O documentário “Blackfish: Fúria Animal” chegou a ser bem cotado para figurar entre os indicados ao Oscar de sua categoria em 2014 e no final acabou ficando de fora, mas o que chama mesmo atenção são as graves denúncias contra o Seaworld, tanto na forma como eles tratam as baleias de seus shows quanto na forma como eles lidam com as tragédias e incidentes que aconteceram no parque ao longo dos anos.
Sem previsão de estreia oficial no Brasil “Blackfish”, que teve seu lançamento mundial no Sundance Film Festival em 2013, é um documentário que acompanha a controversa forma de cativeiro das Orcas Assassinas do Seaworld (em especial) e todos os perigos que são trazidos tantos para os humanos que tomam conta, alimentam e as treinam para os shows, quanto para as próprias baleias sequestradas de seu habitat natural, família e que são mantidas em uma vida nada saudável e digna.
Partindo de diversos incidentes, alguns bastante trágicos como o ocorrido com a experiente treinadora Dawn Brancheau em 2010, o documentário tem a participações de diversos ex-treinadores do parque, familiares dos envolvidos e também de algumas testemunhas oculares que fundamentam todas as denúncias levantadas.
Poderia ficar só nas denúncias e acusações, mas “Blackfish” vai além e ainda discute algumas ideias como a forma e as condições de criação das baleias que poderiam estar influenciando na agressividade delas, já que, como é dito por um biólogo/pesquisador da vida destes mamíferos: “Não existem registros de ataques de Orcas contra humanos na natureza”.
Com tantas acusações graves era de se esperar que o Seaworld se defendesse de alguma forma das denúncias mas eles se negaram a responder. Levando em conta o quanto eles faturam anualmente e ainda a forma como os incidentes e tragédias acontecidos são tratados por eles, dá para imaginar o real motivo por trás de todo esse silêncio, não é mesmo?
Por mais que a repetição do caso de Dawn pareça cansativa, “Blackfish” tem alguns momentos bem interessantes. As informações apresentadas em relação ao quão inteligente são as Orcas e o quão importante é o senso de “família” que elas possuem contribuem para chocar o espectador e atingir os seus principais objetivos, expor, denunciar e provar o quão repugnante e indiferente pode ser o homem.
***
- Quem tiver Netflix o documentário está disponível para ser assistido e é uma boa pedida, obviamente, a locadora de Jack Sparrow também está “às ordens” para atendê-los gratuitamente.
- O pensamento passado aqui vale também para as touradas espanholas ou outros entretenimentos semelhantes, enquanto houver público o “show” irá continuar.
Blackfish: Fúria Animal (Blackfish, 2013 – 93 min)
DocumentárioDirigido por Gabriela Cowperthwaite com roteiro de Gabriela Cowperthwaite, Eli B. Despres e Tim Zimmermann.
Rapaz, todo mundo falando bem desse filme. Tô com aquele aqui para assistir, mas sempre protelo…
CurtirCurtir
Tá na minha lista para assistir. Ele parece valer mais pelo que representa do que pelo filme em si.
CurtirCurtir
Realmente.
CurtirCurtir
Parece que o filme está muito bom, vou colocar na minha lista para assistir
CurtirCurtir
Assisti baseado nas críticas super positivas e não me arrependi. Excelente documentário.
CurtirCurtir