Qualquer um que acompanhe minimamente a forma como a mídia ‘opera’ – iria complementar com um ‘hoje em dia’ mas a polícia da internet e do português elegante poderia me recriminar – sempre se questionou sobre quais seriam os limites (morais, éticos) que ela deveria obedecer nessa corrida/luta insana por audiência. Um tema já bastante explorado nos cinemas, é verdade, mas são raras as produções que possuem a competência do filme “O Abutre (Nightcrawler)”.
Na trama vamos conhecer Lou Bloom (Jake Gyllenhaal, “Os Suspeitos”), um sujeito que vive de pequenos crimes e golpes para sobreviver. Certo dia ele descobre um grande “nicho de mercado” no insano e perigoso submundo do jornalismo criminal de Los Angeles e, com sua ambição e determinação inumanas (ele sequer se preocupa em piscar os olhos) aliados ao seu extenso aprendizado obtido pela internet (não possuiu uma vida de estudos formal), Lou Bloom inicia uma trajetória de ascensão fulminante e sem limites.
Na carona, correndo a noite pelas ruas de Los Angeles, o espectador é convidado a acompanhar o mundo em altíssima velocidade do jornalismo sensacionalista numa fórmula que parece até simples, correr atrás de crimes e acidentes chocantes (de preferência com mortes e muito sangue), filmar tudo e vender a história para algum veículo jornalístico interessado.
O filme marca a estreia na direção, de forma brilhante diga-se de passagem, de Dan Gilroy, que é conhecido por escrever os roteiros de produções como “O Legado Bourne” e “Gigantes de Aço”. Além de trabalhar de forma primorosa com o elenco, o (agora) diretor consegue construir um clima crescente de ação e intensidade em sua história que culmina em um clímax que envolve perseguições e mortes que é simplesmente incrível e deixa muitas produções mais badaladas no chinelo.
Um tanto quanto perturbador, “O Abutre”, além de possuir cenas de ação e um clima de suspense muito bem construídos, traz reflexões pertinentes a respeito do que a sociedade atual anda consumindo como “informação” num sistema quase canibal que a mídia utiliza para “sobreviver”. Além disso traz um protagonista que discute, direta e abertamente, sobre outros temas recorrentes como solidão e obsessão.
Com uma atuação ASSOMBROSA do grande Jake Gyllenhaal, “O Abutre (Nightcrawler)” é um thriller de suspense intenso e é uma das poucas coisas interessantes que você vai encontrar nos cinemas nesse final de 2014. Imperdível.
***
- Jake Gyllenhaal perdeu cerca de 10 quilos para seu papel. A idéia foi do próprio ator, já que ele visualizava Lou como um coiote com fome.
- Rene Russo, que interpreta a personagem Nina Romina, é casada com o diretor Dan Gilroy.
- Jake Gyllenhaal empenhou-se tanto em uma cena que ele fala com si mesmo em frente ao espelho que ele resolveu dar um soco de verdade (no espelho). O ator quebrou e cortou a mão e teve que ser levado ao hospital, voltando a filmar assim que foi liberado.
- A classificação ficou entre 4 e 5 controles, mas pra manter a audiência em alta resolvi aproximar pra cima 🙂
O Abutre (Nightcrawler, 2014 – 117 min)
Thriller, Suspense
Um filme de Dan Gilroy com Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Riz Ahmed, Bill Paxton, Ann Cusack e Kevin Rahm.
Tá na minha lista de prioridades pra ver no cinema.
CurtirCurtir
assisti ao filme ontem e gostei bastante. ele funciona não só como entretenimento, mas também permite inúmeras reflexões, como você apontou. ótimo visual, atuação espetacular do gyllenhaal e um tema relevante. pedir mais o que?!
darei um 9 pra ele.
CurtirCurtir
Um 9 seria a minha nota, aqui aproximei pra cima porque meio controle sempre me complica 🙂
CurtirCurtir
Eu queria assistir desde que li as primeiras informações no lançamento exterior, quando soube que estava sendo exibido furei a fila de outros para que não perdesse a chance de assistir. Mesmo assim me surpreendeu positivamente com um thriller de altíssimo nível em todos os aspectos. Deverá estar presente em algumas premiações até pelo próprio formato, concebido para tanto.
Rene Russo, apesar de super maquiada, ainda consegue ter uma presença marcante na tela.
CurtirCurtir
Também acredito muito nisso Bill, o formato do filme “chama” realmente premiações importantes. Espero que consiga quanto nada algumas indicações pois merece. Quanto a Rene Russo, sim, ela ainda se destaca em tela e tem uma presença muito forte aqui.
CurtirCurtir
Uma bela surpresa de fim de ano, deve estar na minha lista de melhores.
CurtirCurtir
Na minha também 🙂
CurtirCurtir
Curiosíssimo com o filme, principalmente pelo Jake, o cara é um monstro.
Aí Marcio, já ta na hora de quebrar o controle. Hehe.
CurtirCurtir
Quebrado ele não funciona hehehe
CurtirCurtir
esse filme é foda, pena que eu não tive o prazer de assistir antes de ter feito minha lista por que se não ja estaria nela, eu acho que vou fazer uma lista de menções honrosas, ainda falta interestelar a ser visto….
CurtirCurtir