Livre (Wild)

Algumas pessoas em certo momento de suas vidas resolvem tomar atitudes extraordinárias e que fogem do comum, enfrentando obstáculos e desafios que julgavam não serem capazes de superar. “Livre (Wild)” é o tipo de filme que traz uma dessas jornadas extraordinárias em meio a natureza onde a busca principal, por mais que sigam trilhas quase infindáveis, é dentro de si mesmo.

Baseado em uma história real, “Livre” traz a incrível aventura de Cheryl Strayed (Reese Witherspoon, “Guerra é Guerra”) que resolveu fazer a trilha conhecida como Pacific Crest Trail, que possui 4200km e percorre toda a costa oeste dos Estados Unidos, da fronteira do México até o Canadá. Mesmo sem nenhuma experiência ela enfrenta esse desafio em busca de autoconhecimento.

Reese Witherspoon as "Cheryl Strayed" in WILD.

Sem maiores apresentações já acompanhamos Cheryl se aprontando e caindo na estrada. Aos poucos, através de alguns flashbacks, o espectador vai conhecendo o seu passado promíscuo e de uso de drogas. Decidida a apagar esse passado do qual não possui muito orgulho e também devido a um sério problema familiar, ela dá os seus primeiros passos. Mesmo relutante e enfrentando diversos perigos ela vai seguindo em frente.

Além da interessante jornada, “Livre” possui outras ótimas credenciais. É dirigido por Jean-Marc Vallée (“Clube de Compras Dallas”), tem o roteiro de Nick Hornby (indicado ao Oscar por “Educação”) e, pra completar, conta com duas ótimas atuações da Reese Witherspoon e da Laura Dern (“A Culpa é das Estrelas”) que foram indicadas no Oscar 2015 para melhor atriz e melhor atriz coadjuvante respectivamente.

O grande trunfo está mesmo nas atuações, em principal da protagonista interpretada pela simpática Reese que entrega uma atuação corajosa, fazendo algumas cenas de sexo e aparecendo nua sem maiores pudores ou floreios. Diferente de outras obras do gênero, “Livre” não esconde o ‘Lado Negro da Força’ da personagem, e isso torna a sua ‘busca’ mais interessante e com um propósito que o espectador consegue entender e comprar a ideia.

Livre

Não traz nada de novo, na verdade “Livre” é mais uma produção inserida em subgênero já bastante conhecido do cinema, aquele que acompanha alguém que entra em uma aventura de (re)descoberta para tentar se ‘purificar’ e encontrar um novo sentido para viver. Mesmo assim, acompanhar a jornada de Cheryl é muito gratificante, não só pelas lindas paisagens que são apresentadas durante a viagem, mas também pelas mensagens pertinentes (ainda que sejam clichês) sobre como podemos encarar problemas e desafios e fazer disso algo extraordinário e que pode servir de exemplo para muitas outras pessoas.

***

  1. Livre – A Jornada de Uma Mulher Em Busca do Recomeço foi escrito pela própria Cheryl Strayed e serviu de base para o filme.
  2. Reese Witherspoon, que em 2006 ganhou o Oscar por “Johnny & June”, desistiu do filme Grandes Olhos para fazer este.
  3. Laura Dern, que interpreta a mãe de Cheryl, na verdade é apenas 9 anos mais velha que Reese.
  4. A classificação foi aproximada para cima, ficaria em 3,5 controles mas ele não funciona pela metade 🙂

Selvagem - WildLivre (Wild, 2014/2015 – 116 min)
Drama, Biografia, Aventura

Dirigido por Jean-Marc Vallée com roteiro de Nick Hornby baseado em livro escrito por Cheryl Strayed. Estrelando: Reese Witherspoon, Laura Dern, Gaby Hoffmann, Thomas Sadoski e Michiel Huisman.

5 comentários sobre “Livre (Wild)

  1. Po.. não sabia que o Nick Hornby escrevia roteiros tbm. Curti muito Febre de Bola.

    Esse era um dos filme que queria ver no começo do ano no cinema, mas agora só baixando mesmo hehe.

    Curtir

  2. gostei bastante de Livre, muito pela ótima atuação de reese whiterspoon. a fotografia é outro destaque, algo que não poderia ser diferente, dada a imensa beleza dos cenários naturais.

    no entanto, se formos comparar com Na Natureza Selvagem fica bem empalidecido.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s