Jogos Mortais 7 – Final

Quando o primeiro Jogos Mortais foi lançado em 2004, ninguém imaginaria que se tornaria uma franquia tão lucrativa. O filme despretencioso, com baixo orçamento, poucos cenários e roteiro elaborado imediatamente ganhou o gosto popular. Imediatamente, sentindo o faro do dinheiro, deu-se início uma das franquias mais lucrativas do cinema.

Em 2010, após seis filmes, foi prometido o último longa da saga: Jogos Mortais – O Final. Eu assisti mas sem nenhum tipo de expectativa porque meu interesse pela franquia terminou exatamente quando subiu os créditos finais do segundo filme. Este não é muito diferente dos outros… e teve a seu favor duas coisas: Responder o que aconteceu com personagens dos filmes anteriores e o famoso 3D.

A idéia principal se perdeu a muito tempo e o vilão JigSaw, já falecido, continua realizando seu jogo mortal através das mãos de infinitos personagens. O que me fez gostar do primeiro filme foi exatamente o jogo do vilão. Colocar os personagens em situações limite, obrigá-lo a fazer um grande sacrifício pela própria vida e arrepender-se de suas atitudes anteriores, foi algo maravilhoso. JigSaw era inteligente e muito preciso. As armadilhas dele não eram tão elaboradas porém mortais, sem contar que a vítima realmente tinha uma possibilidade de escapar.

O tempo passou, já no segundo filme JigSaw passou a focar suas armadilhas em um personagem central e fazer coisas mirabolantes como uma piscina de seringas usadas. O problema é que já no primeiro filme o vilão mostrou que sofria de uma grave doença, coisa que o deixou muito debilitado … Uma forma de manter a franquia foi criar “ajudantes” que ao longo dos anos iam sendo mortos ou trocados por outros. E foi exatamente aí que o filme se perdeu. O Jogos Mortais original ficou na memória e os outros descaracterizaram o vilão e suas armadilhas. O que antes era um aparato com um proposito de marcar a vida da vítima, agora eram verdadeiros aparatos que só um expert em engenharia poderia montar, de uma forma sincronizada e sem esquecer que aconteciam, as vezes, simultaneamente em várias salas.

Alerta de Spoiler

Neste ‘último” filme Jogos Mortais, o agente Mark Hoffman e John Kramer, viúva de JigSaw, brigam pelo seu legado. O jogo de gato e rato é bobo e com situações ridículas que demonstram que todos os oficiais da polícia que passaram pela franquia são totalmente despreparados. Em paralelo a isso temos um personagem que resolve ganhar dinheiro fingindo ser um sobrevivente das armadilhas de JigSaw e virou uma espécie de pop star com livro publicado. Não é de se estranhar que ele será o próximo a ter a chance real de entrar nas armadilhas e se arrepender das mentiras que conta. E por falar em armadilhas elas não são mais tão interessantes e posso dizer que o único aparato realmente diferenciado foi uma caixa transparente no meio da rua onde três pessoas são “testadas” e o público ao redor assistindo. Outro ponto a ser destacado neste filme são alguns antigos personagens que sobreviveram aos testes do JigSaw – ou seus assistentes – e aparecem em grupos de auto-ajuda e tentam se libertar do trauma; um deles é o nosso velho amigo Dr. Lawrence Gordon, que cortou o próprio pé e fugiu no primeiro filme. Uma passagem rápida mostrando como ele conseguiu escapar vivo é mostrada mas tudo que aconteceu depois tirou todos os méritos do personagem e o final foi totalmente desnecessário. Isso só nos deixou claro que podemos esperar um outro Jogos Mortais por aí… mas eu realmente espero que não.

18 comentários sobre “Jogos Mortais 7 – Final

  1. meninas me perdoem a Dani também….não achando que vc não entendam mal…..é porque mulher gosta mais de drama e romance…e o publico masculino e vidrado em sangue e sexo…espero que vcs me entendam…Abrass!!!

    Curtir

  2. Magina que isso, realmente os homens gostam mais de coisas sangrentas, lutas e sexo, mas algumas mulheres ( eu por exemplo ) gostam mais de filmes que tenham uma história decente e sangrenta também, não sou muito fã de drama e romance só se for bom e sem cliches.

    Curtir

  3. Nossa, que generalização machista! Sou mulher e não gosto tanto assim de drama e romance. Aliás, odeio romance.

    Mesmo amando filme cheio de sangue e violência gratuita, jogos mortais 7 foi bastante fraco. Concordo com tudo que foi dito!

    Curtir

  4. bem eu assisti o filme e não achei ruim não….esse é o mais escrabroso de todos…as mortes são mais aguniantes…mesmo asssim não superou os anteriores pra mim o melhor é o quarto filme…mais o filme num foi tão ruim como vcs disseram!!!

    Curtir

  5. Bem!na minha opiniao todos sao excelentes.Criticar um filme como Jogos Mortais é deixar explicito a falta de conhecimento.Quantos filmes conhecemos q mesclam sangue, tensão,pânico,dor,sofrimento,suspense.Essa mistura é que faz a diferença,pra mim foi um jeito bem diferente de fazer um filme de terror.Como Jogos Mortais só Jogos Mortais!!!!!

    Curtir

  6. pocha vida meu tem homem que tem 20,30,40anos e não tem coragem de assistir jogos mortais po eu tem 10anos sou criança e até minha professora fala que eu sou sangrento e outra a turma dos banbanban não e que não gosta ~e por que tem medo e pa fala a verdade o jogos mortais 7 não vai se o ultimo porque eu e meus outros amigos estamos tentando fazer um jogos mortais mas não tenho dinhero se alguem quizer ajudar

    Curtir

  7. jogos mortais 7 foi o melhor, porque? porque é o que tem mais armadilhas e é isso que alguem que assiste jm quer ver, ou seja, mortes e sofrimento. espero que tenha o 8

    Curtir

  8. Eu acho que todos os filmes foram bons, claro que uns melhores que outros, mas o 7 não é nem de longe o pior, também acho que tem uma questão de opinião também mas é um filme de terror apesar da história ter ficado confusa a partir do quarto fime o que alguém realmente espera de um filme de terror são sangue e um vilão cruel que nunca morre, e nesse caso que passa o trabalho para outro, claro que a história influencia e ajuda a compreender e a assustar os telespectadores, mas um filme bom é um filme bom, se voce só viu o filme 1 e ficou só nos spoilers dos outros é ÓBVIO que nao vai gostar do 7, fora que pra criticar a saga toda sem ver 4(ou mais) dos 7 filmes é totalmente sem fundamento. Agora pra quem viu todos os filmes e não gostou do 7 tudo bem ele tem sim seus pontos fracos (e eu pisquei e perdi toda a parte 3D do filme) mas ele tem sim suas partes boas assim como a coerência com o resto da série e pune aqueles que fazem coisas erradasn de um jeito que marca a vida das pessoas para sempre. Recomendo que não deixem de ver o filme por causa dessa (e nenhuma outra) critica.

    Curtir

  9. Mais um post de uma pessoa que NÃO entendeu a série de filmes. A história não morreu em ponto nenhum, ela continuou de forma muito boa até o sétimo filme… e ainda precisa ser fechada, por isso, mais filmes são necessários. Não vou explicar nada aqui porque a explicação de tudo é muito grande, por isso, recomendo que assistam novamente quantas vezes forem necessárias, até entenderem a história.

    Curtir

    1. Pelo visto discordar de você quanto a qualidade de uma obra é o mesmo que não entender. E precisaria a pessoa assistir 200 vezes até achar bom e aí sim entender?

      Curtir

  10. Tem um primeiro filme muito bem elaborado, uma obra prima sem precisar de rios de dinheiro. Pronto, pra mim poderia terminar ali, a partir do segundo foram apenas pra lucrar e mostrar sangue e mortes cruéis, nada mais. Um grande filme que pelo tema e pela proposta só poderia e deveria ter um único capitulo, os demais foram apelações como em muitos outros títulos que já vimos por aí.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s