Como dizer adeus a alguém que você nunca imaginou vivendo sem? Foi com esse questionamento que o cultuado cineasta chinês Wong Kar Wai lançou, no ano de 2007 na abertura do Festival de Cannes, o seu primeiro longa-metragem totalmente falado em inglês. Trazendo no elenco grandes e conhecidos atores como Jude Law (“Sherlock Holmes”), Rachel Weisz (“Um Olhar do Paraíso”) e Natalie Portman (“Thor”), além ainda da cantora Norah Jones interpretando (de forma muito competente) a protagonista da história, trata-se de um romance com algumas nuances dramáticas que não agradou em cheio a crítica especializada mas foi razoavelmente bem recebido pelo público.
Na trama conhecemos Elizabeth (Norah Jones) que está sofrendo com seu coração partido. Suas dor é um pouco amenizada nas conversas que ela tem no café de Jeremy (Jude Law) onde aproveita para se empanturrar com a tal torta de “blueberry”. Os dois começam a sentir uma certa atração um pelo outro, mas antes de acontecer algo mais “intenso”, ela resolve sair em uma jornada “espiritual” pelos Estados Unidos para curar a sua dor de corno para tentar cicatrizar seu coração e estar apta a ter uma vida plena (bonito isso). É justamente durante esta jornada que ela vai conhecer diferentes pessoas e aprender com cada uma delas.
Não existe nada de absurdo (no sentido cult da palavra) neste trabalho de Kar Wai – que preciso conhecer mais a fundo já que suas outras obras são mais bem cotadas – e o roteiro é bem manjadinho, sem maiores surpresas. Aliás, diga-se de passagem, uma imagem de divulgação do longa e até mesmo o título nacional são belíssimos e grandiosíssimos spoilers a respeito da história, ou seja, para quem espera novidadesé melhor nem assistir. Por fim, o elenco ‘estrelado’ pelo visto serviu mais ao propósito de chamar público do que propriamente de acrescentar atuações mais contundentes na trama.
Apesar de não apresentar nada de espetacular ou que seja digno de taxarmos “Um Beijo Roubado” como uma obra indispensável, isso sem contar no seu ambiente um pouco apertado e claustrofóbico – pelo menos para mim que respirei aliviado nas cenas de ‘road movie’ e não aguentava mais bares e cafés apertados – é daqueles filmes gostosos de assistir e que possui um charme especial por conta da trilha sonora com canções da protagonista interpretada por Norah Jones (que me surpreendeu, artisticamente falando). Entre lábios lambuzados (pelo visto a personagem principal nunca aprendeu a comer como uma dama) e baladinhas românticas, o saldo final é mais positivo do que desastroso.
Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights, 2007 – 111 min)
Romance, Drama.Dirigido por Wong Kar Wai com roteiro de Wong Kar Wai e Lawrence Block. Estrelando: Norah Jones, Jude Law, Rachel Weisz, Natalie Portman e David Strathairn.
Já vi a um tempo grande atrás, nem me lembro direito do filme. Ou seja, sem relevância rs
CurtirCurtir
Ah, eu curto bastante, rs Sempre revejo o filme e etc…
Enfim, não fede nem cheira, mas acho que é o tipo de filme que dá certo se o santo bater mesmo, sabe? rs
CurtirCurtir
Digamos que é um filme “simpático”, mal não faz, mas como Michelli comentou acima, não é lá muito relevante mesmo.
CurtirCurtir
Eu não curto muito nem esse filme e nem o diretor. Acho muita “complicação” pra uma coisa simples.
CurtirCurtir
Assisti meia hora e me enchi dos maneirismos do Jude Law. Pena pois sou fã da Norah Jones.
CurtirCurtir