The Walking Dead: Better Angels

Precisei procurar um pouco de ar para respirar ao final deste que foi o 12º episódio desta 2º temporada de The Walking Dead, o penúltimo desta temporada que vai deixar saudades. O principal acontecimento aqui era já esperado mesmo assim foi um pouco triste e, talvez, poderia ser melhor executado. Ainda assim foi, sem dúvidas, um grande episódio e que prepara o terreno para a Season Finale.

Contêm Spoilers sobre o episódio, siga por sua conta e risco…

Após a morte de Dale o grupo teve um momento para refletir seus atos e alguns ainda se mostram bastante arrependidos, mas a esperança de que o grupo não esteja mais “quebrado” e volte a se unir não dura muito apesar do bonito discurso de Rick no “velório” de Dale.

Vai que é sua Carl

Rick segue convicto de suas atitudes e volta com o plano inicial de levar Randal para longe da fazendo e soltá-lo, dando-lhe quanto nada uma breve esperança de vida. Claro que Shane é contrário a esta ideia mas o xerife é enfático: “Libertá-lo foi o primeiro plano e é o plano correto”. A partir desta decisão que o grande plano central do episódio se desenrola com tudo sendo iniciado por Shane que arruma uma forma de fazer as coisas ao seu estilo.

E se este não fosse um blog de respeito eu daria um adjetivo canino à Lori, que veio fazer ‘mea culpa’ com Shane dizendo ter entendido o lado dele e, pior, dizendo que ela que foi a grande responsável por toda intriga entre os dois. Que ela não tinha ideia de quem era o pai isso já era sabido por todos, mas essa cena só serviu para aumentar ainda mais o meu desprezo por sua personagem.

Shane, sempre ele, lança a semente do mal para Rick ao dizer que “libertar o prisioneiro é mais importante para ele do que seu filho Carl”, isso depois do garoto ter confessado sua culpa pela morte de Dale. Só aí Rick toma uma atitude de pai e passa a arma para  Carl para ele poder se defender, numa passagem quase emocionante (faltou um pouco mais de carisma do garoto para convencer), deixando claro que, infelizmente, ele não terá a infância desejada, mas o mundo é esse e é importante saber se defender. A passagem da arma seria diretamente de Shane, o que tornaria o final da episódio ainda mais conectado.

O final de Shane na série era esperado mas confesso que sempre estive relutante. Nos quadrinhos seu destino foi traçado cedo e diretamente por Carl, mas aqui na série ele ganhou importante lugar e acrescentou e MUITO à trama, era sim um personagem muito importante e por mais que suas atitudes trouxessem perigo ao grupo (algumas na verdade ajudavam) e fosse ele o “grande vilão” desta segunda temporada, sua morte deixará uma lacuna aberta em Walking Dead que, sinceramente, vai ser preciso um trabalho muito fortuito para suprir esta falta.

Passeando enquanto o lobo não vem...

E para não ter um impacto tão forte quanto o da HQ, a morte de Shane passou antes pelas mãos de Rick. Para ficar ainda mais “limpa”, foi feita de forma tal que como o próprio xerife gritou, não foi culpa/escolha dele, era a única saida perante um plano meia boca de Shane que envolveu ainda Glenn e Daryl no comboio. Daí depois foi só esperar ele voltar como Zumbi para Carl finalmente mostrar que amadureceu e não é mais criança. Era previsto e foi até impactante, mas acho que poderia ser melhor.

O final do episódio com uma imensa horda de mortos-vivos deixa uma tensão suspensa para a grande season finale, com o vindouro 13º episódio desta segunda temporada e, de quebra, deixou ainda algumas importantes “definições” no que tange à infecção zumbi. Não é preciso mais morrer das mão de um Zumbi para se tornar um “errante”, basta estar morto. Estão todos infectados e o vírus só é “acionado” após a sua morte, é o que deixa transparecer e condiz com os quadrinhos. E isto aumenta e muito os perigos para todos os sobreviventes, concordam?

29 comentários sobre “The Walking Dead: Better Angels

  1. Concordo que vai deixar uma lacuna colossal, foi a primeira coisa que pensei depois da cena. Shane era a maior fonte de conflito intragrupo do seriado até agora.

    Vou sentir falta dele, era moh escroto mas deixava o seriado mais tenso. Sobre os zumbis no final… se num tiver uma metralhadora automática, acho que a fazenda já era…

    O Carl ta ficando moh personagem irritante com aquelas atitudes infantils, eu ODEIO quando algum personagem sempre faz o contrário do que é dito pra fazer lol

    Curtir

  2. Na moral, foi o melhor de todos ever!! bem na pegada TWD. Apesar da galera criticar que não é igual a HQ, o ritmo é o mesmo. Os arcos dramáticos se concentram na relação do grupo e alguma ação pra fechar (tô simplificando mesmo).

    Na temporada passada Kirkman disse que ia melhorar a história na TV, e acho que ele acertou viu? teve umas derrapadas e tal, mas é claro que o Rick ia matar o Shane, é muito mais lógico, achei o Carl atirando no Shane meio simbólico. E é claro que a revelação do virús seria mais impactante. Na HQ não é muito relevante pra trama.

    enfim, eu queria que esse fosse o padrão pros outros eps. Não essa tensão do começo ao fim, mas todos os personagens envolvidos tiveram um bom destaque, em vez de apagar totalmente alguns pra outros aparecerem.

    Acho que vc tá certo em relação à Carl. Desde a primeira temporada que eu falo que o menino não ia dar conta. Tinha que ser uma criança no mínimo com os olhos grandes, espertos pra ser mais Carl, ele é muito apagado, mas veremos…

    Tô mais convencida de que essa outra comunidade tem a ver com o governador.

    Quero ver a Michone.

    Quero ver a Andrea finalmente de franco-atiradora no próximo episódio, lá em cima no catavento.

    Curtir

      1. Talvez, mas eles já divulgaram o ator que vai entrar na 3 temporada; o Randall falando sobre a comunidade parece muito com o do quadrinho; e eles lançaram o livro. Como nada na série é muito lógico, pode ser ou pode não ser rsrsrsrs

        Curtir

      2. Bom, não cheguei nesta parte dos quadrinhos, parei logo no início da parte no presídio e to por fora desse “Governador”, você pode mesmo ter a razão.

        Veremos o que o episódio final nos aguarda…

        Curtir

  3. Eu não achei ruim a forma em que o Shane morreu comparando com a dos quadrinhos ( em que o Carl atira no Shane para proteger o pai ), mas eu achei bem “falho” no plano do Shane ele esperar VOLTAR para próximo da casa e numa área aberta para criar coragem e apontar a arma para o Rick.

    E alguém mais imaginou que o último eposódio será que nem Plants VS Zombies ?
    hahaha

    Curtir

    1. Ficou meio forçado a o seu desfecho, acho que poderiam ter feito melhor realmente por tudo o que o personagem representou de ganho para a série. E eu achei o da HQ mais impactante porque na série ficou muito “floreado”. Rick TEVE que matar Shane e não foi porque quis, e Carl atirou nele já zumbi. De certar forma foi simbólico apenas.

      Plantas versus Zumbis? Vão precisar de muitas carnívoras para dar conta de toda a horda que vem vindo.

      Curtir

      1. rapz, eu preferi do que na HQ,sabe pq não achei forçado? pq eles teriam que inventar uma história da porra pra Carl matar Shane. Enquanto que Rick e Shane vinham se estranhando… poderiam ter andado um pouco menos…Como o André falou aí em cima, parecia que eles tinham andado horrores, e estavam pertinho de casa, é nessas coisas que eles se perdem, parece que tá enchendo linguiça.

        Curtir

      2. Ficou um pouco no ar também a questão do retorno da arma de Daryl que Carl tinha deixando cair. Entendi que foi naquele momento que Shane perguntou o que ele estava fazendo perambulando sozinho.

        As vezes eles enchem linguaça com algo desnecessário e algumas lacunas ficam abertas.

        Mas estou adorando essa segunda temporada, em especial a esta segunda metade final. Superou a primeira sem dúvidas.

        Curtir

      3. Superou e muito! Mesmo com os fracos do ep de hoje te digo: a série está passando do limite sem retorno!!! Ou será uma das melhores de todos os tempos ou será um put* fiasco como foi lost …

        Deco: Tá acompanhando em pt br ou em inglês?

        Curtir

      4. Eles estão confirmando temporada por temporada, assim fica mais fácil deles irem medindo a audiência e o retorno financeiro, quando estiver dando merda eles podem terminar a série de maneira “digna”. Assim espero.

        Curtir

      5. Jacy, eles já tinham a fórmula do HQ. Essa briga entre o Rick e o Shane, e o Carl atirar no Shane para defender o pai. É muito diferente do Carl atirar no zumbie Shane, não acha ? Eu concordo com o que o Marcio falou, acabou sendo simbólico o garoto atirar para matar o zombie. Infelizmente é impossível não comparar com a história do HQ, mas eu estou gostando de ter eles pegarem os elementos e personagens e fazerem uma história “paralela”.

        Marcio, Isso é mais questão de roteiro mesmo, pois tem que fechar o tempo do epsódio. Ai eles aumentam ou diminuem e acaba ficando buraco as vezes. O lance da arma eu não tinha me ligado. O Carl deixou cair quando fugiu do walker ?

        Fabio, aqui eu assisto no original mesmo.

        Curtir

  4. MUITO BOM,TBM ADOREI ESSE EPISÓDIO.QUE O SHANE IRIA MORRER TODO MUNDO SABIA ,MAS A FORMA COMO ELE MORREU,E O SUA RESSUCITAÇÃO COMO ZUMBI FOI DEMAIS,E COMPROVAR QUE TODOS ESTÃO CONDENADOS A VIRAR ZUMBI DE QUALQUER JEITO FOI MELHOR AINDA.MAS O SHANE IRIA SAIR DE QUALQUER JEITO,POIS O ATOR QUE O INTERPRETA SE DESENTENDEU COM A PRODUÇÃO DA SÉRIE,PARECE QUE O PERSONAGEM SHANE INCORPOROU NO JON BERNTHAL NA VIDA REAL TBM HUASHUAS………….

    Curtir

  5. O episódio anterior é bem melhor, mas esse aí só foi marcante por causa da morte de um dos personagens principais. Tava viajando em como os caras tinham virado zumbi “do nada”, mas sua “explicação” me ajudou.

    Curtir

      1. é verdade…

        quando o shane morreu e virou zumbi eu imaginei que poderia ter sido por causa da faca cheia de sangue de zumbi ou algo do tipo…

        ainda não vi o season finale, só sei que essa segunda temporada tá melhor que a primeira

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s