Ninfomaníaca – Parte 1 (Nymphomaniac – Volume I)

Quando o melhor diretor do mundo, Lars Von Trier, anunciou que seu próximo filme retrataria a história de uma ninfomaníaca e seria repleto de cenas de sexo explícito, muitos ficaram preocupados, afinal, o cineasta que já conseguiu degradar o ser humano, destruir a crença nas pessoas e até mesmo na esperança de não estarmos sozinhos no universo, estava prestes a lançar nos cinemas um pornô e, muito provavelmente, destruiria, como forma de entidade espiritual, o sexo. Com toda certeza tio Lars deve estar muito satisfeito e rindo sozinho (logicamente) de tudo isso, afinal, “Ninfomaníaca (Nymphomaniac)” (pelo menos essa primeira parte), ainda que traga sim cenas de sexo e nudez, não chega nem perto de toda expectativa e polêmica levantada.

Na trama vamos acompanhar a história de Joe (Charlotte Gainsbourg), uma mulher que é encontrada largada em um beco bastante machucada por um homem mais velho, Seligman (Stellan Skarsgard), que lhe oferece ajuda. Ele a leva para sua casa e Joe, enquanto se recupera, começa a contar detalhes de sua vida para Seligman. Assumindo ser uma pessoa ruim, e que sofre de ninfomania, ela narra algumas das aventuras sexuais que vivenciou para justificar o porquê de sua auto depreciação como ser humano.

nymphomaniac-vol-1-top-10

Devido a sua longa duração, 5 horas e meia, “Ninfomaníaca” foi dividido em duas partes e, em alguns países como o Brasil, teve ainda alguns cortes nas cenas de sexo. O corte não foi realizado por Lars Von Trier, mas teve ‘supostamente’ o seu consentimento, estratégia que só faz aumentar cada vez mais o ‘folclore’ em torno do ‘polêmico’ e ‘controverso’ cineasta, algo que muitas vezes é até maior que seus trabalhos e acaba atraindo muita atenção, o que é bom para todo mundo não é mesmo?

Tirando todas as polêmicas, é mais um filme que possui toda a qualidade técnica apresentada em sua filmografia e que traz uma história dividida em capítulos, sendo que 4 (metade deles) são apresentados aqui nessa primeira parte. Tem seus méritos ao conversar sobre um assunto que em pleno século 21 ainda é um tabu utilizando ‘divertidas’ metáforas com pesca, música, plantas e até matemática.

A forma como a história é contada, os relatos da ninfomaníaca para um senhor que, a todo instante, tenta demonstrar e fazê-la aceitar que não é uma má pessoa, pode não agradar a todos, o que é uma das especialidades do tio Von Trier. De qualquer forma, apesar do ritmo mais lento e contemplativo, “Ninfomaníaca” é um bom filme e que traz algumas belas passagens e, aqui, fica o destaque para uma em que Uma Thurman participa de forma EXCEPCIONAL e também toda a história de amor que a jovem Joe (interpretada com muita desenvoltura pela jovem Stacy Martin que é outro grande destaque desse volume 1) tem em relação ao seu pai.

NYMPHOMANIAC+VOLUME+1+PHOTO2

Analisar uma obra pela metade é uma tarefa um pouco complicada. O volume 1 de “Ninfomaníaca” apresenta uma história interessante e que ainda deve se desenvolver de maneira mais contundente na segunda parte que aportará em breve em nossos cinemas. Para os que não conhecem ou não são muito afeitos aos trabalhos de tio Lars, ou ainda aqueles que gostam de filmes mais ágeis  (se for pelas cenas de sexo nem apareça) , não é uma produção muito recomendada e é capaz de você sair do cinema da mesma forma que a jovem Joe em uma determinada parte da história, não sentindo nada.

***

  1. É muito bom o desafio que Lars Von Trier propõe à platéia nos primeiros minutos do seu filme em que, incautos, poderão achar que deu defeito no cinema.
  2. Ninfomaníaca é o último capítulo da “Trilogia da Depressão” dirigida por Lars Von Trier. Os filmes anteriores foram Anticristo (2009) e Melancolia (2011).
  3. Em fevereiro de 2014, o Festival de Berlim exibirá pela primeira vez a versão integral e sem cortes de Ninfomaníaca, com 5h30 de duração.
  4. Bacana a musiquinha da banda Rammstein.
  5. Tem um show de pirocas em uma parte do filme. É mais triste que a depressão de Lars Von Trier .
  6. Durante os créditos são exibidas as “cenas do próximo capítulo”.

Bom: Classificação 3 de 5

Ninfomaniaca PosterNinfomaníaca – Parte 1 (Nymphomaniac – Volume I, 2013/2014 – 118 min)
Drama

Um filme de Lars von Trier com Charlotte Gainsbourg, Stacy Martin, Stellan Skarsgård, Uma Thurman, Christian Slater, Connie Nielsen e Shia LaBeouf.

9 comentários sobre “Ninfomaníaca – Parte 1 (Nymphomaniac – Volume I)

    1. Anticristo me deixou muito preocupado na verdade, eu fiquei foi com medo de tio Lars. Teve cena que nem consegui assistir. De qualquer forma, pro bem ou pro mal, suas obras são muito singulares e sempre valem à pena hehehe

      Curtir

  1. um diretor muito superestimado,dele eu só vi dogville(muito bom) e o anticristo(muuuuuito bizarro) mas apesar de tudo ele tem talento,pena que como pessoa ele tem fama de ser chato e idiota,principalmente daquela piada nazista que ele fez quando estava divulgando melancolia,que eu ainda nem vi,mas quero.enfim,este cara tem problemas de cabeça,mas verei esse sim,com certeza.

    Curtir

  2. A crítica caiu em cima do filme, que, pra mim, é um bom, sem dúvida. Não chega aos pés de Dogville mas é bom. Tem o olhar crítico, metafórico e satírico de tio Lars, ruim não poderia ficar. As piadas estão sensacionais!
    Ah, fiquei puto!, não sabia que a edição brasileira tinha cortes… que droga.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s