Valar Dohaeris – Game of Thrones S03E01

Não que eu tenha perdido meu tempo contando, mas desde o episódio final da segunda temporada de Game of Thrones até ontem quando a terceira temporada estreou mundialmente (com transmissão simultânea no Brasil pela HBO) foram 301 dias de espera. O tempo foi longo, mas tenho certeza que seremos todos recompensados com a melhor de todas as temporadas, afinal, segundo os próprios produtores, a série foi adaptada para a Tv por conta do livro 3 que é realmente fantástico e cheio de incríveis surpresas e acontecimentos capazes de fazer qualquer um gritar alto, de raiva ou de emoção, aí vai de cada um.

got3_snow

Os custos e consequências da Guerra dos Tronos

Tudo começa com Samwell Tarley que sobrevive à batalha do punho dos primeiros homens que, infelizmente, ficou apenas no livro tendo sido cortada aqui, ainda assim, deu para perceber que o pobre Sam vai continuar se sentindo apenas um grande e inútil estorvo para a patrulha da noite, pobre Sam. Depois do esporro que Sam recebeu por não ter feito a sua única incumbência que era enviar os corvos com pedidos de ajuda para o(s) reino(s) pulamos direto para o cavaleiro das cebolas que sobrevive a batalha de Blackwater e consegue ajuda de um pirata.

Pelo visto a ‘mulher vermelha’, a feiticeira diabólica (pelo menos aos olhos atentos de Davos) terá uma maior influência no “rei” Stannis, aliás, diga-se de passagem, ele está sendo muito bem interpretado aqui na série. Aquele seu olhar distante e seu semblante de inquietação e até mesmo de “olhos perdidos” está muito condizente. Será que Davos conseguirá assassinar a feiticeira vermelha ou, quanto nada, convencer Stannis a ficar longe dela?

Rob Stark chega em Harrenhal completamente destruída e fica claro para todos o quanto “custa” a guerra. Os mais humildes é que sobram nessa disputa entre os muitos reis pelo trono de ferro.

Você não sabe nada Jon Snow

Enquanto vários estão disputando o trono de ferro, do outro lado da muralha algo muito urgente está prestes a acontecer mas apenas os poucos homens da patrulha da noite possuem este conhecimento. Jon Snow segue em sua importante missão após ter assassinado “meia mão” para se “infiltrar” entre os “selvagens” homens de Mance Ryder, a marcha dos povos livres contra o reino. A cena em que Jon Snow conhece Mance Ryder e, num primeiro instante, o confunde com o malvado barbudo é divertida, para gente que está assistindo é claro, afinal Jon apenas acha que sabe o que vai ter que enfrentar de agora em diante.

ValarDohaeris

E o jogo continua

Entre os Lannisters tudo continua como dantes, menos para Tyrion que depois de ter arriscado a sua cabeça, literalmente, parece ter perdido todo o prestígio que julgara ter conquistado. Seu pai volta e assume o cargo da Mão do Rei e, numa das melhores cenas do episódio, o humilha. Aquela raiva contida e olhos em brasas do anão promete que o jogo de mentiras e intrigas só está começando. Sua representação na série foi muito branda, nos livros ele realmente perde o nariz ficando feio e assustador de verdade ao contrário de parecer uma miniatura de Kratos. Até a futura nova rainha, Margaery, começa a querer cair nas graças do povo. Será apenas uma bondade sua ou tem um pouco de ambição escondida nestes seus atos?

review-game-of-thrones-3-01-valar-dohaeris

Dragões

E claro, não podia deixar de comentar sobre a nossa (pelo menos para mim é) queridíssima Daenerys que está acompanhando o crescimento dos seus filhotes. Diga-se de passagem, o trabalho nos efeitos especiais conseguiu melhorar (graficamente falando) os dragõezinhos (ainda não estão do tamanho ideal para conquistar Westeros não é?).

Nossa querida Khaleesi conhece um novo cavaleiro que quer se juntar a sua causa depois dele ter salvo a sua vida. O que será que nos reserva este novo personagem? A jovem Targaryen precisará ficar atenta daqui pra frente, sua fama vai começar a crescer. Ao mesmo tempo ela precisa de exércitos, mas será que ela estará disposta a pagar o preço para ter um? E não é questão de ouro, o preço de ter escravos assassinos de bebês? Será que ela estará disposta a isso?

dany-and-dragon

Apenas o início

Muita coisa aconteceu neste primeiro episódio, ainda nada muito contundente mas as peças estão sendo apresentadas e movimentadas nesse intricado jogo dos tronos. Algumas pequenas coisas foram alteradas em relação ao livro e que não chegam a interferir tanto na história.

Se alguém achou essa volta um pouco “morna” demais, pode começar a se preparar e, principalmente, não se acostumem. Muita coisa vai acontecer daqui pra frente. Estejam prontos.

***

  1. Valar Dohaeris é a expressão da língua do alto valiriano que significa algo como “Todos os homens devem servir” e é dita, geralmente, como resposta a expressão que aprendemos no final da segunda temporada junto com Arya Stark, Valar Morghulis, que significa “Todos os homens devem morrer”.
  2. Na estreia o canal HBO abriu o sinal para quem não assina o canal poder conferir e, por isso, consegui escrever o texto “logo”. Os próximo só deverão vir nas terças já que terei que contar com o esforço da turma que legenda os episódios para todos os pobres bucaneiros como eu poderem assistir.
  3. Não deu para falar sobre todos os personagens, foquei apenas em alguns porque senão o texto ficaria ainda mais imenso do que já está. Os comentários estão abertos justamente para gente continuar nossa discussão, fiquem à vontade!

4 comentários sobre “Valar Dohaeris – Game of Thrones S03E01

  1. Gostei da solução para apresentar o sor barristan selmy.
    Nos livros é feito todo um misterio, ele aparece outra situação e só vai mostrar sua identidade lá pela metade do livro.

    Na série de TV isso ia ser impossível, já que reconheceríamos o seu rosto, a estrategia de faze-lo aparecer na ultima cena foi bem acertada.

    A unica pena é que provavelmente não teremos Belwas.

    Curtir

  2. boa Marcio!!!

    Ainda não vi o episódio, mas como o terceiro livro está fresco na minha memória nem me importei com algum eventual spoiler heheh….

    De fato, essa temporada promete muito…

    Aliás, acho que o terceiro livro oferece a cena mais chocante de todas… vamos ver se estará presente no seriado, imagino que sim.

    Apesar de muitos considerarem relativamente morno, tá com uma nota alta no IMDb. Hei de conferir no final de semana.

    Abraços!

    Curtir

    1. Leia o nome dos episódios (já foram divulgados quase todos) e perceba que o episódio 9 vai ser justamente sobre este tal acontecimento hehehe.

      Essa terceira temporada vai compreender 2/3 deste terceiro livro. Vão deixar um pedaço para a próxima temporada que deve mesclar com partes do livro 4.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s