Tropa de Elite 2 (Ação, Policial, Drama: 2010 – 116 min)
Dirigido por José Padilha com roteiro de José Padilha e Bráulio Mantovani. Estrelando: Wagner Moura, André Ramiro, Maria Ribeiro, Pedro Van Held, Irandhir Santos, Seu Jorge, Milhem Cortaz, Fernanda Machado, Tainá Müller.
Um dos dias mais pitorescos de minha vida foi quando compareci ao quartel militar no alto dos meus 18 anos fazer parte do alistamento (que claro arrumei um jeito de ser dispensado das obrigações). Teve um momento que estavam chamando as pessoas pelo nome, e cada hora vinha um nome mais esdrúxulo que o outro e todo mundo rindo muito. Um militar parou na frente de um sujeito que estava gargalhando e disse: “Você está rindo agora mas eu posso fazer você chorar, você quer ver?”.
Antes que alguém ache que está no lugar errado, ou estou pirando e escrevendo textos do meu blog pessoal aqui, eu lhes digo que todo esse preâmbulo foi só para comentar sobre o que representou Tropa de Elite 2 para mim. É uma grande obra de entretenimento que diverte mas, antes de mais nada, trata-se de um verdadeiro tapa na cara (daqueles com a mão aberta) da sociedade brasileira.
O enorme e estrondoso sucesso do primeiro Tropa de Elite, mesmo tendo sido ‘lançado’ antes no mundo da pirataria, fez com que tanto Wagner Moura quanto o diretor e roteirista José Padilha tivessem nas mãos um grande desafio, corresponder às grandes expectativas geradas em torno de uma sequência. O mais incrível é que o segundo filme, pelo menos em minha opinião, consegue superar o primeiro, que já foi ótimo.
Na trama temos o Capitão (agora Coronel) Nascimento (Wagner Moura) descobrindo que seus problemas não eram somente os traficantes, mas algo muito maior. Combater “o sistema” tem um preço bastante alto e, com isso – ele que acaba se tornando subsecretário de segurança pública do Rio de Janeiro – acaba ganhando muitos inimigos. E quando a coisa se torna pessoal, sai de baixo.
Continuamos tendo muita violência, bastante polêmicas (daquelas de deixar o povo que acusa o personagem de Padilha de ser fascista ao extremo de cabelo em pé) e também alguns bons alívios cômicos. Mas o prato principal é toda a reflexão sobre política que o filme joga na nossa cara.
Para acabar não entregando detalhes e estragando a surpresa de quem ainda não conseguiu assistir Tropa de Elite 2 não vou me alongar mais nos comentários a respeito do filme. Este era um dos mais esperados do ano e fez jus a toda expectativa que ele carregou durante todo esse tempo. Fico feliz de ver que uma das melhores obras do cinema deste ano pertence ao Brasil.
Uma produção que consegue mesclar diversão, ação, drama e ainda conversar com o público sobre questões importantes merece realmente ser visto por todos. Daqueles trabalhos imperdíveis e extremamente recomendados. Agora é só aguardar os recordes.
hm não estou tão ansioso para ver, mas espero que seja algo tão bom quanto o primeiro.
CurtirCurtir
Tomara que bata todos os recordes mesmo, já bateu de bilheteria da primeira semana. Espero que o público total chegue pelo menos perto de Dona Flor.
bjs
CurtirCurtir
Gostei da sua crítica
O que torna o segundo filme melhor do que o primeiro (e eu concordo qdo vc diz isso), é o Coronel Nascimento se mostrar um cara ingênuo, perdido e iludido pelas aparências do sistema.. igualzinho a maioria dos brasileiros.
Ótimo filme, já assiti duas vezes =)
CurtirCurtir
Quero ver esse filme ainda nos cinemas *-*
CurtirCurtir
Quero ver nos cinemas.
Mas preciso rever o primeiro =)
…abs.
CurtirCurtir
Ddii_, eu gostei mais deste do que o primeiro.
Amanda, não tenho dúvidas que a tendência é só melhorar os números, o filme é excelente.
Linno, essa identificação é FODA. O filme é realmente demais.
Rafael, não deixe de contribuir com a bilheteria e assistí-lo no cinema, este vale muito a pena.
Alan, faça isso, mas não deixe de assistir. É um dos melhores do ano.
CurtirCurtir
Esse Tropa foi muito melhor do que o primeiro!!!
CurtirCurtir
Concordo contigo completamente Binha
CurtirCurtir
O filme é muito bom mesmo! Em breve minha resenha.
CurtirCurtir
Nossa, que doideira. E eu achando que Tropa de Elite 2 seria um filme fraco, apenas para lucrar graças ao sucesso do primeiro, mas até agora é só elogios. Vou me programar para ver! Abraço.
CurtirCurtir
Ramon, estou aguardando ansioso a sua resenha. Para mim é um forte candidato a melhor do ano até aqui.
Doug, doideira mesmo é você não ter assistido 😛
CurtirCurtir
Man! Ainda nao consegui assistir. Ja fui duas vezes as bilheterias! Se na proxima eu nao conseguir, vou assistir em DVD.
Procure pelo seriado Survivors (com s, sem s é outro seriado). Vc vai gostar muito.
Abraços.
CurtirCurtir
Baita filme. Várias “homenagens”, Tim Lopes; Bocão, Varella e outros; Garotinho; Álvaro Lins; e até o Collor com o seu engula as suas palavras.
CurtirCurtir
Anderson, vi quarta no shopp paralela e tava tranquilo incrivelmente, não deixe de colaborar e assistir no cinema, vale o ingresso.
Frederico, as ‘homenagens’ realmente foram muito legais ehhehe.
CurtirCurtir
Com certeza Márcio, esse é um dos menlhores do ano! E é orgulho nacional!!!
O fato de abordar um tema social com tom de crítica e ainda conciliar ação com alguns toques de humor … concordo com seu texto. Foda! Que venham mais filmes assim no nosso Brasil.
CurtirCurtir
até que enfim o cinema nacional fez algo que preste em sequência!!!nos livramos do estigma de ter um verdadeiro lixo como ´´dona flor…“como o filme mais visto por aqui(não entendo como).
Ainda tenho os dois pés atrás quando se fala em cinema nacional,mas Tropa de elite 2 me agradou em cheio,até mais que o primeiro,que também achei um filmaço!
CurtirCurtir