Muitos quando ouvem falar que alguém é viciado(a) em sexo logo começam a soltar uma risadinha e jamais pensam nisto como algo complicado e que vá trazer sérios prejuízos para quem possui este distúrbio. Filmado em apenas 25 dias, “Shame” traz uma história pouco convencional e que conta com uma atuação corajosa e muito impressionante de Michael Fassbender, deixando claro no final das contas que a grande vergonha (ao qual o título original se refere) é esta sua atuação ter sido ignorado pelo Oscar deste ano de 2012.
Na trama conhecemos um sujeito chamado Brandon (Michael Fassbender, “Prometheus”) que tem, aparentemente, uma vida de sucesso e muito confortável. Um bom emprego, um belo apartamento e tudo o que as pessoas acham que traz felicidade plena para a vida de uma pessoa. Mas ele possui problemas sérios relacionados ao sexo e tudo se complica ainda mais quando a sua irmã Sissy (Carey Mulligan, “Drive”) aparece para ficar uns dias em sua casa, trazendo consigo seus próprios dramas pessoais.
Esta é a segunda parceria entre o diretor Steve McQueen – que neste filme assina ainda o roteiro em parceria com Abi Morgan – com o ator Michael Fassbender (“X-Men – Primeira Classe“), antes eles fizeram juntos em 2008 “Hunger”. E pra fechar com os dois ainda temos o acréscimo de mais um lindo trabalho da bela e talentosa Carey Mulligan. É dela inclusive uma das mais belas cenas que vi este ano, quando ela surge em um bar cantando (numa versão extra lenta mas muito bonita) a famosa canção “New York, New York de Frank Sinatra”. Mais interessante é saber que os dois atores que estavam ouvindo ela cantar nesta cena (James Dale e Fassbender) não sabiam que ela iria cantar (e nem que cantava tão lindamente), ou seja, a reação dois dois foi autêntica.
O filme é recheado de cenas tórridas de sexo e muita nudez, não chega a ser PORNÔ mas também não fica tão longe disso. Para os que possuem uma alma mais pura e frágil é bom tomar um pouco de cuidado. Os atos sexuais aqui apresentados deixam claro a dor e sofrimento que passa o protagonista, dá para ver em seu rosto que aquilo não está lhe trazendo um verdadeiro prazer, é apenas sofrimento. Quando rola sentimento as coisas não funcionam para ele. É triste, ao contrário do que alguns possam pensar.
É verdadeiramente uma produção um tanto quanto incomum, corajosa e que pode trazer estranheza para os menos preparados, mesmo assim, é definitivamente um filme que merece elogios tanto para o belo trabalho na direção de McQueen quanto na atuação da dupla Fassbender e Mulligan. “Shame” é a história de dois irmãos que clamam desesperadamente por ajuda mas não conseguem se expressar em palavras.
Shame (2011/2012 – 101 min)
DramaDirigido por Steve McQueen com roteiro de Abi Morgan e Steve McQueen. Estrelando: Michael Fassbender, Carey Mulligan, James Badge Dale, Nicole Beharie, Alex Manette e Robert Montano.
Man, o diretor Steve McQueen e o ator Michael Fassbender trabalharam juntos num filme chamado “Hunger”. No X-men só tem o Fassbender.
CurtirCurtir
Foi na hora de copiar o link eu me passei hahahah até porque baixei Hunger justamente por conta disto. Valeu!
CurtirCurtir
Eu gostei do filme, mas pra mim o “problema” é que na trama o vício de sexo não parece causar muitos problemas na vida do cara. Só muda quando a irmã dele entra em cena.
CurtirCurtir
Depende do seu ponto de vista, porque eu vi vários problemas pessoais que ele passa por conta disto. Com a sua colega de trabalho é apenas um deles, fora as questões de ser algo que ele não tira prazer, é só sofrimento.
Eu captei assim.
CurtirCurtir
adorei esse filme,esse cara vai brilhar muito ainda,ótimo ator,tbm assistir mais ou menos uns 3 filmes com ele,e a carey mulligan tbm fez bonito.o que é legal nesse filme é que não é só putaria,conseguimos sentir o drama do personagem,e no fim do filme ainda nos dá um exemplo de vida por incrível que pareça.belo post,parabéns. ps:tá vendo só,é só colocar um post de um filme polêmico pra encher de gente comentando hahaha 🙂
CurtirCurtir
O problema é que nem sempre vejo filmes polêmicos, fora que estou dando uma “limpa” em todos os filmes que tenho acumulado pra escrever hehehe.
E seu comentário eu concordo, acho que vimos realmente o mesmo filme e tivemos as mesmas impressões!
[]´s
CurtirCurtir
Assisti no cinema esse ai, muito bom filme!
CurtirCurtir
Quero mto assistir, agora tem no Netflix, ai já tá fácil! rs
CurtirCurtir
Não achei esse filme tão bom. Fassbender realmente está excelente, mas achei o roteiro fraco. A história tem apelo interessante, mas o desenrolar é razoável. Não consegui me envolver tanto com esse filme, infelizmente.
CurtirCurtir
Um filme marcante, principalmente por sua visão honesta do tema.
CurtirCurtir
Magnifico!
CurtirCurtir
Filmaço. Para mim, entre os 10 do ano. Outra cena interessante é quando ele se olha no espelho quando está transando com uma prostituta e faz uma expressão de desespero, quando teoricamente deveria estar sentindo prazer. Além disso, ele tinha uma certa preocupação de estar com a irmã no mesmo apto porque tinha medo de pegar ela.
O Hunger também é excelente. Bem pesado. Trata da prisão de diversos líderes do IRA. Presta atenção numa cena de uns 10 minutos sem cortes. Tava assistindo ao filme e comecei a perceber que aquele diálogo não acabava. Li que acertaram de primeira.
Outro filme excelente com o Fassenbender é “Um Método Perigoso”, do Cronemberg.
CurtirCurtir
Sim Krueger, esta cena do espelho é uma das que melhor define o personagem.
Hunger estou para assistir e agora, pelo visto, terei que correr atrás de “Um Método Perigoso”. Na época que passou eu acabei não me interessando pelo filme.
[]´s
CurtirCurtir
esse titulo me lembrou de uma musica de uma banda de Rock…A Shame da banda Pillar…muito boa por sinal…
CurtirCurtir