Transformers 3 – O Lado Oculto da Lua (Transformers – Dark of the Moon)

Quando o primeiro filme da franquia dos brinquedos Hasbro foi lançado nos cinemas lembro de ter me empolgado e gostado bastante. O segundo filme foi lançado e o achei tão absurdo que o coloquei como um dos piores filmes do ano em que foi lançado. Chegamos então no que espero seja o fim de uma trilogia, um trabalho que vem despertando sentimentos bastante antagônicos e trazendo a tona o velho embate “crítica x público”.

Ainda que, no geral e com uma dose de boa vontade seja até divertido, “Transformers 3 – O Lado Oculto da Lua (Transformers – Dark of the Moon)” em sua essência é um filme bem boboca. Entendo perfeitamente que é justamente esta a proposta, mas não muda o fato de que é preciso relevar muitos e muitos defeitos para encontrar os pontos positivos.

Com cansativos 157 minutos de duração, a impressão que fica é que se fossem retiradas as cenas em ‘slow motion’ o filme teria metade do tempo. Junte-se a isso algumas passagens totalmente desnecessárias e personagens irrelevantes. Do elenco “descartável” o grande John Malkovich (“Jonah Hex”, “Queime Depois de Ler”) arranca algumas boas risadas com seu surtado personagem, mas não tivesse ele no filme falta nenhuma faria. Só que além de inchar o elenco Bay tenta arrumar um papel para todos eles, até mesmo para a “gostosa” da história que substituiu a outra que não prestava por ter discutido e ofendido o diretor.

De fato a jovem Rosie Huntington-Whiteley e todas as suas curvas (aquela cena inicial é de matar toda a plateia masculina) nos faz esquecer Megan Fox, mas fica claro que ela está ali apenas como uma variável da velha forma hollywoodiana de blockbusters, tem que ter o interesse romântico. Só que o casal protagonista não funciona, não existe o mínimo de química. Some a isso o fato de que simplesmente não me importei com nenhum personagem, nem humanos, nem robôs, quer dizer, a dupla de autobots “rock´n´roll” que vive com Sam (Shea Labeouf, “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”) esbanjam um certo carisma.

O que realmente faltou aqui foi entregar uma história mais enxuta e coerente, fica evidente que Michael Bay monta grandiosas cenas de ação em sua mente e depois tenta “ligá-las” de qualquer jeito, quando deveria ser o contrário, trazer um roteiro pelo menos razoável e enxertar toda a pirotecnia ao seu redor. De fato, podemos dizer que as cenas de ação são muito boas, isso ele faz com maestria. E vale ressaltar ainda o 3D, que se não é lá nada revolucionário como foi “Avatar”, pelo menos não é dos piores.

Se você for capaz de deixar o seu cérebro no lado oculto da lua tem boas chances de se divertir com “Transformers 3”, caso contrário fique em casa porque sair do conforto do seu lar para passar quase 3 horas vendo um show de câmera lenta, explosões e discursos de livros de auto-ajuda profanados por um robô-caminhão não é tarefa das mais fáceis.

 


Transformers 3 – O Lado Oculto da Lua (Transformers – Dark of the Moon, 2011 – 157 min)
Ação, Ficção Científica.

Dirigido por Michael Bay com roteiro de Ehren Kruger. Estrelando: Shia LaBeouf, John Turturro, Josh Duhamel, Tyrese Gibson, Rosie Huntington-Whiteley, Patrick Dempsey, Kevin Dunn, John Malkovich, Frances McDormand, Ken Jeong, Leonard Nimoy e Peter Cullen.

29 comentários sobre “Transformers 3 – O Lado Oculto da Lua (Transformers – Dark of the Moon)

  1. quando eu fui assistir esse que na verdade eu não assistir…a fila tava dando volta na escada rolante…tava se parecendo show..eu peguei fiquei na fila atéa bilheteria na esperança de consegui ver..todas as salas tinha sido preenchidas…éééé esqueci que era mês das férias..ainda estou tentando ver o filme..e não acredito que seja regular ou ruim ao meu ver..eu gostei de todos os outros.. consertesa vou gostar desse!!…e ainda tem Harry Potter e eu ainda nem vi esse…pooooorrrrrrquuueeeeeee???

    Curtir

    1. Thiago, pelo que te conheço você vai adorar Transformers 3, até porque sem dúvidas é bem melhor que o segundo. Não é um filme ruim, mas eu não consegui relevar tanta baboseira e o tempo do filme é muito grande, deixa tudo cansativo, mas essa é a minha opinião 🙂

      Quanto a Harry Potter, já comprei meu ingresso antecipado e num cinema com lugar marcado, então, não tem erro nem preocupação para mim e meu irmão!

      Curtir

  2. Desisti de Transformes no primeiro filme.
    Lembro que fiquei animado com o primeiro,
    comprei o ingresso antecipado e cheguei cedo para
    pegar um bom lugar,mas quando acabou a fita me senti
    como se estivesse saído de um liquidificador,meu
    cérebro quase derreteu…de tanta chatice e barulhos.
    Enfim espero que seja o fim mesmo.

    Curtir

  3. ótimo filme… Michael Bay mais uma Vez não me decepcionou..esse teve mais ação do que os outros..mais não supera o primeiro..mesmo assim muito valeu apena…agora a atriz que faz a namorada dele a atuação dela no filme é péssima..parece que ela tá pousando pra fotos sensuais do que atuando..eu concordo com você que esse filme tem muita baboseira até mais do que os outros..mais num achei cansativo não..eu adoro filmes longos..eu vivo assistindo a versão estendida de “O Senhor Dos Anéis” direto…o tempo desse filme num me faz nem bocejar..xD

    Curtir

  4. Márcio, eu assisti o filme e foi bastante divertido. Concordo que tem muita baboseira e piadas sem graça. Os robôs não passam nenhum tipo de emoção, não senti nada quando pareciam que tinham morrido. Porém, os efeitos especiais (que gosto muito) são legais. Consegui me diverti assistindo. Muito legal seu post Márcio, muito engraçado, rsrssrrs. Abraços!

    Curtir

  5. Em relação ao filme:
    Realmente, roteiro no transformers não é levado a sério. Principalmente o do 2, que foi escrito pelo próprio Michael Bay (na época da greve dos roteiristas, a qual, atrasou alguns filmes e várias séries na época).
    Mas acredito que o filme atingi a maestria, nos efeitos especiais e nas cenas de ação (que são muitas). Sempre que penso em transformers, me vem a cena do começo do 2, onde o Optimus Prime é assassinado (robôs são assassinados?). Acho genial aquela cena.
    Além de que, gosto da atuação do Shia Labeouf, sempre vi ele como um bom ator (controle absoluto, paranoia), tornando o filme muito mais leve e descontraído, se encaixando perfeitamente no papel.

    Em relação ao 3, não vi ainda, pretendo, pois gosto muito da série Transformers.

    Primeira vez que eu posto aqui, descobri esse site hoje e achei muito bom.

    Curtir

    1. Lucas, obrigado pelo seu comentário e elogio, de verdade 🙂

      Eu na verdade nem tenho nada contra Shea Labeouf, também gosto das atuações dele e o problema. Mas pelo que comentou vi que entendeu o meu ponto de vista.

      Curtir

    1. Sim, já vi, e a “chupação” não para por aí, além da cena do filme “A Ilha”, a trilha sonora é chupada de Nolan de “A Origem” (na verdade ele usou algo semelhante também em “O Cavaleiro das Trevas”) e, pra fechar, tem uma passagem que lembra uma cena de Highlander.

      A arte imita a arte, é por aí 🙂

      Curtir

  6. Uma bosta.
    A pior parte foi aquele alien em forma de sucuri quebrando o prédio. A porra demorou uns 20 minutos pra cair.

    Ele todo inclinado, passava os personagens dentro do prédio; quando voltava a cena, o prédio já tinha ficado em pé de novo… que lixo. Me lembrou MacGyver que ficava amarrado dentro d’água. Quando só faltava uma narina pra ele se afogar, a cena cortava e quando voltava, a água tinha baixado uns 3 palmos.

    Curtir

  7. Realmente vcs não entendem nda de filmes, como podem falar mal de um

    dos filmes mais esperados de todos os tempos, a saída dos quadrinhos

    para os cinemas, vcs só podem estar di brincadeira msm…!!!!

    Não tenhos palavras para descrever a burrice de vcs nos comentários

    sobre o filme…..

    E principalmente a crítica desse idiota que postou este artigo

    ridiculo, esse

    concerteza não entende absolutamente nda sobre filmes!!!

    O meu conselho pra vc é que estude um pouco mais o conteúdo, tente

    entender melhor as histórias dos filmes, a idéia que o diretor tenta

    passar em relação ao filme!!!

    Bom abraços, e raciocine so bre esta questão?

    Curtir

    1. David meu caro, pelo visto você que assinou como Fox Filmes Brasil entende bastante de filme, porque não cria um blog e escreve?

      Transformers 3 pode até ter lhe divertido, mas dizer que é um filme bom pelo amor de Jah!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s