Top 10 Melhores Filmes de 2011

O que de melhor apareceu nas salas de cinema do Brasil neste ano de 2011*? Muita coisa boa eu assisti este ano (apesar que achei que, em relação a 2010 a qualidade tenha caído um pouco) e foi até difícil montar a lista com os 10 melhores, alguns filmes interessantes tiveram que ficar de fora.

Mas aqui está o meu top 10 dos melhores de 2011*:

10º – O Vencedor

Clique e leia a crítica

Indicado a 7 Oscars e com (mais) uma atuação impressionante de Christian Bale. A cena de seu personagem com a mãe contando “I Started a Joke” é daquelas inesquecíveis.

9 º – Bravura Indômita

Clique e leia a crítica

Dificilmente me decepciono com algum filme dos irmãos Coen, até mesmo quando eles fogem bastante de seu estilo como aqui.

8º – Rango

Clique e leia crítica

Grande surpresa do ano a ILM de George Lucas entra na briga dos melhores estúdios de animação que antes estava entre Dreamworks e Pixar.

7º – Medianeras – Buenos Aires na Era do Amor Digital

Clique e leia crítica

Mais uma vez o cinema argentino comprova que consegue transpor de forma muito tranquila as barreiras dos gêneros cinematográficos sem, em nenhum momento, cairmos nos clichês das pieguices dos produtos enlatados hollywoodianos.

6º – Super 8

Clique e leia a crítica

Escolha muito pessoal e contestada mundo afora, Super 8 para mim foi pura nostalgia e emoção.

5º – Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2

Clique e leia a crítica

Um desfecho épico de uma obra que fez parte da minha vida (e da de milhares de pessoas ao redor do globo) por mais de 10 anos.

4º – Cisne Negro

Clique e leia a crítica

Com uma atuação premiada de Natalie Portman, Aronofsky mais uma vez comprova o seu talento ao entregar uma obra capaz de despertar diversos tipos de emoções a todos aqueles que se permitem.

3º – Meia Noite em Paris

Clique e leia a crítica

Woody Allen comprova mais uma vez porque é considerado um dos grandes gênios do mundo do cinema trazendo um filme divertido e muito gostoso de se assistir.

2º – Melancolia

Clique e leia a critica

Polêmicas à parte Lars Von Trier sempre nos presenteia com obras extremamente impactantes e Melancolia me deixou preso à poltrona do cinema por alguns minutos após a arrebatadora cena final.

1º – Incêndios

Clique e leia a crítica

Injustiçado na escolha do melhor filme estrangeiro do Oscar de 2011, aqui temos uma  daquelas obras inesquecíveis. Trata-se de uma experiência que todos que gostam do bom cinema deveriam aproveitar.


Menções Honrosas (por pouco não entraram na lista):

Como sempre o espaço dos comentários estão abertos para vocês resmungarem, chorarem e listarem os seus melhores filmes deste ano.

*Alguns filmes foram lançados lá fora no ano passado mas, como sempre, uso como base o ano em que eles apareceram por aqui nos cinemas ou locadoras.

45 comentários sobre “Top 10 Melhores Filmes de 2011

  1. Grande lista. Gostei de ver que o superestimado O Discurso do Rei ficou de fora. Não vi Rango, Medianeiras e Harry Potter, vou colocar na lista de filmes a ver.

    Para contribuir vou me atrever a colocar a minha (bem parecida): 1- Incêndios, 2- Cisne Negro, 3- Melancolia, 4- Em um Mundo Melhor, 5- Reino Animal, 6- Homens e Deuses, 7- O Garoto com a Bicicleta, 8- X-Men Primeira Classe, 9- Sem Limites, 10- Amor a Toda Prova.

    Abs e que venham grandes filmes em 2012.

    Curtir

    1. Também acho “O Discurso do Rei” um filme superestimado, é bom, a interpretação de Firth é ótima, mas só isso.

      Da sua lista também tem alguns que não vi e correrei atrás.

      Que venha 2012, já estou começando a preparar a lista com os filmes mais esperados…

      Curtir

      1. Eu também não coloquei “O Discurso do Rei” na minha lista e teve gente que não acreditou. Fico aliviado em ver que não sou único que acha o filme superestimado.

        Já tinham me falado de Incêndios, agora vou colocá-lo na minha lista de prioridades. E Medianeras, que estou com tanta vontade de assistir, não rolou no Cine UFBA no dia pq a “fita” tava com problemas. Damn!

        Curtir

  2. Desses eu vi Super 8 (há uns 3 dias ), O Vencedor, Harry Potter, Black Swan e Melancholia. Eu achei que esse último filme da saga HP foi o mais sem graça, acho que enjoei da série depois de tantos filmes.

    Black Swan foi ótimo, algo digno de um filme do David Lynch, até me lembrou um pouco Cidade dos Sonhos. Melancholia foi provavelmente o filme mais lindo que eu já assisti. Eu nem gosto tanto da Kirsten Dunst, mas a atuação dela ai tava perfeita; melhor filme sobre o fim do mundo. Lars é um dos poucos cineastas que fazem arte hoje em dia.

    Acho que faltou “Paul”.

    Curtir

  3. Acabei não assisinto esse Medianeras que vc me indicou =P

    Concordo com muitos. O Vencedor não achei um dos melhores, embora Bale por si só deu conta. Aliás, tinha esquecido da cena do I Started a Joke, bem lembrado. É de fato uma das melhores.

    Eu não fiz a lista dos melhores filmes, mas colocaria fácil Meia Noite em Paris como um dos 3 primeiros =)

    Abs!!!

    Curtir

  4. Eu faço uma troca: Sai Harry Potter para entrar X-Men: First Class.
    Meia Noite em Paris é fácil por entre os três melhores do ano.

    Rango, Incêndios e Medianeras não vi ainda. Aproveitar que estou Forever Alone nesse final de ano (sem namorada e sem festas) e vou assistir.

    Curtir

  5. CISNE NEGRO SUPERA TODOS DA LISTA,SÓ NÃO VEJO GRAÇA NESSE SUPER 8, ATÉ DORMI ASSISTINDO ESSE TROÇO,A ÚNICA COISA QUE DEU UM UP NO FILME FORAM AS INTERPRETAÇOES DAS CRIANÇAS E OS EFEITOS ESPECIAIS,E OLHA QUE EU ADORO O DIRETOR DO FILME . NA MINHA LISTA ENTRARIA X MEN,PLANETA DOS MACACOS E PORQUE NAO PREMONIÇAO 5,SEI QUE TEM MUITAS CONTINUAÇOES ,MAS PRA MIM SUPERA TODAS AS FRANQUIAS NOVAS DO MOMENTO ADORO DEMAIS,BOM, MAS SUA LISTA FICOU LEGAL,PARABÉNS.

    Curtir

  6. Acabei de ver A Separação, filme iraniano, entraria facilmente na lista, embora não tenha sido lançado oficialmente em 2011.

    Falando nisso, indiquei Incêndios a um amigo e somente será lançado em DVD em janeiro de 2012, embora tenha passado nos cinemas em abril desse ano. Depois procuramos meios “alternativos” para ver os filmes e temos que escutar o discurso anti-pirataria, que na minha opinião só prejudica Hollywood e serve para divulgar o cinema alternativo (vide Tropa de Elite 1), mas isso é uma discussão mais complexa.

    Sugestâo: 10 Melhores Cenas de 2011, 1- I Started A Joke, 2- Meteoro atingindo a Terra em Melancolia, 3- Acidente do trem em Super 8 …

    Curtir

    1. Saiba que também alugo muitos filmes na locadora torrent, por conta dessa nossa distribuição que às vezes relega excelentes filmes (como esse iraniano que você comentou) ou então lança por aqui somente cópias dubladas nos cinemas. Fora vários outros aspectos de falta de educação das pessoas que vão ao cinema e por aí vaí, realmente é uma discussão bem complexo.

      Adorei as sugestões, acho que vou fazer um “cenas de 2011” sim, tá anotado aqui Krueger. Abraços!

      Curtir

  7. Interessante essa lista, uma boa mistura de “maduro” com “blockbuster”. Preciso assistir esse “Incêndios”. A minha vai ser bem diferente, dos seus 10 só 2 vão estar na minha: Super 8 e Meia-noite em Paris. Mas ainda quero ver uns filmes em janeiro antes de fazer a lista tipo esse Medianeras também.

    Curtir

  8. TINHA ME ESQUECIDO,MAS COLOCARIA PIRANHA 3D NA MINHA LISTA TBM,APESAR DE TODO MUNDO ACHAR MUITO TRASH,EU ACHO DEMAIS.E A INQUILINA QUE TBM É BEM LEGAL,BOM,PELO MENOS EU ACHO.E OS ÓTIMOS RED STATE E A COISA,QUE VAZOU NA NET HÁ MESES,E ATÉ SUPEROU O ORIGINAL DE JOHN CARPENTER DE TÃO LEGAL QUE FICOU ESSE REMAKE,ATÉ VC QUE NÃO É TÃO CHEGADO EM FILMES DE TERROR IRIA ACHAR LEGAL.E PRA FECHAR MISSAO IMPOSSIVEL 4,HORA DO ESPANTO,ME DEIXE ENTRAR,SPLICE A NOVA ESPÉCIE E MAIS OUTROS QUE EU NÃO LEMBRO,ENFIM VAZEI………..

    Curtir

  9. PIRANHA 3D?! Pera lá, um filme ser “demais” é muito diferente de ser “bom” e merecer entra numa lista da melhores filmes. Eu até achei o filme divertido, mas se tratando de qualidade, não é bom nem de longe haha

    Curtir

  10. COMO NA OUTRA VEZ EU EXAGEREI NO PALAVRAO,DESSA VEZ SEREI MAIS EDUCADA,LEOZINHO QUERIDO O GOSTO É MEU POR FAVOR RESPEITE AMIGINHO.EU GOSTEI DE PIRANHA PORQUE ME DIVERTIU MUITO,NAO QUERO SABER SE VC ACHA QUE ESSE FILME TEM QUALIDADE OU NAO,TÁ MASSA?ESPERO QUE VC TENHA ENTENDIDO,PASSAR BEM…..

    Curtir

    1. Erm, não to desrespeitando seu gosto, eu também gostei de PIRANHA e também me diverti assistindo, mas continuo achando o filme ruim, tecnicamente falando. É tipo, fato. Não é questão de gosto não 😛

      Não tem porque ficar na defensiva por causa dos meu comentários, você deu a sua opinião e eu dei a minha.

      Curtir

  11. Desses que comentou eu só assisti a Cisne Negro e portanto não poderei fazer uma lista de top 10 XD.

    – Bem vou colocar esses filmes na minha lista de filmes a ver, principalmente, Rango, adoro animações, principalmente quando colocam um animal excentrico como protagonista (eu imagino).

    Curtir

  12. a minha não consta quase nenhum desses…

    10-Besouro verde
    9-Panico 4
    8-piratas do caribe 4
    7-sobrenatural(insidious)
    6-casal de mentirinha
    5-capitão America
    4-quero mata meu Chefe
    3-gigantes de Aço
    2-missão impossível 4
    1 Transformers- o Lado Oculto da lua

    Curtir

  13. vc me conhece marcio..conhece o estilo de filmes que eu gosto eu comento no seu site desde 2009…eu sempre fico por dentro das novidades postas aqui..alguns filmes eu fui conferir seguindo a sua critica aqui…eu confesso que sou um fregues de seu site..todos os dias eu entro aqui pra ver alguma novidade e comentar se necessário..eu sou um amante da Ação/ficção..eu adoro filmes técnicos…e esfeitos especiais..eu sou um verdadeiro nerd..eu jugo a nível de nerdesa…coisas bobas mesmo…essa lista é o quanto me divertir e rir muito indo ao cinema…coisa que eu mais gosto de fazer com os meus melhores amigos….!!

    Curtir

    1. E no final das contas Thiago, é isso que importa! Cada um se divertir com o que gosta.

      Fico feliz com seus comentários (mesmo quando não temos a mesma opinião) e sou muito grato pelo elogio e pela “comapanhia” desde 2009 por aqui.

      Abração!

      Curtir

  14. eu nem viajei nesse vencedor, mas a lista “parece” tá boa pq não vi esse argentino nem o melancolia ainda. mas o resto eu aprovo.
    esse ano foi um ano muito bom, muito filme bom!!

    Rapaz, eu recomendo vc assistir “valentin” um filme argentino bom pagarai tb.

    Curtir

  15. Melancolia pode ser que o final seja genial, porém, nunca saberei já que o andamento do filme fez jus ao nome, logo com pouco mais de uma hora eu parei de ver e fui contar estrelas no céu.

    Curtir

  16. Gostei da lista man, tem alguns que ainda não vi, achei fodástico “O Vencedor” e “Cisne Negro”, não colocaria “Harry” e “Super 8”. Preciso ver urgentemente “Melancolia”.

    Abraços!

    Curtir

  17. Gostei da lista, alguns deles estão tb na minha. Preciso ver Medianeiras, O vencedor (perdi no cinema, tentei ver numa versão genérica e a tradução era absurdamente ruim, e os meus conhecimentos de inglês não foram suficientes para compreender tudo).

    Curtir

  18. Desses ai eu não curti Melancolia…não sei mas achei o filme muito ruim, foi a primeira vez que não curti um filme do Lars…acontece. Rango foi uma grata surpresa e acho que deve levar o melhos oscar de animação. Quanto ao filme Incêndios depois dessa sua lista vou procurar para assistir.
    Abraços Marcio!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s