Nestes 3 anos de blog, mais de 800 posts e 8125 comentários aprovados, eu só havia utilizado a classificação ZERO uma única vez, mas o “filme” (entre aspas pois como disse Roberto Carmara chamar isso de filme é uma ofensa) “Federal”, por conseguir a façanha de ser ruim em tudo (edição, atuação, montagem, etc.) vai levar a classificação que merece para este que já pode ser considerado como O PIOR FILME DO ANO e, sem dúvidas, um dos piores que já assisti em minha vida.
A bem da verdade conhecia pouco sobre essa produção, sabia que tinha Selton Melo e fui convidado para uma pré-estreia (que muito provavelmente deve ter sido o meu último convite depois deste post) resolvi encarar. Eu só posso acreditar que Selton esteja devendo dinheiro da mesma forma que Nicolas Cage para aceitar se prestar a um papel desses. E se nem ele se salva, o que esperar do resto? Aliás, que porra alguém espera de um “filme” protagonizado por Riccelli com aquela sua voz de suspiro vencido?
Não vou gastar mais do que uma frase para comentar sobre a trama, pois ela é tão interessante que a única coisa que te move durante a trajetória é aquela esperança de que chegue logo ao fim e os créditos subam. Aplaudi com veemência quando a agonia terminou na sessão que fui.
Recheadíssimo de clichês e de frases insossas e extremamente batidas, “Federal” começa parecendo uma reportagem do programa televisivo “Linha Direta” e ao passar do tempo se transforma num longa metragem no melhor estilo “Hermes e Renato”. Os tiroteios são tão mal feitos e as mortes tão ridiculamente coreografadas que me fizeram rir, em algumas oportunidades eu não me contive e gargalhei sem acreditar no que estava assistindo. Lembro que no meu 2º ano do Ensino Médio tínhamos um festival de cinema e os filmes apresentados lá ganham de lavada desta porcaria que Erik de Castro conseguiu dirigir.
O elenco encabeçado por Selton Melo e Carlos Alberto Riccelli trabalha muito mal. Alguns personagens de “apoio” (se é que podemos chamar por essa palavra) são horrorosos. Tem até participação internacional com Michael Madsen, que participou de alguns trabalhos de Tarantino, mas ele é triste também.
A minha maior frustração é não conseguir expressar todo o meu desânimo e desagrado com este que já vai levar o primeiro lugar no Top 10 Piores Filmes deste ano de 2010. Ninguém vai conseguir alcançá-lo. É uma pena que o cinema nacional entregue recursos para uma produção tão medíocre.
Tem situações no melhor estilo “Tropa de Elite” (parece que a história vem sendo produzida há tanto tempo que foi até antes de Tropa sair, mas enfim), saco na cabeça e até oficial chamado Matias aparece em um determinado momento. Tem até uns peitinhos e uma ou duas cenas de sexo um pouco mais tórridas (vou excluir sexo com grávida que pra mim é demais), mas nada que valha a pena, garanto.
Agora, sem dúvidas, o maior crime do filme “Federal” é ele ser exibido nos cinemas. Não se deixe enganar por Selton Melo no cartaz, fuja desta bomba.
Federal (Ação, Policial: 2010 – 91 min)
Dirigido por Erik de Castro com roteiro de Érico Beduschi, Erik de Castro e Heber Trigueiro. Estrelando: Carlos Alberto Riccelli, Selton Mello, Christovam Neto, Cesário Augusto, Michael Madsen, Eduardo Dussek, Carolina Gómez, Analu Silveira e Solange de Barros.
Você tirou a crítica da minha boca, cara. Filme PÉSSIMO. Roteiro, atuação, direção de arte e fotografia RIDÍCULOS, puts. Perdi meu sábado assistindo essa merda.
CurtirCurtir
Federal é tudo isso e um pouco mais Danilo. Uma das piores coisas já produzidas
CurtirCurtir
O pior filme que já assisti na vida. E estou falando sério. Como diz o texto acima, as produções de “Hermes e Renato” são muitíssimo melhores.
CurtirCurtir
Ah !! Melhor ainda pras locadoras!!! Essa porquera vai custar nada menos que R$ 109,90 !!! Tenho certeza que as poucas locadoras que estão por aí não irão empatar dinheiro adquirindo em RENTHAL.
CurtirCurtir
Ai na moral… fiquei com vontade de ver esse filme! pra comparar com o Seguranca Nacional… que é um filme “sensacional” tambem… um dos melhores da historia do cinema mundial… quem for ver o seguranca… repara na pinta do presidente, na cena no alto da serra…q o agente especial (tiago lacerda! hahaha) ta com o informante , que leva um tiro de alguem no minimo a uns 4 km de distancia, ele pega o carro dele( um gol bolinha!!!) pra descer a serra fugindo (de quem?) e sofre um acidente e do nada , numa estrada VAZIA , surgem criancas correndo e gritando… serio… imperdivel . Ou o presidente dando a ordem expressa para nao abaterem o aviao do TERRRIVEL traficante( que esta com uma escopeta dentro do aviao pra pegar nao sei quem!) e mesmo com a ordem (SUPREMA kkk) o agente especial bate no ombro do piloto e fala… manda logo o chumbo nele! hahaha e explode uma bomba atomica na floresta amazonica… é galera… ambos os filmes merecem apreciacao… mas de uma forma que NAO remunere de JEITO nenhum os criadores! portanto nada de alugar o DVD!!! abs
CurtirCurtir
Vcs não entenderam o filme, federal é a bomba que explodiram em segurança nacional, que pensava que era o pior filme que já tinha assistido. Acho que tem grana do governo aí, não é possivel alguem fazer uma merda dessa pra ganhar dinheiro.
CurtirCurtir
cara o filme é muito ruim… é parece filme pornô, não tem enredo… os caras vão morrendo, e o até o fim é escroto. Se ficarem curiosos não aluguem o DVD, vai no piratex, e depois pede pra trocar por outro alegando que tá com falha… Abraço
CurtirCurtir
*EMERSON* – Estimular a pirataria é abonar a criminalidade banalizando tudo o que é decente e correto fazendo de você um brasileiro, nas suas próprias palavras, “ESCROTO”. Ou você se acha melhor do que o produto nacional acima citado?
PESSOAL, se quiserem assistir ao filme, aluguem nas locadoras. Não vamos atribuir o fracasso do filme ao já sofrido mercado das locações. VAMOS DIZER NÃO A PIRATARIA!!
CurtirCurtir
* EMERSON * – Típico do brasileiro fudido. Reclama da falta de qualidade no serviço de saúde pública; exige escola pública de qualidade; reclama da falta de investimento em segurança pública, infra estrutura, etc., mas quer tudo de graça, sem contribuir com 01 centavo sequer com pagamento de impostos adquiridos de maneira LEGAL!! Ainda por cima, sugere “trambicar” com o vendedor! …Seres humanos ruins, filmes ruins…é a vida imitando a arte?!
CurtirCurtir
Concordo com a pirataria também não mas alugar esse filme Federal só se você for louco, esse filme deve ser queimado e triturado.
CurtirCurtir
Falar que é o pior filme do ano é ser gentil! é o pior da história, não sei como uma pessoa pode dirigir tão mal e o que é pior alguem se prestar a fazer um filme desses, e se desmoralizar como ator é perder o valor. O filme é apelativo pois senas de sexo, como´foi apresentado é não ter assunto, falando nisso por que os filmes brasileiros que concorrem ao OSCAR se passam em favelas, mostando somente a miseria do Brasil as mulheres são pouco mais que prostitutas, pois so mostram sexo e bunda, e bandidos traficantes, sem falar na quantia de palavrõs, se no Rio de Janeiro é normal falar de maneira tão vulgar aqui no sul não é assim. muitas vezes tenho medo de pegar filmes nacionais para assistir com meus filhos. isto é uma lástima.
CurtirCurtir
Nunca vi coisa parecida o publico se levantando antes do filme terminar e gritavam querendo o dinheiro do ingresso devolvido, realmente e uma vergonha as cenas de lutas são ridículas na sinopse fala que policiais federais prenderiam um dos maiores traficantes do pais e simplesmente estouram uma boca na ceilandia ridículo.
CurtirCurtir
Lixaoo do lixao!! Nunca vi nada igual… Nao consegui ver ate o final essa bosta. As cenas nao tem continuidade. A historia eh pessima. Eu moro em brasilia, Aquilo nao eh ceilandia nunca. Ceilandia eh uma cidade, nao eh favela com barracos de madeira nao. Se depender de mim todos morrem de fome… Pessimo em todos os sentidos.
CurtirCurtir
O salario dos atores comeu todos os efeitos do filme.É como aquela charge nao sei se é do Glauco ou do Laerte que mostra um artista que gasta a maior parte do dinheiro com os desenhos do Angeli.O filme é repleto de cliches,sem contar na atuaçao da produçao que se mostrou falha nos maiores aspectos .Se tivessem me pagado,decerto faria um roteiro melhor e mais complacente com a realidade que ,alias,nao deve ser totalmente retratada,uma vez que diretores de grande calibre como Scorcese a mostram sem apelar para palavroes exagerados nem cenas de sexo abusivo.O cinema brasileiro precisa de elegancia e filmes como Federal se juntam aos Meirelianos e Padilhenses que visam mostrar um real tomado a execraçoes.Infelizmente esse lixo ja está ficando cheio demais.
CurtirCurtir
O filme é tão ruim que até menção a Padilha e Meireles é demasiada pesada para estes cineastas
CurtirCurtir
Depois de ver esse filme com grandes nomes de Selton Mello e Michael Madsen percebi que até eu posso ser um ator de cinema e que o sucesso e destaque para cada filme vem da SUPER PRODUÇÃO de trás das cameras que mascara tiros, verbos ensaiados e pulinhos de dublagem fazendo parecer real. com boas cameras, fotografia de imagens, super produtores, diretores e $$$ principalmente.
Podem colocar até Will Smith ou George Clooney para fazer esse filme novamente. Mas se não ter uma boa produção é amador..
CurtirCurtir
que filme mais ridículo, não pensava que este filme fosse tão ruim assim, não assistem este filme só vão perder tempo de vida
vlw gurizada pela compreensão
CurtirCurtir
Pra começar detesto essa carcteristica do cinema nacional de poucos diálogos..tipo: um silêncio monótono regado a muitos olhares. tipo os atores passam mais tempo se olhando que falando. E sobre o filme FEDERAL, pqp o pior filme da minha vida, que tosco!!!!os sokinhos são ridiculos, tão quanto os efeitos sonoros. Selton me decepcionou e até agora não entendi a proposta do filme. Além de tudo a Policia fedral não atua em bocadazinha de bar com um ou dois gringos envolvidos, atua em coisa do tipo tráfico internacional, sei lá.Enquanto os soldados do BOPE se popularizaram como heróis da pátria, acredito que os federias ao ver esse filme devem está morrendo de vergonha!
CurtirCurtir
uma porcaria total, apelativo com senas de sexo inclusive com uma gravida que horror, sem enredo nenhum! e outra o ator principal (Senton Melo)fazendo apologia a cocaina que absurdo, aonde este pais vai parar e outra assim que vi a primeira cena tive nojo, o cara que se diz policial civil no filme pega a mãe de um suspeito uma senhora de idade e joga a mesma no chão que absurdo e os palavrões não dá para assistir nem com meu pai. os policiais federais e os civis deveriam entrar com um processo contra este filme, que vergonhaaaaaa
CurtirCurtir
Marcio acredite comprei esse filme pelo titulo e o merchant que fizeram pra mim, isso sem falar no “carinha que vende DVD pirata” que botou uma pressão da poha. Mas a moral da historia é que desde que comprei ainda não assistir seja coincidência ou não do destino, depois de ver sua critica sobre o filme, e a bagatela de 87 comentários me senti motivado para assisti-lo.
Marcio, ai vai um sms, cria logo a lista do “Será Ki esse presta Porra, Man!?” com os filmes, que estão para ser lançados.
Abraço, assim que ver o filme retorno para dar um pitaco, sobre o que achei.
CurtirCurtir
Dois erros você cometeu, sendo que um deles é bem grave. A pirataria é feio, mas isso vamos relevar porque o grave mesmo foi você ter ido pegar “Federal” sem vim ler aqui.
Agora, assista mesmo, e vá se divertir que esse é para mim um dos piores filmes que já assisti em minha vida.
PS: Esse deve ser provavelmente o mesmo carinha que vendeu ao meu pai o filme “Soldado Universal 3”, dizendo que era bala e quando ele assistiu queria tocar fogo no dvd.
Boa sorte.
CurtirCurtir
SE QUEREM ALGO MELHOR, ENTÃO FAÇAM. É MELHOR DO QUE “ANJOS DA LEI”… POBRES
CurtirCurtir
E você pelo visto é tão rico(a) que nem se rebaixa ao escrever, manda tudo em CAPS LOCK.
Parabéns champs, continue assim com estes argumentos fortes e defenda filmes medíocres apenas por conta de sua nacionalidade.
CurtirCurtir