10 Filmes Para Assistir Antes de Morrer

Na minha busca incessante por filmes para assistir e comentar aqui no Porra, Man!, lembrei da existência de um livro chamado “1001 filmes para Assistir antes de morrer”, escrito por Steven Jay Schneider. Resolvi pesquisar sobre ele e encontrei valiosas sugestões naquela lista imensa. Mas como eu disse, a lista é imensa. Assim, é quase impraticável assistir todos aqueles filmes no meu curto tempo livre. Foi então que descobri uma reportagem no G1 onde o autor resumiu a lista em 10 filmes indispensáveis para assistir antes de morrer. Eis a lista com uma breve descrição do autor:

1. Guerra nas estrelas: império contra-ataca (Empire strikes back) – 1980

Considerado pelo autor o melhor longa-metragem da trilogia original produzida por George Lucas, esta continuação ultrapassa o primeiro filme em diversas frentes. Tem mais personalidade, ação e efeitos especiais melhores. “Esta aventura despretensiosa talvez tenha se tornado até mais brilhante e divertida atualmente”, diz.

Crítica do filme

2. Um corpo que cai (Vertigo) – 1958

Embora não tenha sido bem recebido quando foi lançado, este longa é atualmente considerado uma das maiores obras-primas do mestre do suspense. “É um filme maravilhoso, perturbador, friamente romântico, com momentos evocativos de surrealismo em close”, descreve o pesquisador.

Crítica do Filme

3. E.T. – O extraterrestre (E.T.: The extra-terrestrial) – 1982

O cineasta consegue aqui a façanha de unir dois gêneros, a ficção científica e a comédia para a família, com a história de um alienígena que conquista a amizade de crianças. “O filme não se torna uma tolice açucarada graças ao ritmo de Spielberg, à mistura de humor e tristeza no roteiro e ao excelente desempenho do elenco.”

4. Silêncio dos inocentes (Silence of the lambs) – 1991

Foi o primeiro filme de terror da história a ganhar um Oscar, e não foi à toa. O diretor, que antes era conhecido por criar comédias, “deixa um arrepio contínuo na espinha da audiência sem nunca recorrer à sanguinolência”, opina o pesquisador.

5. Rastros de ódio(The searchers) – 1956

Uma das maiores obras-primas do gênero faroeste, este filme é construído sobre um enredo simples e composições visuais deslumbrantes, rodadas no Monument Valley americano. “A verdadeira genialidade está no fato de conseguir manter a simpatia dos espectadores pelo protagonista, apesar de ele ser um racista homicida”, diz o autor.

6. Tubarão (Jaws) – 1975

Esta ficção sobre um tubarão que aterroriza uma cidade foi o primeiro sucesso do cineasta e um de seus filmes mais impressionantes. “Mexendo com nosso medo do desconhecido, ele constrói um clima de tensão crescente revelando aos poucos o tubarão ao som da famosa trilha sonora”, descreve.

7. O silêncio do lago (The vanishing) – 1988

Um jovem holandês tenta descobrir o destino da namorada, que desaparece misteriosamente durante as férias do casal. Depois que a polícia dá o caso por encerrado, ele segue atormentado pela perda e começa a refazer, por conta própria, os passos da amada. Nessa busca, ele se entrega nas mãos de um psicopata.

8. Louca paixão (Turkish delight) – 1973

Este filme levantou polêmica na época de seu lançamento por conter cenas de violência extrema e sexo explícito. A história gira em torno da turbulenta relação entre um escultor e uma bela mulher, que dividem uma paixão insana e química sexual. “Um ataque definitivo aos valores burgueses”, diz o pesquisador.

9. Desafio do além (The hauting) – 1963

Apontado por muitos fãs do terror como um dos longas mais assustadores de todos os tempos, este longa-metragem usa todo tipo de recursos visuais e sons incomuns para aterrorizar os espectadores. “Não veja este filme sozinho”, aconselha o autor do livro.

10. Como enlouquecer seu chefe (The office space) – 1999

Esta comédia de sucesso conta a história de um homem estressado com o trabalho que descobre após fazer terapia que o cotidiano é seu grande inimigo. Decidido a ser demitido, ele passa então a sabotar seu emprego e seu chefe.

A lista foge um pouco da minha proposta de escrever apenas sobre filmes com 30 anos ou mais. Mas, com a concordância do Marcio, ei de escrever sobre os filmes dessa lista na ordem apresentada pelo G1, a qual, segundo Schneider, não está necessariamente em ordem hierárquica, pois para ele, “eleger o melhor de todos seria impossível”. Concordo!

Importante esclarecer que não vou comentar sobre o primeiro filme da lista (Guerra nas estrelas: império contra-ataca). Afinal, devido à importância de Star Wars, eu tenho algo melhor preparado para o texto sobre esse filme. Mas isso fica para uma outra hora não tão distante quanto a galáxia onde acontecem as aventuras de Luke Skywalker, eu prometo. Por enquanto vou escrever sobre os outros 9 filmes para assistir antes de morrer. Não que eu esteja planejando morrer logo, mas nunca se sabe.

AVISO: o evento morte não está ligado ao ato de assistir aos filmes dessa lista.

“O cinema enriquece a vida e mantém a mente jovem, é a fonte da juventude”
– Steven Jay Schneider

26 comentários sobre “10 Filmes Para Assistir Antes de Morrer

  1. De todos esses filmes eu só assiti 3. star wars, silencio dos inocentes e jaws. parece que tenho que correr atrás de alguns filmes, vou esperar as resenhas

    fico no aguardo da resenha de jaws, eu tenho uma fascinação absurda por esse filme. a primeira vez que o assisti eu devia ter 6 anos, e devo ter visto mais de 20 vezes na infância. faz pelo menos 10 anos da ultima vez que o vi, sinceramente nem sei se ele é tão bom quanto eu me lembro.

    Curtir

  2. dessa lista eu só vi et,tubarão e o silêncio dos inocentes,mais a sua lista ficou interessante.fazer listas de qualquer coisa é complicado, principalmente de filmes ,tem tantos filmes bons que sempre fica faltando algum,mas tá valendo:)

    Curtir

  3. Os filmes da lista são muito bons, mas acho que nenhum entraria na minha lista pessoal de filmes antes de morrer. Talvez “Tubarão” e “Silêncio dos Inocentes”. Mas, é claro, é o tipo de lista impossível de se fazer. Talvez 100 fosse melhor heheh

    Curtir

  4. A lista é bem interessante, trás filmes geniais. Já vi quase todos, mas isto não significa que tenho permissão para morrer (rs,rs,rs). Como a frase que encerra o post fala que o cinema é uma fonte de juventude, quero ainda ver muitos com o sem pipoca na mão.

    Curtir

  5. eu num disse que queria morrer agora kkkk eu quis dizer que já dá pra morrer normalmente, não um suicídio..mais vi tudo que eu queria ver, agora só fico esperando os próximos estrearem…

    Curtir

  6. Se algúem tiver que morrer agora ,e não tiver visto nenhum deles, não se esqueça de fazer como os faraós do Egito: leve apenas VERTIGO(UM CORPO QUE CAI)no caixão. É o supra sumo da imagem cinematográfica e não esqueça de bater um papinho com Hitchcock: pede prá ele voltar porque só tem bundão aqui embaixo fazendo filme e diz que só o Spielberg que é bonzinho porque é um aluno dedicado do mestre.

    Curtir

  7. Pessoal, só pra avisar, tive alguns problemas com meu computador, mas já estou tentando solucionar. Então os textos vão demorar um pouquinho. Estarei de volta o quanto antes, ok? Abraço!

    PS.: parece que tem muita gente pensando que a lista é MINHA. Não é. É do autor do livro 1001 filmes para ver antes de morrer, Steven Jay Schneider. Não tenho coragem de fazer uma lista como essa sozinho. heheh

    Curtir

  8. Gostei da lista, já vi a maioria, acrescentaria ainda But Cassidy,Ghost, A cor púrpura e Blader Runder caçador de andróides; ainda faltariam mais dez, vinte … filmes. Valeu!

    Curtir

  9. muito boa lista, mas faltou alguns clássicos…. que tal fazer outra lista e incluir: 2001 – uma odisséia no espaço; caçador de andróides; o filho de proteus; era uma vez no oeste; entre outros…

    Curtir

  10. Vi Desafio do Além (The Haunting) essa semana. É lindo, maravilhoso, de deixar uma fã de terror como eu com lagriminhas de felicidade nos olhos. Maaaaaas, não é tão assustador assim. Achei o conselho para “não ver esse filme sozinho” um exagero.

    No mais, fiquei surpresa com a lista dos 10+. Com tantos filmes icônicos por lá (tipo Cidadão Kane), ele escolheu alguns até menos conhecidos e celebrados.

    Fiz as contas dia desses: dos 1001 filmes para ver antes de morrer eu vi 98. Pelo jeito ainda tenho muitos anos de vida. =D

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s