The Walking Dead [S03E02] – Sick

The Walking Dead está fazendo comigo algo que só senti enquanto assistia LOST. Estou me apegando a todos os personagens, inclusive aqueles que não gosto! Não importa quem seja, eu quero vê-los sofrer, amar, correr, fugir, lutar, viver … até o fim.  Já estou com esse sentimento desde a segunda temporada embora muitos a tenham criticado sem ressalvas. Achei válido esse período intermediário pois nos fez mergulhar em uma sensação que só agora poderemos entender melhor: o alívio. Em praticamente toda a segunda temporada ficamos presos em um bolsão de ar dentro do oceano. Tirando poucos momentos como a exemplo do primeiro episódio onde Sofia precisa fugir ou quando Shane matou Otis naquela controversa fuga. Toda a segunda temporada foi para nos mostrar uma vida paralela ao mundo pós apocalíptico onde – aqui e ali – os problemas existiam mas era possível viver de maneira civilizada: comer bem, tomar banho, dormir seguro, um teto, um banheiro, uma comunidade, pessoas amigas para chamar de família. Quando chegamos nos últimos três episódios, as coisas começaram a entrar em uma outra realidade. O debate ético em torno do destino do sequestrado, a morte de Dale, a emboscada preparada por Shane, as atitudes de Carl, a fuga do paraíso.

Tudo mudou. O grupo precisou sair do paraíso e encarar um mundo do qual eles fugiram sempre. Nada de comida, banho, cama, altruísmo… segurança. Fugir é o cotidiano! Fugir sempre, a toda hora. Com a chegada na prisão parece que as coisas vão dar uma acalmada, mas só parece. Hershel foi mordido e Rick tomou uma atitude inacreditavelmente rápida: cortou fora a perna do fazendeiro. Essa atitude pode ter salvado a vida dele mas só vamos saber a implicação disso mais a frente pois no episódio Hershel ainda não acordou. A decisão de Rick em cortar a perna dele, sem pestanejar, da mesma maneira que chamou Glenn a responsabilidade de acabar com a vida de Hershel caso ele voltasse, mostra que TUDO mudou. No momento em que Rick desce o facão na cabeça do prisioneiro tirado a esperto evidencia que não é mais possível viver nas mesmas regras que antes – digo antes me referindo a fazenda e não ao mundo anterior aos zumbis. Lembram que mencionei o debate a respeito da vida de um prisioneiro que a princípio não tinha feito nada de ruim concretamente? Agora não é mais necessário fazer algo ruim. Você seria capaz de fazer “tudo que fosse preciso” pra manter seu grupo a salvo, mesmo que pra isso fosse necessário passar por cima de pessoas tidas como inocentes? Pois então, agora eles farão isso.

Estava falando sério quando digo que me apeguei aos personagens, incluindo os que não gosto. Neste caso estava me referindo a Lori. Todos a odeiam! Eu nunca gostei dela mas a entendo, desde o início a entendi. Não concordei com algumas atitudes dela incluindo sua postura em criticar Rick; o problema é que com uma morte rondando-a tão de perto, começo a temer por sua vida. Já era para o parto ter acontecido e uma cesariana no facão, feita por Carol, é o precedente para uma morte horrível. A situação toda mudou e Lori tem consciência de todos os seus erros e sabe as implicações de um bebê no tipo de vida que levam. O problema é que ela está sendo punida severamente por tudo isso e aos poucos Rick está vendo isso. Seu novo “eu” quer se aproximar, ser o pai do filho dela, ser o marido dela, mas ele não consegue mais, ele não pode mais.

Mas, o que foi aquilo com os presidiários? Eles ficam quase um ano presos no refeitório sem saber nada do que se passa fora do presídio com a única informação que zumbis estão por aí. Depois disso chega Rick que manda logo a ideia de que tudo que você entendia como sociedade ruiu e que agora a prisão é deles pois eles a limparam. É o famoso Te vira maluco! O pessoal não teve nem tempo para digerir o que acabou de ouvir e precisou resolver pra onde iria. Mais uma vez ficou claro que o grupo não pode se preocupar com mais ninguém além deles mesmo.

As cenas envolvendo a tomada de outra ala da prisão em conjunto com os prisioneiros foram muito bem construídas. Ficou claro como eles conseguiram sobreviver em fuga: são um grupo coeso. Cada um sabe o que fazer e qual é sua função naquela espécie de sociedade. Coloque outras pessoas junto e veja o grupo abrir. Foi o caso da estratégia de invasão que não deu certo: foi cada um por si. Enquanto nossos valentes sobreviventes precisaram de duas temporadas pra ter sangue frio o suficiente para matar em nome da sobrevivência, o prisioneiro espertão assassinou um dos colegas como um psicopata. Quem leu as HQs sabe que a história com os prisioneiros não acaba por aí…

Mais um ótimo episódio!!!! Apesar disso, senti falta de Michonne e Andrea… vamos aguardar que no próximo episódio vamos ter muito mais ação.

12 comentários sobre “The Walking Dead [S03E02] – Sick

  1. Mais um ótimo episódio sem dúvidas Dani. E a produção este ano está FODA.

    Seu texto, mais uma vez, está ótimo e concordo contigo em tudo, apenas ainda não senti falta da Andrea e nem tenho essa ansiedade em ver Michone, espero que a “paz” na prisão dure pelo menos 1 ou 2 episódios antes de virem “capitão gancho”, governador e todas as complicações mais.

    Enfim, até aqui a série continua na crescente que alcançou principalmente na segunda temporada. E isso é bom.

    Curtir

  2. Esse episódio foi foda!!! no mesmo nível ou melhor que o primeiro. É como se estivessem mais maduros, os diálogos, as cenas de ação, tudo! Até o fato de Michone ainda não ter efetivamente aparecido, mostra que eles não estão apegados a uma personagem popular, com apelo. E acho que a gente amadureceu também, agora todo mundo já sacou que não é uma série de zumbi, não é ação pura. E assim como o Márcio, também espero que ainda fique um tempo aí nessa paz no presídio antes do governador. Ótimo texto, Dani!

    Curtir

  3. mais um fodástico episódio,para calar quem vive criticando a série.o Rick está endiabrado nesta temporada hein? estou adorando,ele metendo o facão no preso psicopata lá,e trancando o outro para ser devorado foi um dos pontos altos desse episódio ,e a Carol tbm está surpreendendo demais,além de querer pegar o Daryl ela tbm quer treinar pra fazer o parto da Lori.e por falar na Lori os haters de plantão dever estar virando a casaca agora,pois agora acho que o ódio deles deu uma diminuida,no mínimo,espero,coitada da muié hahaha nem tenho nada contra ela,ela errou pô,eu não odeio a personagem não,eu e vc somos as únicas no mundo que simpatizamos com ela,tomara que ela não erre mais ,se não a galera vai encher o saco dela de novo.

    Curtir

  4. Obrigada pelos elogios!!!
    Acho que o pessoal não curte muito as resenhas informais 🙂
    Preferem um texto mais certinho…

    Eu senti falta da Michonne pois é minha personagem preferida nos HQs enquanto o Daryl é o meu numero 01 na série.
    Agora, com a audiência crescente nos EUA, passo a acreditar que eles vão ter mais liberdade de comandar a série e sem medo de arriscar principalmente na violência – quando necessária, claro.

    Curtir

      1. isso seria realmente muito bom, Márcio. hehehe

        Aproveitando, eu sempre leio a resenha, e é raro eu comentar. As suas resenhas Dani são excelentes, como tudo no Porra, Man! 😀

        Curtir

  5. Também estou achando o seriado cada vez melhor. A segunda temporada pode ter os seus defeitos, mas serviu também para conhecermos melhor os personagens… agora é tudo frenético, perigoso demais… e como você falou, as coisas mudaram! Eu jamais esperaria aquela atitude do Rick, foi como um choque! O último seriado que me fez sentir isso foi Game of Thrones…

    As vezes me dá vontade de ler as HQs (li algumas e gostei), mas aí deixaria de me surpreender com várias coisas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s