Sem uma ordem de importância ou cronológica que seja, vou listar aqui 10 filmes que acredito serem imperdíveis e que não são muito conhecidos. Este post pode funcionar como um Top 10 filmes que você provavelmente não conhece e passaram desapercebidos do seu radar cinéfilo, mas que deveria conhecer e assistir.
50% (50/50) (2011)
O queridinho Joseph Gordon Levitt e a queridíssima Anna Kendrik à frente de um filme lindo e tocante. Baseado em uma história real, essa comédia dramática conta ainda com Seth Rogen fugindo um pouco do seu “normal” e atuando da forma mais humana possível. Um dos filmes mais genuínos dos últimos tempos. Imperdível.
Monsters (2010)
Um filme independente que soube utilizar muito bem o seu limitado orçamento para construir uma boa aventura de suspense que, em meio aos seus aliens polvos gigantes, ainda encontra espaço para inserir momentos de ‘amor’. Uma espécie de Cloverfield com invasão alienígena.
Primer (2004)
Vencedor do prémio do Juri do festival de Sundance de 2004, Primer é uma excelente pedida para quem gosta de filmes ‘insanos’. A história envolve uns caras que criam uma máquina para viajar no tempo e, a partir daí, a trama se desenrola em vários paradoxos temporais bem doidos. Existem até gráficos na internet para tentar explicar o filme.
Scenic Route (2013)
Estonteante, é uma boa palavra para definir este filme. Dois amigos dialogando sobre suas vidas e o rumo que elas tomaram enquanto estão ‘presos’ no deserto. E o desfecho? Daqueles de entregar um pouco mais do que um simples final feliz (ou infeliz?).
Indie Game: The Movie (2012)
Um documentário sobre games? Será? Sim, é uma das produções que mais me emocionaram e que cheguei a colocar na minha lista de melhores filmes do ano de 2012. Um filme muito pessoal, com histórias incríveis e que demonstra como é penoso o caminho para se criar, mais do que simples jogos, arte.
Medianeras – Buenos Aires na Era do Amor Digital (2011)
Em posição de destaque na minha lista de melhores filmes de 2011, Medianeras pode ser resumido como uma comédia romântica argentina encantadora e muito bem feita. Para aqueles que se identificarem com os personagens da história (acredite, é muito fácil) vai ser como se olhar num espelho.
Flipped (2010)
Em um tempo em que boas histórias de romance são mais raras que pessoas honestas no congresso federal, Flipped é uma grata surpresa e traz uma história maravilhosa e muito bem contada sobre o primeiro amor. A ideia de apresentar a história sempre nas duas visões (a do menino e na sequência a visão da menina) é um dos grandes trunfos do filme.
Eu Sou um Cyborg, mas tudo bem! (2006)
O mestre Chan Wook-Park (do excelente Oldboy, dentre outros clássicos) traz uma comédia romântica muito divertida e doidinha. Só o título do filme e a premissa da história já valeriam o seu tempo.
Resolution (2013)
Este é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores suspenses que assisti nos últimos anos. É um filme muito louco com uma história que sabe guardar os segredos até a cena final e é impressionante. Imperdível para os que estão cansados de ver os cinemas recheados de filmes de suspense/terror de péssima qualidade
Welcome to Dongmakgol (2005)
Poucas obras são capazes de lhe fazer rir, emocionar e refletir ao mesmo tempo, e isso sem dúvidas deve ser levado em conta nesta linda história sobre amizade. E é uma pena que existam coisas no mundo que só o cinema possa fazer (como unificar inimigos mortais, sul e norte-coreanos) mesmo que seja por apenas pouco mais de duas horas, só isso já vale muito.
Cara, bela ideia para uma lista! Desses, assisti (e curti) 50%, monsters, primer, flipped, e fiquei interessado em conhecer resolution e medianeras.
E este Scenic Route me fez lembrar Gerry, do Gus Van Sant, pelo menos a premissa. Só que imagino que este filme tenha mais diálogo e que seja menos… experimental, digamos.
CurtirCurtir
“Uma espécie de Cloverfield com invasão alienígena.” E Cloverfield se tratava de quê? Haha.
CurtirCurtir
Mas tinha um lance do monstro supostamente vim do mar e tal, enfim. Você tem razão hehehe
CurtirCurtir
dessa lista só assisti monsters e achei legalzinho,quanto aos outros vou procurar pra ver.
CurtirCurtir
Valeu pelas dicas, vou conferir.
CurtirCurtir
Por nada Cláudio, depois me diz se acertei em alguma!
CurtirCurtir
Só assisti 50% (50/50) (2011) que é muito bom,é muito real,parece que o roteirista viveu isso ou algo parecido. MUITO BOM. quero ver os outros.
valeu pela dica.
CurtirCurtir
Massa, depois me diz se curtiu algum
CurtirCurtir
Ja vi 50/50 e Flipped, AMEI os dois!!!! vou da uma olhada nos outros, obrigada pelas dicas
CurtirCurtir
Fico feliz Juh, depois me diz se gostou dos outros também.
CurtirCurtir
quando vc falar de um filme para o publico
se interesse mais em escrever sobre a sinopse do filme e sobre o filme em si.
vc parece mais preocupado em falar que gostou do filme
exemplo: O queridinho Joseph Gordon Levitt e a queridíssima Anna Kendrik à frente de um filme lindo e tocante. Baseado em uma história real
que história ?
sobre oque ?
CurtirCurtir
Em primeiro lugar, não estou, neste post, comentando sobre o filme ou fazendo uma crítica dele. É só uma lista com 10 dicas de filmes para você assistir (se quiser). Nem iria escrever nada a respeito dos filmes e iria deixar apenas a imagem e resolvi deixar um pequeno texto sobre o que EU achei do filme e porque você deveria, em minha opinião fecal, assistí-lo também.
Em segundo lugar, não sou crítico de cinema e a proposta do blog é ser algo mais intimista mesmo.
E em terceiro e último. É o que move este blog, seja por mim ou pelo outros que escrevem aqui, sermos bastante pessoais mesmo. A ideia é essa.
Grande abraço!
CurtirCurtir
Valeu pelo Flipped. Impressionante como em poucas cenas o diretor resumiu o amadurecimento tardio masculino e a crueldade do senso de realidade que se apodera da menina. Como já esperado, um filme simples, original, bem feito e que por isso, não fez o menor sucesso nos EUA.
CurtirCurtir
É uma pena realmente que não tenha feito sucesso, mas como esta existem outras obras que tiveram pouco “alcance” mesmo tendo uma qualidade bem acima da média.
CurtirCurtir
Graças a indicação do Porra Man tive o prazer de conhecer esse filme maravilhoso Medianeras.
Pergunto-me como ainda não tinha assistido.
Muito obrigado!!!
CurtirCurtir
Como este, existem vários filmes legais que acabam não ganhando destaque, ou não aparecem nos cinemas ou passam apenas nos circuitos de sala de arte e muitos acabam não conhecendo.
Fico feliz que tenha gostado Ismael.
Grande abraço!
CurtirCurtir
só assistir o ótimo 50/50 e o péssimo monster, pelo não me interessei, porque não faz meu estilo de filme..
CurtirCurtir
Talvez por não ser o seu estilo de filme você não tenha gostado tanto, mas ele recebeu vários elogios não é tão ruim assim vai hehehe
CurtirCurtir
Acho que não entendi o final do Resolution. 😥
CurtirCurtir
Comentei sobre Resolution recentemente aqui no blog (veja aqui). O final é um pouco aberto a interpretações, mas deu para entender alguma coisa ali. Você assistiu “O Segredo da Cabana”? Talvez lhe ajude um pouco
CurtirCurtir
Assisti sim. Não gostei. Achei esse bem melhor. Eu acho que entendi o final. rs
CurtirCurtir
Também prefiro este filme.
CurtirCurtir
caramba, nunca ouvido falar de nenhm, vou atras de TODOS, valeu pela dica. A proposito não conhecia tambem esse seu blog.
CurtirCurtir
Que bom Jaime, espero que assista e goste de alguns 🙂
CurtirCurtir
Porra, man! Adorei o site, e a maneira como você o conduz bastante pessoal, quase como uma conversa numa mesa de bar, parabéns!
Sobre os filmes, já havia assistido 50% e medianeiras, e adorei os dois, os outros filmes da lista irei, em breve, assistir, depois comento o que achei.
Grande abraço!
CurtirCurtir
Grande abraço Felipe, fico feliz que tenha gostado. Volte sim depois para comentar o que achou dos outros filmes.
Em breve vou lançar uma outra lista dessa com mais 10!
CurtirCurtir
Cara, assisti primer, não entendi porra nenhuma mas gostei, vou assistir de novo pra tentar entender!
CurtirCurtir
Normal meu velho, existem gráficos na internet para TENTAR explicar o filme. Imagine se é coisa fácil? hehehe
Tentei escrever sobre ele em outro post: http://www.porraman.com/2014/02/primer-2004-critica-filme/
CurtirCurtir
Cara uma das grades coisas da internet é achar gente que gosta do que vc gosta! Parabéns pela lista , cheguei aqui após ver o Primer , já tinha vista o stream color , mas não me capturou tanto ! Abraço
CurtirCurtir
Stream Color é mais complicado mesmo, mas nessa lista acredito que você vai encontrar outros filmes bacanas e desconhecidos.
CurtirCurtir