O Predestinado (Predestination)

Viagens no tempo e todos os seus paradoxos intrínsecos são sempre fascinantes, principalmente no mundo do cinema, mas são raríssimas as produções que conseguem trazer histórias tão incríveis e espetaculares como “O Predestinado (Predestination)”. Lançado em 2014 e sem previsão de estreia no Brasil (nem mesmo em homevideo), trata-se de um filme com um roteiro ambicioso, ótimas atuações e uma quantidade quase inacreditável de grandes viradas na trama.

Baseado no livro “All Zombies” escrito por Robert Heinlein, a trama acompanha a vida de um ‘agente temporal’ (Ethan Hawke, “Boyhood”) que trabalha viajando no tempo realizando missões pontuais para aplicar a lei durante a eternidade. Em seu último trabalho, ele deverá perseguir um terrorista que sempre lhe escapou ao longo do tempo.

Predestination

Contar mais sobre a história ou estender a sinopse só prejudicaria a diversão de quem ainda não assistiu o filme que possui uma sequência de “viradas na trama”, ou melhor dizendo, ‘plot twists’, capaz de deixar até mesmo M. Night Shyamalan com inveja. O roteiro é muito bem construído e amarradinho, algo difícil quando se fala de viagens no tempo e todos os paradoxos que carrega consigo, e o melhor, não precisou cair na armadilha da “força do amor” para resolver os mistérios levantados. Existe uma crescente no argumento e em todos os arcos criados que são sempre muito bem fechados. Começa com uma simples conversa de bar e vai muito, muito além do que você possa querer imaginar.

A ambientação meio anos 70 que não fica apenas nos cenários e locações como também no próprio figurino ou até mesmo na maleta que é utilizada para saltar no tempo, com direito àquelas engrenagenzinhas onde se coloca a data para onde se deseja ir, contribuem muito com o clima proposto. Isso sem falar nas atuações incríveis do sempre ótimo Ethan Hawke e da Sarah Snook, que está como se dizia no século passado “chocante”. Dos trabalhos que assisti dessa atriz este foi o melhor até aqui.

Predestination

Para todos aqueles que adoram uma boa ficção científica com viagem no tempo, com uma pegada mais clássica das produções mais antigas e que, principalmente, querem sair do básico com uma trama inteligente e cheia de mistérios muito bem solucionados e explicados, volte no tempo (amanhã pode ser tarde demais), assista “O Predestinado” e se prepare para ser surpreendido, mais de uma vez.

***

  1. Soltei bem uns 5 ou 6 ‘PQP!’ durante o filme. As viradas na trama são realmente muito bem boladas.
  2. Finalmente você vai ter uma resposta para todos aqueles que sempre fazem a cretina pergunta: “Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”. Resposta: “O galo”.

Excelente: Classificação 5 de 5

Predestination posterO Predestinado (Predestination, 2014 – 97 min)
Ficção Científica, Ação.

Um filme de Michael e Peter Spierig (The Spierig Brothers) adaptando conto escrito por Robert A. Heinlein. Estrelando: Ethan Hawke, Sarah Snook e Noah Taylor.

21 comentários sobre “O Predestinado (Predestination)

  1. Eu assisti através do app “Pop Corn Time”, dá p baixar no cel e no pc e ver em HD! Muitos filmes q nem estreiaram no Brasil estão disponíveis! Amei o filme! Faz a gente filosofar por horas, pretendo ver novamente p encaixar mais detalhes ao q entendi! 😉

    Curtir

  2. Assisti ontem, finalmente. O filme é fantástico, redondinho. Uma senhora aula de filosofia. Enquanto ele se passava, eu saía deduzindo que nem um maluco. Estamos eu e minha esposa falando dele ainda, é raríssimo hoje em dia filmes que te deixam pensando e discutindo. Valeu a recomendação man!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s