol)” de 2009 dirigido por Robert Zemeckis custou 200 milhões de dólares sendo a animação 3D mais cara dessa nova onda de blockbusters. Arrecadou mais de 323 milhões ao redor do planeta.

9. O filme “Alice no País das Maravilhas” de Tim Burton, lançado neste ano de 2010, arrecadou mais que Avatar considerando o final de semana de estréia faturando mais de 116 milhões de dólares. É até hoje o recorde de abertura dos filmes em 3D.

10. O ano de 2009 pode ser considerado como o ano da “febre 3D”. Foram lançados no total 10 produções do gênero (o maior número de lançamentos em um único ano). Claro que 2010 ainda não acabou e este número pode ser superado.

Fonte: BeemBee.com (via Roberto Câmara)

10 comentários sobre “10 Coisas que você provavelmente não sabia sobre o cinema 3D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s