As Aventuras de Paddington

Talvez muitos não saibam, mas Paddington é um dos personagens infantis mais queridos da literatura no Reino Unido. Criado em 1958, o fofo ursinho de casaco e chapéu chega aos cinemas com o filme “As Aventuras de Paddington” que traz uma história bem infantil realmente, mas consegue cativar logo nos primeiros minutos e traz alguns momentos bem divertidos.

Na trama vamos acompanhar as aventuras de um ursinho que chega a Londres – dica que foi dada por um antigo explorador que visitou os seus tios (que cuidam dele) tempos atrás – depois de ver um terremoto destruir o seu antigo lar procurando um novo lugar para viver. Uma vez em Londres na estação que acaba dando o seu ‘nome humano’, Paddington, ele conhece a família Brown que, mesmo com vetos relutantes do patriarca Brown, aceita acolhê-lo por uma noite até encontrar o tal explorador.

Paddington

A vida entre a civilização humana vai fazer Paddington enfrentar alguns percalços que rendem ótimos momentos para a criançada dar boas risadas (na sessão que fui os pequenos gargalharam pra valer). O roteiro é bem simplório e, inclusive, existe a introdução de uma vilã bem caricata interpretada pela Nicole Kidman (“Segredos de Sangue”) que chega apenas para trazer a escalada de aprendizado de cada um dos personagens já esperada em “filmes família” como este.

Mesmo sendo uma produção destinada ao público infantil, “As Aventuras de Paddington” esbanja carisma e cativa facilmente até mesmo os espectadores adultos (existem algumas cenas específicas que inclusive remetem a alguns clássicos do cinema no meio do filme). Contribui também a favor uma ótima e bem vinda direção de arte e efeitos especiais que não são tão comuns em produções do gênero (a não ser quando falamos das obras de Wes Anderson).

É uma grande infelicidade no entanto ver, mais uma vez, a distribuição brasileira tratando o espectador (e a própria obra) como um produto de quinta categoria ao escalar para dublar o personagem principal o comediante Danilo Gentili. Nada contra a figura pública, mas acompanhar o nobre e fofo ursinho com um sotaque paulistano carregado e falando coisas como “fala mano!”, “laiirrrrrrrrrrrrrrrrr”, “marrrrrrrrrrrrrrrrrrmelada” é de doer na alma. Pior ainda é seguir não dando opções legendadas para quem quer ouvir as vozes originais. Isso infelizmente acaba prejudicando a forma de apreciar uma produção tão bacana e bonita como esta que merecia mais respeito.

77778-640x360-paddington-on-the-tube-escalator-640

Apesar do verdadeiro descaso relacionado a opção de escolha da dublagem do protagonista, “As Aventuras de Paddington” é daquelas obras infantis que acertam em cheio e mesmo sendo mais indicada para os pequenos cinéfilos não deixam os mais velhos aborrecidos durante a sua exibição, muito pelo contrário, tem muito carisma, alegria e amor para entregar.

***

  1. Merecia mais que 3 de controles talvez, mas a dublagem realmente prejudicou e me tirou do filme em diversos momentos.
  2. Ao contrário do que a equipe de marketing do filme queria, as imagens do ursinho Paddington caíram nas graças da internet ao serem usadas em um meme “Creepy Paddington” onde vemos o ursinho em imagens de filmes de horror e afins.

Bom: Classificação 3 de 5

Paddington posterAs Aventuras de Paddington (Paddington, 2014 – 95 min)
Comédia, Família

Dirigido por Paul King com roteiro de Paul King e Hamish McColl adaptando criação de Michael Bond. Vozes (no original): Ben Whishaw, Michael Gambon e Imelda Staunton. Estrelando: Nicole Kidman, Peter Capaldi, Sally Hawkins, Jim Broadbent, Hugh Bonneville, Julie Waters, Samuel Joslin e Madeleine Harris.

4 comentários sobre “As Aventuras de Paddington

  1. Acabei de chegar de uma viagem do UK e vi esse ursinho em váaarios lugares. Estão fazendo uma Parade deles e você encontra ursinhos diferentes pela cidade, mto legal! Adorei saber sobre o personagem e fiquei interessada no filme =D

    Curtir

    1. Assista, é um personagem muito cativante realmente. Se tiver a oportunidade de assistir legendado prefira a ir ao cinema ouvir Danilo Gentilli com sotaque de ‘paulista mano’

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s