The Walking Dead [S03E08] – Made to suffer

Pois é, demorou mas chegou. O episódio que dará a pausa em The Walking Dead até o início do ano que vem foi tão esperado quanto temido pois poderia colocar toda uma temporada ralo abaixo. A questão é que Made to suffer  foi um episódio incrível, digno de um season finale com drama, ação e um ótimo arco para a volta em 2013.

Inicialmente somos apresentados ao grupo do Tyrese que está fugindo dos zumbis nos arredores da prisão. Apesar de ser meio difícil aceitar novos personagens é algo necessário pois o fluxo é de troca. Alguns morrem e outros precisam entrar no lugar. Novas histórias, novos problemas, novos relacionamentos… foi assim quando o grupo saiu do acampamento e encontrou a familia de Hershel na fazenda ou Michone nesta temporada. Mas o que me surpreendeu mesmo foi Carl. Ele assumiu o lugar do pai na prisão e conduziu o grupo de Tyrese com uma calma fora do comum além da estratégia de mantê-los seguros, porém isolados.

A relação do Governador com a filha é muito doentia. São questões controversas que envolvem aceitação, perda, o fato de Penny ser uma criança dificulta as coisas. A situação em que ela se encontra, no modo zumbi, acorrentada e com uma camisa de força, usando um capuz é desumano – por mais paradoxal que essa expressão possa parecer. A cena de Michonne descobrindo o segredo dele é recheada de suspense e ficamos tensos por saber o que a esperava ao se aproximar da pobre menina. E a luta? Com aquelas cabeças zumbis espalhadas a espera de um pedacinho pra morder? O Governador estava tão martirizado com a “perda” da filha que deixou de lado e sofria carregando o corpo de Penny. Por falar em dor, a cena na qual Michonne fura o olho do Governador com pedaço de vidro arrepia só de lembrar. A sequência toda foi bem elaborada até mesmo o final com o embate que não aconteceu entre Andreia e Michonne.

O resgate em Woodbury foi tenso e orquestrado por pessoas que nem tiveram tempo de se deslumbrarem com o oasis que é aquele lugar. A idéia de salvar Glenn  e Meg já estava tão cimentada que não houve tempo deles questionarem como foram parar ali. Ou seja, seguiram a pista de uma estranha que desapareceu durante o processo. Nem mesmo Daryl pode processar bem o fato do irmão estar vivo e pertencer aquele grupo de Woodbury. Afinal de contas, se Merle está ali, quem garante que o povo daquela cidade não estava apenas se defendendo de estranhos? O grupo de Rick já agiu de maneira parecida, fizeram tudo para se defender e proteger o seu porto seguro. Foi assim com presos, foi assim na fazenda com o prisioneiro que também tinha um grupo em algum lugar. Quem garante que o povo de Woodbury também não são mocinhos e estavam defendendo os seus? Apesar de tudo, até minutos antes da cena final, Merle era apenas uma idéia no campo da imaginação para Daryl. Ele não tinha visto ou conversado com irmão.

E por falar nesta dupla, que belo reencontro. Quando o Governador junta os moradores de Woodbury na arena, começa a discursar sobre a tentativa de invasão… fiquei muito apreensiva. Nos primeiros minutos imaginei que ele se referia a Michonne mas depois só meio Andreia em mente. Ela deixou a amiga ir mesmo depois de tudo que fez com o Governador. Lembro que pensei ser o fim da personagem. Mas eis que para a surpresa geral da nação fã de The Walking Dead, mais uma vez, Merle é abandonado. Crucificado com traidor ele reencontrou o irmão na pior situação possível e vamos torcer para que esse encontro não termine com a morte de nenhum dos dois, afinal, tem muitas histórias que podem sair daí.

Só nos resta aguardar até Fevereiro e correr dos spoilers!

9 comentários sobre “The Walking Dead [S03E08] – Made to suffer

  1. Excelente episódio realmente, fechou com chave de ouro essa primeira metade da terceira temporada que foi fantástica.

    Quanto ao destino dos dois, infelizmente, rolam uns sneak peeks no fim do episódio que já nos mostra o que deve acontecer. Bom, paciência.

    De qualquer forma a espera até fevereiro será muito longa hein?

    Curtir

    1. Engraçado, imaginei que fosse rolar algo do tipo, mas na fox-hd não passou nada após o episódio, nem uma chamada para o próximo nem nada. Eu achava que na propaganda imediatamente depois do fim do episódio ia rolar algo mostrando o que esperar dos próximos episódios do ano que vem, sei-lá, algo assim… mas não vi.

      Curtir

  2. O que mais gostei mesmo, e vibrei foi ver o Governador sendo o Governador que a gente tanto queria ver. Ter terminado o episódio nele, achei uma sacada e tanto. Alias minto, vibrei quando vi o Tyrese. Falo dele pra Cris, como se fossemos amigos íntimos hahaha. Achei que ele seria um dos negões da prisão, mas quando vi que não, já tinha desistido da ideia dele aparecer. Tomara que seja bem trabalhado.

    Tô impressionada com essa temporada, tá realmente muito superior. Ainda tenho o pé atras e fiquei com medo quando vi a Michone lá sentada na cadeira, pensei: “se ela fizer tudo que a gente sabe que ela pode fazer com o Governador vai ficar vazio, sem lógica”, mas superaram minhas expectativas…

    e agora só em fevereiro, é muita maldade….

    ps: Dani, vc já jogou The Walking Dead. Não é jogo de ação não, é um seriado (baseado nas HQs), dividido em 5 capítulos onde vc segue o protagonista e o jogo muda de acordo com as escolhas que vc faz. Se não, aconselho assistir, oops, jogar. Roteiro lindo!

    Curtir

  3. demais esse episódio,mas tbm acho que o Daryl não vai morrer,na promo do episódio 9 mostra ele lá com a galera,e já tem gente nos blogs da net dizendo que até o Merle vai sobreviver e voltar pro grupo do Rick,será? bom veremos né? mas a melhor cena foi mesmo a da Michone com o governador,fiquei paralizada,foi foda demais.que filhadaputise dos produtores de nos fazer esperar tanto tempo,pqp……..

    Curtir

  4. Também acho que foi um pecado o sneak peek mostrar aquelas cenas, desmanchou em segundos a tensão da cena final. Mas o povo que tava apreensivo após a segunda temporada morna, tem que aplaudir de pé esses últimos episódios.

    Li entrevista com o produtor executivo onde o repórter ficou empolgadaço com a surpresa em ver Shane em cena. Na hora só levantei a sombrancelha e pensei “legal”, pois já desconfiava q era alucinação de Rick.

    Agora só resta esperar por fevereiro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s