Trazendo em seu currículo mais de 22 indicações e 18 premiações (dentre elas o Bafta em 2010 e o prêmio do júri no Festival de Cannes em 2009), “Aquário (Fish Tank)” é mais uma produção que comprova o valor do cinema britânico com uma história sufocante e que traz belas atuações.
Na trama conhecemos a jovem Mia (Katie Jarvis), uma adolescente agressiva e rebelde que vive com sua mãe e sua pequena irmã uma vida com um rumo bastante incerto. Quando ela começa uma amizade com o novo namorado (Michael Fassbender, “Shame”) de sua mãe (Kierston Wareing), ela recebe o encorajamento dele para seguir com a única coisa que parece lhe fazer feliz, a dança.
Até mesmo quando recebe algum elogio Mia demonstra ser uma pessoa bastante agressiva. Sua pequena irmã segue pelo mesmo caminho com sua linguinha bastante suja, e tudo isso devido a forma como são criadas por uma mãe que dedica a sua vida a beber e curtir (sim, naquele sentido) com o seu novo namorado. O ambiente em que vivem também contribui e muito, é claro.
A medida que a amizade entre Mia e Connor vai avançando, as coisas começam a se complicar drasticamente. Existe aqui uma visão bastante pessimista das pessoas e a forma como elas se relacionam. E tudo isto é bastante visível devido as ótimas atuações da desconhecida (até então) Katie Jarvis, que traz expressões fortes e mostra desenvoltura nas cenas de dança, e também do grande Michael Fassbender como coadjuvante. Os dois são, sem dúvidas, os grandes responsáveis por fazer “Aquário” ser um bom filme.
A direção e roteiro ficaram nas mãos de Andrea Arnold que parece ter tido grandes pretensões com seu filme, mas durante quase todo o tempo acompanhamos uma história bastante previsível e, não fossem as belas atuações, talvez não funcionasse.
O grande trunfo vem mesmo no final, nos últimos momentos quando aquilo que estávamos assistindo finalmente parece fazer sentido, quando a forma como enxergávamos aqueles personagens parece dar uma volta de 360 graus girar e mudar toda a nossa perspectiva, afinal, até nos mais duros e castigados corações existe um pouco de carinho e amor.
Aquário (Fish Tank, 2009 – 123 min)
DramaUm filme de Andrea Arnold com Katie Jarvis, Michael Fassbender, Charlotte Collins, Harry Treadaway e Kierston Wareing.
só de ter o Michael Fassbender já dá uma animada,mais parece ser bem interessante 🙂
CurtirCurtir
Cara, me falaram desse filme semana passada!
Mas ao contrário da sua crítica cuidadosa, tinha recebido indicações acaloradas.
Isso é bom. Gosto de filmes polêmicos.
CurtirCurtir
Não me empolgou ao ponto de escrever um texto mais entusiasmado do que este Adecio, mas assista e depois comente o que achou.
Abraços
CurtirCurtir
Excelente drama!!
Uma pena ser desconhecido do grande público.
Imperdível!
CurtirCurtir
“até nos mais duros e castigados corações existe um pouco de carinho e amor.” Nossa que bonito isso!!! Me identifiquei rs
CurtirCurtir
360º graus não, cara. 180º, mude isso aí. Quero assistir, britânicos valem a pena.
CurtirCurtir
É que 180º é só meia volta, gosto da ideia de girou tudo e ficou diferente, era algo assim que queria dizer hehehe
Abração
CurtirCurtir
Err… 360º a pessoa volta pro mesmo lugar, cara. Mas deixa pra lá, hahaha
CurtirCurtir
Você tem razão e na hora que escrevi não pensei nesse sentido literal da volta completa. Talvez apenas um giro ficasse melhor. Geralmente corrijo os textos, mas vou deixar aí para seu comentário continuar fazendo sentido.
Grande abraço 🙂
CurtirCurtir
gostei muito do trailer; mas nao consequi assistir em nem um site, se souber um link por favor deixe aqui obrigada bjs
CurtirCurtir
preciso do link
CurtirCurtir
Se o email que você usou para comentar estiver correto dê uma olhada nele.
CurtirCurtir
Coloquem o link please!!!
CurtirCurtir
Aqui não é um site de downloads Aline, mas não é difícil pesquisar um link com o Google e a internet hoje, convenhamos.
Se for em torrent então, mais fácil ainda: pesquisa nome do filme + torrent e seja feliz.
CurtirCurtir