Game of Thrones, The Children e o fim da 4º Temporada

O melhor final de temporada de todos os exibidos até aqui em Game of Thrones, pelo menos essa era a promessa dos responsáveis pela série de maior sucesso da HBO de todos os tempos. Após passar um episódio inteirinho na batalha da muralha, o episódio 10 desta 4º temporada, The Children, foi um bom desfecho e que abriu caminhos interessantes para a 5º temporada (só ano que vem!) e que teve de tudo um pouco do melhor exibido até aqui, paixões, reviravoltas, surpresas e, claro, mais mortes de personagens importantes.

Ainda na muralha

Seguindo os acontecimentos imediatamente após Jon Snow decidir tentar negociar com o Rei-para-Lá-Da-Muralha para evitar uma guerra na qual a patrulha não poderia vencer, ficou claro o que os ‘selvagens’ querem. Só que não deu nem tempo de nada ser decidido já que Stannis apareceu tal qual o exército fantasma no “Retorno do Rei” do Senhor dos Anéis para salvar o dia e, assim ele (Stannis) acredita, os sete reinos. Apesar de tudo parece que ninguém quer se ajoelhar perante Zod Stannis Baratheon.

got s04e10 the children

O terceiro olho

Não, não estou falando ainda do final do episódio onde Tyrion encontra seu pai em um momento íntimo, é sobre a side quest de Bran e sua trupe para além do norte onde finalmente encontra o seu destino. Foi um dos momentos mais “mágicos” da série até aqui, com direito a esqueletos vivos, pedrinhas (?) explosivas arremessada por uma criancinha estranha (uma de várias, daí o título do episódio) e, para fechar, uma caverna com uma barreira invisível de proteção aos tais seres.

Lá dentro Bran descobre que poderá voar e, com toda a certeza, espera que seja um voo diferente d´aquele que fez quando viu Jaime e Cersei fazendo o que não deviam por serem irmãos.

Hodor

Hodor.

Laços de Família

Por falar no casal de leões, parece que os produtores da série quiseram jogar um pouco de ‘panos quentes’ naquela tal história do estupro que surgiu na polêmica cena do sepultamento de Jofrey. A Leoa veio cheio de desejos depois de confessar ao pai o que ele nunca quis acreditar.

Os Trapalhões e a Gata sem piedade

Para quem leu o livro o encontro entre a dupla sertaneja Brienne e Pod com Arya e o Cão de Caça não deve ter sido muito bem recebido, digamos assim. Tudo bem que a luta entre Brienão e o Cão de Caça tenha sido bacana mas fez os dois parecerem verdadeiros trapalhões. Perderam o rastro diante de seus olhos de Arya que ainda teve tempo de se despedir do Cão de Caça.

Apesar de não ter sido uma escolha muito feliz, essa liberdade criativa em relação ao livro especificamente, a despedida de Arya com o Cão de Caça foi ao mesmo tempo bonita e impiedosa. Será que ele merecia o golpe de misericórdia ou sofrer até a morte é um fim mais ‘justo’ por tudo o que ele fez?

O Trono

Se em Westeros todos brigam pelo Trono de Ferro, nada mais justo do que um dos grandes personagens, o maior dos Lannisters, Tywin ser morto no trono, certo?

Quando todos estavam desesperados com o destino do anão após o seu julgamento por combate não ter saído como ele esperava, Jaime e Varys arrumam uma bela saída para Tyrion mas todos sabemos que ele não se dá por satisfeito com tão pouco, nunca. Ainda que não tenha tido o impacto das mortes de Jofrey e Oberyn, ver o anão deixar seu ex-amor sem ar na cama e ainda dar um fim bastante vexatório para aquele que sempre procurou manter as aparências e o reino em suas mãos foi, sem dúvidas, um dos pontos altos desta season finale.

game-of-thrones

Vários caminhos, vários destinos

Muitas outras coisas aconteceram neste episódio que fechou a ótima 4º temporada, é verdade que ficou aquém do que prometeram, “o melhor desfecho de todos os tempos“, mas “The Children” foi um bom episódio e que deixou caminhos bem interessantes abertos à frente.

Do destino incerto de Arya em Bravos (será que irá encontrar aquele antigo amigo que pagou sua dívida com ela com 3 mortes?), a fuga de Varys e sua “caixa valiosa”, a saga entre Brienne e Pod, a turma de Bran que perdeu um de seus maiores incentivadores, Stannis com a Muralha e Jon Snow até chegar em Khaleesi tentando reinar enquanto seus filhos seguem aprontando altas confusões, é muita coisa que fica em aberto para ser explorado na 5º Temporada que, infelizmente, só irá estrear no ano que vem.

 ***

  1. O que Stannis quer e o que ele vai conseguir ajudando a patrulha da noite?
  2. Depois de tantos morrerem pelo no Trono, finalmente alguém morreu no trono.
  3. A Víbora deixou um presente para a Montanha que vai precisar de uma transfusão de sangue. Será que isso vai dar certo?
  4. Valar morghulis, valar dohaeris!

 

8 comentários sobre “Game of Thrones, The Children e o fim da 4º Temporada

  1. Eu estou mais acostumada com essas mudanças da série em relação aos livros, mas ainda assim não gostei de matarem o Jojen. Ou é spoiler para os livros ou depois eles vão ter q contornar isso.
    A omissão da conversa de Tyrion e Jamie sobre Tysha deixou a morte de Tywin sem tanto propósito já que é essa conversa que faz Tyrion perder cabeça!
    :/

    Curtir

    1. Eu também estou acostumado e sei que, no final, seguem o “arco principal”, mas algumas mudanças como Cersei num episódio “ter aceitado tudo de boa” para agora mudar de ideia do nada me preocupa, me preocupa Brienne e Pod parecerem os Trapalhões e essa de Jojen eu calculei que tivesse acontecido no 5º livro que ainda não li, mas pelo visto talvez seja algo relacionado à conversa entre Tio George e os produtores da série.

      Faltou impacto realmente na morte de Twyn, também senti que deixou um pouco a desejar mas é bom a gente se acostumar com essas coisas.

      Curtir

  2. Também acho que foi um bom episódio que ficou aquém do esperado. Me surpreendeu o fato de não terem conseguido colocar tanto impacto na morte de Shae e Tywin, mortes que no livro foram bem chocantes.

    Ando preocupado com o excesso de arcos narrativos… fico me perguntando se o próprio George Martin sabe como as coisas vão acabar. Andei lendo que ele cogita agora um oitavo livro. Será?

    Pelo andar da carruagem, teremos umas 10 temporadas!! hehe

    Apesar da pequena decepção com o season finale, a temporada teve episódios excelentes. O 9 para mim foi obra-prima, e destaco também o da morte do Joffrey e o do confronto Oberyn x Montanha.

    Foi bacana acompanhar a temporada lendo os teus textos, sempre com um espaço para o humor no estilo porra, man!

    Curtir

    1. Na verdade ele apenas não descarta a possibilidade de termos um oitavo livro, porque ele vai mandando bala no MsDos dele e escrevendo como se amanhã não houvesse, mas ainda não é certo.

      Acredito que a série vai terminar antes dos livros, tenho essa crença já que ele meio que já disse para os produtores como pretende terminar a história.

      Valeu pelo elogio, eu até tento fazer algo diferente mas nunca tenho tempo hehehe quem sabe na 5 temporada!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s