A Ditadura da Dublagem está vencendo

Estar do lado que está perdendo não é fácil e das derrotas que me acompanham (como se não já bastasse torcer pro time que torçoconseguir assistir a um filme legendado está cada vez mais difícil devido a Ditadura da Dublagem. Se eu tiver a audácia de querer ver filme legendado em 2D, afinal pagar um ingresso caríssimo para ver filmes PORCAMENTE convertidos em 3D apenas para arrecadar mais não me apetece, aí a coisa fica ainda mais difícil.

A principal rede de cinema na cidade em que vivo é a UCI e, inclusive, existe um cinema num Shopping próximo onde moro que era o meu lugar ideal mas que eu já não frequento a meses. Qual a razão? Veja a programação que recebi por email:

dublados

Tirando os filmes nacionais por motivos óbvios, o restante das opções são todas com dublagem. Não existe horário legendado e, quando acontece de existir, é em um horário pornográfico e em 3D, afinal se você é esnobe pra ver filme legendado que pague mais caro, justo não? Não.

O meu problema nunca foi e nunca será com filmes dublados – assisto algumas animações dubladas sem maiores problemas – e tampouco desmereço o bom trabalho que alguns dubladores profissionais fazem. Não vamos entrar, agora, no mérito das pessoas que são convidadas a dublarem filmes apenas pelo fato de serem famosas. O meu problema é com a falta de opção decente, a falta de escolha.

Grande profissional da dublagem
Grande profissional da dublagem.

Para assistir “O Homem de Aço” legendado e sem ser em 3D foi um parto, com “Wolverine” estou enfrentando o mesmo problema e isso tem se tornado comum. É pedir muito ter ao menos uma reserva de 25% em todos os horários para opções legendadas? Pelo visto sim.

***

  1. A rede Cinépolis aqui em Salvador tem dado horários legais para filmes legendados mas está colocando quase tudo em 3D. Quando é filmado e feito com equipamento para a tal tecnologia eu até encaro, mas o que se vê é muita produção convertida e que nunca vale a pena.
  2. A rede Cinemark tem sempre uma sala para legendado em 2D. O difícil é conseguir comprar ingresso. Ou paga taxa de “inconveniência” e compra antecipadamente pela internet ou vai a tarde comprar ingresso pro filme a noite. Detalhe, o Cinemark daqui não apaga a luz e isso me deprime.
  3. Da rede UCI que eu tinha direito a pagar meia-entrada por conta do meu cartão de crédito eu desisti. A Ditadura da Dublagem dominou tudo.

 

17 comentários sobre “A Ditadura da Dublagem está vencendo

  1. Essa semana é especialmente infernal pq tem 3 animações em cartaz, e animação legendada é um formato já extinto há algum tempo.
    Junte com o comportamento cada vez pior das pessoas nas salas, e acabo trocando o cinema pela locadora e pela Netflix cada vez mais sem peso na consciência.

    Curtir

  2. pra assistir Wolverine, eu fui a tarde comprar o ingresso da última sessão ahahahhaha

    Ainda inocentemente, enquanto estava na fila (enoooorme) comentei com o marido “A gente pode assistir Homem de Aço, é mais cedo, depois a gente assiste Wolverine! meia hora depois, HdA já tava lotado e faltavam umas duas horas pro filme ainda.

    Tá complicado.

    Curtir

  3. eu tbm estou puta de vida com isso e não para por aí, recentemente assinei a oi tv e tbm a maioria dos canais estão dublados,aí é foda,eles se sentem no direito de escolher por nós,assim não dá,e o pior é que não podemos fazer nada já que a maioria das pessoas ter preguiça de ler,e preferem cinema e tv a cabo dublados mesmo,foi triste 😦

    Curtir

  4. Isso é um dos movimentos mais revoltantes que existem por aqui. Se ainda tivéssemos bons trabalhos de dublagem eu até teria 10% mais de compreensão, mas com os mesmos dubladores fazendo trabalhos diferentes, mas empregando a mesma voz é doloroso de aturar.

    Eu já tinha notado esta imposição de pagar a mais para ver legendado, infelizmente eu me submeto sem muita crise, pois não quero deixar de ir ao cinema, mas é muito triste. Como tudo no Brasil as coisas são impostas goela abaixo e todo mundo vai aceitando.

    Lembrar que é mais uma das medidas populistas deste governo porco que só quer saber de jogar para a torcida, pois tudo isso é parte do mesmo projeto descupado, imundo e corrupto de “incentivar” a obra nacional. Nisso daí está incluindo a percentagem de canais nacionais nas Tv’s fechadas (mesmo que não haja demanda ou qualidade para isso) e obrigatoriedade dos cinemas de exibirem filmes nacionais de qualidade duvidosa apenas para agradar essa patotinha mandante que impregna o meio da teledramaturgia nacional.

    E vamos mais uma vez para o slogan mais adequado à nossa deprimente nação : “Brasil um país de TOLOS!” 😦

    Curtir

  5. É lamentável mesmo, mas o que é mais desesperador é estar nas filas e ouvir os comentários demonstrando que, de fato, boa parte do público pagante está preferindo os filmes dublados. Somos minoria, uma minoria cada vez mais frágil, o que é lamentável em todos os sentidos. Realmente, fica difícil não ter escolha. Mesmo um cinema de rua como o Glauber já está se rendendo ao dublado. :/ E pensar que já vi Tarzan, animação da Disney legendada no Aeroclube no início da tarde, há dez anos… Bons tempos.

    Curtir

  6. Quero assistir wolverine Imortal legendado a tempos, mas só tem em horários apertados para mim, e em alguns nem achei direito. Não gosto de assistir dublado, deviam respeitar essa opção. Ridículo essa situação. Se as pessoas que não gostam legendados fossem mais flexíveis, afinal já fomos muitos tolerantes vendo dublado.

    Curtir

  7. É Triste o que anda acontecendo,a dublagem está dominando o mercado,hoje fui ver a programação do cinema da minha cidade(Suzano),e tinha uma surpresa nada agradável,TUDO estava dublado,desde filmes a animações,estou triste agora pois planejava ver Carrie em Novembro,mas com essa situação,da maneira que está,não vai dar.Até Imagino como vai ficar a voz da Juliane Moore e da Chloë Grace Moretz dubladas.
    É triste mas é uma realidade que o Brasil enfrenta.Mesmo crescendo assistindo coisas dubladas eu prefiro infinitamente legendado,mas infelizmente só eu da minha família gosta de filmes legendados,antigamente gostava mais do dublado,mas quando me apaixonei verdadeiramente pelo cinema,que foi a 1 ano atrás quando tinha 14 anos,ai sim comecei a ver tudo legendado.
    Deveria ter algum recurso que nós possamos recorrer,talvez uma petição online,em prol de mais filmes legendados nos cinemas,e por favor,em horários melhores,não só de noite.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s