Viagens no tempo e todos os seus paradoxos intrínsecos são sempre fascinantes, principalmente no mundo do cinema, mas são raríssimas as produções que conseguem trazer histórias tão incríveis e espetaculares como “O Predestinado (Predestination)”. Lançado em 2014 e sem previsão de estreia no Brasil (nem mesmo em homevideo), trata-se de um filme com um roteiro ambicioso, ótimas atuações e uma quantidade quase inacreditável de grandes viradas na trama.
Baseado no livro “All Zombies” escrito por Robert Heinlein, a trama acompanha a vida de um ‘agente temporal’ (Ethan Hawke, “Boyhood”) que trabalha viajando no tempo realizando missões pontuais para aplicar a lei durante a eternidade. Em seu último trabalho, ele deverá perseguir um terrorista que sempre lhe escapou ao longo do tempo.
Contar mais sobre a história ou estender a sinopse só prejudicaria a diversão de quem ainda não assistiu o filme que possui uma sequência de “viradas na trama”, ou melhor dizendo, ‘plot twists’, capaz de deixar até mesmo M. Night Shyamalan com inveja. O roteiro é muito bem construído e amarradinho, algo difícil quando se fala de viagens no tempo e todos os paradoxos que carrega consigo, e o melhor, não precisou cair na armadilha da “força do amor” para resolver os mistérios levantados. Existe uma crescente no argumento e em todos os arcos criados que são sempre muito bem fechados. Começa com uma simples conversa de bar e vai muito, muito além do que você possa querer imaginar.
A ambientação meio anos 70 que não fica apenas nos cenários e locações como também no próprio figurino ou até mesmo na maleta que é utilizada para saltar no tempo, com direito àquelas engrenagenzinhas onde se coloca a data para onde se deseja ir, contribuem muito com o clima proposto. Isso sem falar nas atuações incríveis do sempre ótimo Ethan Hawke e da Sarah Snook, que está como se dizia no século passado “chocante”. Dos trabalhos que assisti dessa atriz este foi o melhor até aqui.
Para todos aqueles que adoram uma boa ficção científica com viagem no tempo, com uma pegada mais clássica das produções mais antigas e que, principalmente, querem sair do básico com uma trama inteligente e cheia de mistérios muito bem solucionados e explicados, volte no tempo (amanhã pode ser tarde demais), assista “O Predestinado” e se prepare para ser surpreendido, mais de uma vez.
***
- Soltei bem uns 5 ou 6 ‘PQP!’ durante o filme. As viradas na trama são realmente muito bem boladas.
- Finalmente você vai ter uma resposta para todos aqueles que sempre fazem a cretina pergunta: “Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”. Resposta: “O galo”.
O Predestinado (Predestination, 2014 – 97 min)
Ficção Científica, Ação.Um filme de Michael e Peter Spierig (The Spierig Brothers) adaptando conto escrito por Robert A. Heinlein. Estrelando: Ethan Hawke, Sarah Snook e Noah Taylor.
O filme está disponível no Now da Net. Valeu!
CurtirCurtir
Excelente dica Thiago.
CurtirCurtir
Cara, suas críticas são muito boas! Toda vez que eu entro aqui minha lista de filmes para assistir aumenta! hahaha
CurtirCurtir
Que bom, fico feliz 🙂
CurtirCurtir
tbm adorei o filme, esses temas que abordam viagem no tempo, me fascinam…não é a toa que entrou no meu top 10 dos melhores filmes de 2014!
CurtirCurtir
Só não entrou na minha porque não foi lançado, mas deixei nas menções honrosas e é mesmo um dos melhores filmes que vi ano passado. Imperdível
CurtirCurtir
Vi ontem por causa da tua indicação. Grande filme.
“A cobra que come o próprio rápido.”
CurtirCurtir
Pra mim essa é a frase do filme!
CurtirCurtir
Entrou na lista de melhores fácil.
É um filme diferente, ambicioso.
Ótima crítica, Marcio.
CurtirCurtir
Obrigado Léo, sim, um dos melhores de 2014 sem dúvidas.
CurtirCurtir
Me explicaaaaaaaaaaa!
hahahaahahha
Filme muito loucooo!
CurtirCurtir
O filme é muito louco, mas achei que eçe fecha a história direitinho heehhe é porque tem tanta reviravolta…
hehehe
CurtirCurtir
bom saber da qualidade desse filme! como fã do gênero fico ansioso!
CurtirCurtir
Vou esperar pra ver se vai passar no cinema por aqui, senão vejo com Jack Sparrow.
CurtirCurtir
Cinema, ai nem você viajando no tempo vai conseguir ver esse filme nos cinemas. Pode encomendar.
CurtirCurtir
Eu assisti através do app “Pop Corn Time”, dá p baixar no cel e no pc e ver em HD! Muitos filmes q nem estreiaram no Brasil estão disponíveis! Amei o filme! Faz a gente filosofar por horas, pretendo ver novamente p encaixar mais detalhes ao q entendi! 😉
CurtirCurtir
realmente trata-se de um filme diferenciado! para fãs de sci-fi então…
não é tão difícil de entender, mas quase tive uma cãibra do cérebro em um dado momento.
puta filme, bela dica
CurtirCurtir
É, esse filme é foda demais e ele tem uns 4 momentos PQP!
CurtirCurtir
Assisti ontem, finalmente. O filme é fantástico, redondinho. Uma senhora aula de filosofia. Enquanto ele se passava, eu saía deduzindo que nem um maluco. Estamos eu e minha esposa falando dele ainda, é raríssimo hoje em dia filmes que te deixam pensando e discutindo. Valeu a recomendação man!
CurtirCurtir
Filmes assim são raros mesmo, que bom que curtiu a dica.
Grande abraço 🙂
CurtirCurtir