A Centopéia Humana 2

 

Nome: The Human Centipede 2 – 2011

Direção: Tom Six

Sinopse: Martin, um homem com muitos problemas psicológicos,  fica obcecado pelo filme A Centopéia Humana e resolve fazer a sua própria versão do horror.

 

 

É difícil falar de A Centopéia Humana 2. Muito difícil mesmo, mais até do que eu poderia imaginar quando resolvi assistir. O burburinho em torno do filme ajudou a criar uma expectativa do quão repulsivo poderia ser esta sequência. Quando o Reino Unido tentou banir o filme, muitos falaram que era um absurdo, não pode haver censura, as pessoas devem decidir o que assistir… eu preferi me omitir. Como posso falar a respeito de algo que eu nem vi? Vocês poderíam até mesmo dizer que não importa o conteúdo, não pode ser censurado… eu diria que não é bem assim. Um exemplo: eu sou totalmente a favor de boicote  (não censura) a filmes que matam animais para suas produções. A grande questão não é necessariamente o ato de censurar algo mas acredito sim na outra ponta: a competição para ver o quanto se pode ir mais baixo para chocar o público. Antes que digam que sou a favor da censura vamos voltar ao filme…

O Reino Unido mudou sua decisão de proibir o filme mas exigiu um total de 32 cortes o que prejudicou de certa forma o choque das ações de Martin e claro, provocou alguns furos no filme. Tudo isso porque classificaram o filme como moralmente repreensivo. E eu concordo. A Centopéia Humana é um filme repugnante. Isso não quer dizer que ele é ruim… sua idéia é chocar, ele consegue isso; o filme tenta ser asqueroso ao ponto de você fechar os olhos para não ver determinadas cenas, nisso ele obteve sucesso. Mas um filme não se sustenta só por isso, então vamos falar sobre o decorrer dele.

Martin é um homem com sérios problemas psicológicos. Ele mora com a mãe que o odeia por ter denunciado o pai que o violentava e o culpa pela prisão e abandono do marido. Além disso, Martin ainda é molestado pelo terapeuta que só piora seu quadro clínico. Tudo isso já é um contexto um tanto bizarro mas some a isso as nuances do nosso vilão Martin: um homem bem acima do peso que por conta disso tem dificuldade de locomoção, tem os olhos esbugalhados, um olhar psicótico, asmático, viciado no filme A Centopéia Humana o qual assiste incessantemente e se masturba (com uma lixa) vendo as cenas  do filme. Ele guarda notícias, fotos, desenhos e uma espécie de maquete em um grande álbum em homenagem a Centopéia Humana. Martin não diz uma única palavra durante  filme e isso não faz dele menos assustador, por sinal, se eu encontrar o ator Laurence Harvey  na rua eu com certeza mudo de calçada. O trabalho dele como este personagem é surreal.

A obsessão de Martin por  A Centopéia Humana fica tão latente que ele decide fazer sua própria centopéia unindo nada menos que 12 pessoas raptadas no estacionamento onde ele trabalha como segurança. Ao contrário do seu  mestre que fez uma cirurgia com anestesia em uma sala de procedimentos médicos, Martin usa uma maleta com grampos, martelos, facas, fita adesiva e muitos outros materiais nojentos.   A partir daí somos “agraciados”  com tudo aquilo que o primeiro filme não mostrou: O gore.

Por falar nisso, esse filme é todo em preto e branco e parece que acontece em um universo paralelo.  Acho que o este recurso foi bem utilizado porque apesar de tudo que vimos  – massacre de uma mulher grávida, de um bebê, extração de dentes, estupro da centopéia, cortes, escatologia extrema – caso fosse em cores seria muito difícil de fazer com  ess grau de realismo e em vez de chocar ficaria tosco. O primeiro filme foi muito ciriticado por não ter sangue e  gore suficiente embora eu acredite que ele foi incrivelmente eficaz no seu papel de chocar. Pense bem, a idéia de um doutor evil formar uma centopéia humana ligando três pessoas no esquema boca-ânus é uma das coisas mais doentias que eu lembro de ter ouvido falar sem contar que deve ser pior do que qualquer tortura mostrada em filmes como O Albergue ou Jogos Mortais. Se não acredita é só tentar se imaginar vivendo – disse vivendo e não morrendo – acoplado em uma centopéia.

Mas o público não acredita nisso. Ele pediu mais, queria ver a Centopéia sendo feita, como seria se pudesse acontecer de maneira mais doentia, com mais sangue, mais gore, mais sofrimento e conseguiram um filme assim. Eu sou fã do primeiro filme porque sou fã de filmes de terror e estou cansada do mais do mesmo. Ele mostrou que a mente humana pode pensar coisas realmente bizarras… enquanto Centopéia Humana 2 é amoral como seu vilão que tem enorme prazer sexual vendo a degradação das pessoas. Filmes como esse me fazem pensar nos rumos que o cinema de terror está tomando. Sei que parece contraditório pois um filme de terror para ser bom precisa dar medo mas ao mesmo tempo pode cruzar uma linha muito tênue em relação o que é medo e o que é chocar. O que me assusta no momento é saber que milhões de pessoas vão assistir A Centopéia Humana 2 e vão achar o filme fraco, bobo sem gore suficiente. Isso me assusta muito mais que o próprio filme e ao seguir por essa linha de pensamento, nascer um Martin por aí não é tão difícil. Por essas e outras deixo a pergunta no ar: O que de fato choca você?

110 comentários sobre “A Centopéia Humana 2

  1. O que de fato me choca? Você ter tido coragem para ver os dois filmes, eu não arriscarei hehehe.

    Só de ler sua crítica e imaginar as cenas eu já estou suficientemente chocado, parece ser realmente repugnante.

    Eu também fico a imaginar até onde vai a mente humana, para fazer um cinema tão doentio.

    Curtir

      1. Hahahahaha, Márcio seu fanfarrão!

        Dani: parabéns pelo trabalho. Como o Márcio não assisto esses dois de jeito nenhum. Fico com a sua crítica mesmo … já dei minha cota de files “ruins” do ano! Rs.

        E concordo com a última parte. O preocupante é pra onde o cinema está indo … realmente na falta de criatividade e inovação o negócio tem ido pra um lado … daqui a pouco não haverão critérios!! Enfim …

        Curtir

    1. eu vi os dois filmes e posso te afirmar n vale a pena msm, eu sou acostumado a ver filmes de terror apesar de novo com apenas 18 anos ja vi mt filme pesado, e esse com certeza é de longe o filme mais nojento e bizarro q eu ja vi, seguido de “O banquete”, e tb “A Serbian Movie”, acho q esse foi o único filme q eu tive q pular certas cenas pra conseguir assistir, n recomendo msm, namoral e pra piorar a história é um lixo, MAIS UMA VEZ EU FALO N ASSISTAM !

      Curtir

  2. Nossa, depois do que li vou pensar duas vezes antes de assistir esse filme. Tenho repulsa por escatologia, então é melhor nem me arriscar. Porém, falando sobre coisas bizarras, ele é tão chocante quanto dizem que Anticristo é? (ainda não pude assistir, só estou falando com base na opnião alheia)

    Curtir

  3. Passo longe tambem só pelas críticas e pelo que eu li,mas fica a pergunta como patrocinam um filme desses com tantos outros roteiros melhores.A ideia é doentia demais tenho receio de algum lunatico ver esse filme e gostar da ideia de se fazer uma centopeia humana.

    Curtir

    1. Lucas, esse filme com certeza foi mais fácil de conseguir patrocinador do que o primeiro. Na primeira versão ele omitiu parte do roteiro para conseguir verba…
      com toda a repercussão mundial do primeiro Centopéia Humana, deve ter chovido convites.

      Curtir

  4. bom DANI VIDAL, eu entendo que este filme seja explicito, mais ele trata de questões psicológicas, o que leva a mente humana a fazer um negocio destes ? é claro que é pura ficção, por isso este é um tipo de filme para quem gosta deste estilo, eu prefiro horror trash, por que da pra rir.

    gostei muito da resenha, parabns, e até respondo a questão:
    “O que de fato choca você?”
    bom eu digo a degradação humana, poxa vamos fazer amor que é bem melhor! hahahahah

    Curtir

  5. marcelo vc é muito mole,a dani é mais corajosa que vc,descupa……….adoro as críticas dos dois ,mas as da dani são mais legais pela coragem e pela cara de pau,parábens dani.mais uma prova de que as mulheres são mais foda que os homens. há marcelo não fica bravo comigo não ,se serve de consolo vc é bem gatinho…huashuashuas

    Curtir

  6. Eu sou fã de filmes de terror, assisti praticamente todos, salva raras excessões, mas sinceramente ainda não tive coragem para assistir ao filme, primeiro porque o primeiro filme era tudo digamos fictício, mas mesmo assim os poucos trechos do filme que vi na net foram o suficiente para saber que não teria estomago para ver de fato a tortura. Já o segundo filme trás o fictício para a realidade, Ja basta a quantidade de Serials Killers que existem, e eu não gostaria mesmo de pensar que isso é algo possível de acontecer fora das telas. Então prefiro ler os comentários saber de tudo que se passa sem ver, mato assim minha curiosidade.

    Curtir

  7. O primeiro filme tive o prazer de assistir antes dele ter se tornado muito conhecido, e confesso que não achei um filme forte, pelo contrário, em certos pontos me lembrou alguns filmes clássicos do antigo cine trash da BAND, até dei algumas risadas devo confessar, é cômico em certas partes mesmo talvez não tendo a intenção de ser.
    Agora A Serbian Film, poxa, poderia viver minha vida sem ter assistido isso, não me agrada nem um pouco cenas “pesadas” com crianças, e no final então, o ultimo diálogo do filme me deixou congelado na cadeira por uns 5 minutos, parado, olhando a tela e vendo subir os créditos enquanto toca aquela música horrível e sem definição de estilo como tema. Bom, tem filmes piores que A Serbian Film, se alguém quiser até indico, mas eu, humildemente paro por aqui, esse foi o meu limite, esse me chocou.

    Curtir

  8. Tem um filme que eu particularmente não consegui ver sequer o trailer inteiro. Eu vi os 2 filmes da centopéia humana e com certeza eles chegam em um limite que eu pensei que não podia ser cruzado ATÉ, ver o trailer de slaughtered vomit dolls. Só uma dica: não assistam. (sério)

    Curtir

  9. Como assim não se comprar ao Ant Cristo, esse é bem, eu gostei desse filme mais como fã do genero carniceira achei fraquinho, porra o diretor prometeu tanto e não cumpriu, aquele trailer do pessoa vomitando e tudo mais aff não teve uma cena que me fez virar a cara!!!!
    Se acharam esse foda então não assistam Guinea Pig e nem Canibal Holocausto, muito menos o Martires (pra mim o melhor filme da decada).

    Curtir

    1. Não comparo com AntiCristo porque é não é um filme de terror, as cenas que chocam são especificas e tem muitas outras questões envolvidas que não dá pra comentar aqui…

      Já vi todos que você mencionou. O que eu queria dizer é que a diferença é que Marits por exemplo é um bom filme. Ele choca, é um terror mas não deixa de ser um bom filme… Centopéia Humana apenas choca. Seu propósito é ser o amoral e repulsivo.

      Curtir

  10. O que me preocupa é gente gostando desse tipo de filme. É que nem falaram nos comentários aí em cima. Já teve guri burro matando os outros por filmes mais comerciais eu diria. O ser humano é muito doente em certos aspectos. Daqui a pouco vai chegar num patamar que não vai dar pra voltar (isso em filmes). Acho que deveria ter um certo limite nas produções. Se não daqui a pouco voltamos à Roma de forma literal: sexo demais e sangue. A sensibilidade acaba.

    Curtir

  11. oque me choca, é seu medo em relação ao futuro. dos filmes de terror. pq vc não se coverte e entra pra igreja cara? deicha o filme rapaz. =/ humpft … Tcs… TCs;;;

    Curtir

  12. na moral?? veiii o ator do filme me assusta, so vi o trailer e foi o suficiente pra mim não assistir… e cara realmente com tudo que existe no mundo, nao duvido nada de um retardado aparecer que querer brincar de medico e “montar” um centopeia humana… ainda prefiro ficar com os filmes de Stephen King.

    Curtir

  13. Repugnante! Na verdade quero ver se consigo assistir esse filme, embora essa ideia não me agrade, mas como criticar sem ver? O filme mais absurdo que lembro de ter visto, não sei se enquadra no gênero terror, ou suspense, mas pra mim na verdade é uma ideia doentia, A Siberian Film. Censurar não sei se é a questão, mas o existe muita gente louca no mundo, e é complicado usar esses filmes como fonte inspiração.

    Curtir

  14. Acho que não prestei atenção no filme 😡
    Quando eu assisti não vi nada demais, sei lá achei meio chato. Deve ser porque eu não me impressiono fácil com esse tipo de coisa.
    Não gostei, e acredito que o filme que eu assisti estava cortado, não vi muitas cenas chocantes. Já assisti filmes piores, BEM PIORES.

    Curtir

  15. Infelizmente existem pessoas doentes no mundo e um filme desse pode ser uma nova ideia de tortura na vida real.A ideia apesar de tudo é diferente pois quem imaginaria uma centopeia Humana?Os livros de Stephen King são otimos.

    Curtir

  16. oq de fato me choca?? não são pessoas com problemas psicológicos fazendo bizarrices, mutilamentos, sangria!! mas pessoas com psicologico supostamente normal fazendo tais coisas!! não um filme contendo esse horror, mas a realidade mundial em guerras, comandadas por pessoas consideradas os cerebros da sociedade, fazendo as msm coisas!!

    vc até pode censurar um filme, mas não pode dizer q essas coisas são inexistentes, e parte de pessoas bem normais e q mtos até admiram, sem se ter noção do q é feito!

    não perca tempo fazendo suas criticas a filmes, aproveite sua voz msm q seja na internet pra questionar e opinar sobre o mundo q tu vive!

    Curtir

    1. E quem disse que não faço isso? Na verdade, você sabe o que eu faço????
      Aqui eu escrevo críticas de filmes de terror mas a internet não se restringe a este espaço, por isso mesmo, não quer dizer que eu não faça nada.
      .
      .

      Curtir

  17. nao é o caso de ser forte.. é a ideia bizarra que esse animal tevi p fazer um filme desse…interna esse rapaz q pensou nisso(tem problemas)…nao duvido se ele tenha ganhado alguns milhões com essa bizarrice apesar de ninguem de minimo gosto p filmes, ter gostado.

    Curtir

  18. Eu realmente queria que as pessoas mencionassem o que acham fortes. O filme Os outros é tremendo filme. É terror autêntico, que dá arrepio, vai além do medo e não mostra sangue.
    Não tiro o mérito de filmes slashes, gore.. eu adoro também.
    Mas acho que as pessoas ligam um filme de terror assim: Forte = bom. O que é forte? É ter muito sangue?Se for pensar assim, os outros é um filme fraco = ruim. Hoje só existem pessoas retadas que não se chocam com nada… (não vou dizer se assustar porque pelo visto hoje ninguem se assusta com nada, só eu)…
    Vou desabafar – desculpem os palavrões.
    E por falar em Centopéia Humana 2, alguém cagar na boca de outra pessoa que está com a boca grampeada seu cu, ver a merda mole descendo entre a parte costurada (isso acontecendo com 12 pessoas), ver Martin estuprando a ultima centopeia com ela toda suja de merda, vê-lo com aquele dedo na boca com cara de que tá tendo um orgasmo, uma mulher pisar na cabeça do filho que acabou de parir, um cara martelando os dentes das pessoas… desculpe, mas isso me choca e muito. Se você acha isso fraco, puta que pariu, não quero nem imaginar o que pra você causa repulsa.

    Curtir

  19. Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuitooooooo Obrigadaaaaaaa!!!! Daniii Falou tudooo vei e grotesco aquilo, e nojento, brutal aterrorizante aquela coisa dá medo, desculpe pode parecer coisa de criança, mas nao me venha me dizer que centopeia humana, é um filme legal. (por sinal aquele ator é feio pra porra!)e se alguém puder me responder no primeiro filme o DR ele tenta fazer um esófago gigante?? tipo que a comida entre e passe pelas 3 pessoas??

    Curtir

  20. Qdo assisti o primeiro realmente esperava mto ‘gore’ depois da minha amiga explicar a sinopse… mas achei bem tranquilo. Esse por outro lado parece ser bem hard msm.. já tem pela net?

    Curtir

  21. Fã de carteirinha de filmes de terror, acho que eu assisti a todos os “mais chocantes” dos últimos anos: Anticristo, A Serbian Film, Doce Vingança, os excelentes filmes franceses À l’intérieur, Martyrs, Frontiere(s), Haute Tension e outros, e a Centopéia Humana 1 e 2. Eu não acho que os filmes do Tom Six são mais chocantes do que os outros nessa lista (acho Martyrs o mais forte de todos esses), mas com certeza gostei dos dois porque, querendo ou não, é uma idéia nova, forte, chocante e que nos coloca naquela situação nada agradável. Mas uma coisa é fato, a tendência agora é de que os filmes se tornem cada vez mais gore e violentos, cada vez surgindo “o filme mais chocante de todos os tempos”.
    Estou aguardando agora o lançamento do Albergue 3 e o Centopéia Humana 3, que o Tom Six prometeu numa entrevista que fará o 2 parecer filme da Disney. Só não imagino como!

    Sobre o que me choca? Acho que depois de anos vendo filmes de terror, nada me choca mais. Mas tenho que admitir que me sinto bastante incomodada com cenas de estupro como em The Last House on the Left, Doce Vingança e, principalmente, Irreversível.

    Curtir

    1. Também sou fã de filmes de terror Aneska.
      Tirando doce vingança (não tem jeito de me fazer gostar desse) os filmes que você citou são bem interessantes. Mas não precisa chocar pra dar medo… acho que algumas pessoas – incluindo produtores, estúdios, roteiristas – estão ligando o chocar com filme bom. Quanto mais chocar melhor o filme? Não acho que uma coisa esteja ligada a outra.

      Eu me choquei vendo animais de verdade sendo mortos em filmes e isso não fez do filme bom. Pelo contrário, ganhou meu repúdio e boicote.

      =)

      Curtir

  22. Eu fiquei um pouco chocada ao ver o Centopeia 1, mas não foi chocada de medo e tal, foi chocada de me colocar no lugar daquelas pessoas. E imaginar como seria estar lá… o que mais me chocou, foi o fato do filme ter sido feito, as idéias do filme. Mas o que de fato me chocou, foi ver “1 guy 1 cup” aquilo sim é doentio e bizarro e o pior de tudo, é real.

    E parabéns, o blog está ótimo. (:

    Curtir

  23. Sua critica sobre esse filme esta excelente Dani. A atuação do Laurence Harvey realmente esta fantástica, provando que, bons atores não necessitam necessariamente ter uma boa aparência. Pena que isso é tudo de bom que esse filme teve, pois ele é bem mediano.

    Curtir

  24. A todo mundo e retardado não e dani menos vc a pessoa mais integra e inteligente do mundo seu intelecto e fenomenal vc não tem nenhum defeito se diz fã de filmes gore mas chama as pessoas que gostam de filmes assim de retardado. Ninguem entende.

    Curtir

    1. hummmm
      Engraçado… ainda não achei o local onde eu dizia que todo mundo que gosta de filme gore é retardado. Se você chegou a esta conclusão não venha dizer que fui eu. Eu gosto de filmes de terror seja ele psicológico ou com muito gore. O que eu não gosto é de ver um filme onde eu não consiga ter medo porque estou ocupada demais vendo uma pessoa fazer cocô mole na boca da outra em super close.
      Desculpa aí se você gosta ou pra você isso é sinônimo de terror…
      Isso pra mim é repugnante, não me dá medo.. apenas nojo.

      Curtir

      1. Verdade, mas pelo que eu vi na internet, o diretor não queria um filme de terror mas um filme repugnante, alias tem outro diretor que eu não queria encontrar em lugar nenhum, Lucifer Valentine, parece que ele criou esse “subgenero” de terror, mas diferente desse filme, o filme do Lucifer tem mais terror e mais gore.

        Curtir

  25. se não gosta de filmes assim vai assistir os da disney vendo os passarinhos cantarem. O seus idiotas parem de endeusar o passado o ser humano sempre foi perveso me digam o que aconteceu no holoucasto narzista ou nos colisseus romanos onde as pessoas ficavam bebendo e rindo vendo os gladiadores se- matando bando de
    saudozistas.

    Curtir

  26. dani ta virando uma moralista saudozista. Meu deus o que aconteceu com o que me ensinaram que um critico de cinema tem que critica o filme pelo o que ele. Um voto a mais pra eu abandonar este blog.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s