Aliança do Crime (Black Mass)

Existe um certo fascínio nos filmes baseados em histórias reais pelo simples fato de que, se uma história chegou a virar filme, presume-se que, em algum nível, é uma história boa demais para chegar ao ponto de virar uma produção cinematográfica. Em “Aliança do Crime (Black Mass)” temos isso, uma história incrível e que conta ainda com uma atuação do Johnny Depp que foge do padrão bebum maluco que ele vinha fazendo em todos os seus mais recentes trabalhos (não, Transcedence não pode ser considerado um trabalho).

Segredo de família. Uma das melhores cenas do filme.
Segredo de família. Uma das melhores cenas do filme.

A trama se passa durante os anos 70 onde, na região sul de Boston, o agente especial do FBI John Connolly (Joel Edgerton, “A Hora Mais Escura“) faz um ‘acordo’ com um mafioso irlandês chamado Jimmy “Whitey” Bulger (Johnny Depp, “Tusk“), seu amigo de infância o qual mantém uma relação de admiração/honra/amizade eterna, para conseguir prender um inimigo comum a ambos: a máfia italiana. Enquanto Connolly vai tentando convencer a todos no FBI que estão fazendo um grande negócio, Bulger inteligentemente começa a utilizar isto ao seu favor.

Para quem curte um bom filme de máfia e de corrida atrás de grandes gangsters, “Aliança do Crime” traz uma história que é mesmo inusitada, afinal a tal aliança começa a sair do controle já que Bulger, um dos criminosos mais cruéis que já existiu, começa a ter “passe livre” para cometer seus crimes enquanto o agente do FBI amigo de sangue dele tenta fazer suas próprias maracutaias para seguir com o acordo uma vez que, ele próprio está se beneficiando de tudo isso e até mesmo ganhando notoriedade.

50 Tons de Crime
50 Tons de Crime

Além de Depp, o filme conta com um grande elenco (tem até o Kevin Bacon!!!) que apresenta boas atuações e possui também uma ambientação muito fiel (faz de conta que conheço Boston, ainda mais nos anos 70) e que parece levar o espectador até àquela época. Só que, infelizmente, “Aliança do Crime” é uma obra que talvez seria melhor ‘encaixada’ se fosse uma minisérie de uns 3 capítulos, como produto cinematográfico é arrastado e burocrático demais para divertir. Não chega a ser ruim por isso, e vale mesmo pela melhor atuação de Depp dos últimos tempos e pela história, que é sim incrível, mas é um daqueles filmes que você precisa pagar um preço para ‘aguentar’ vê-lo no cinema. Pelo menos não é com a sua vida! 🙂

***

  1. Minha classificação ficou passeando entre 2 e 3 controles, mas como tem o Kevin Bacon merece aproximar para cima. Isso e também o fato de só de lembrar o olhar de Bulger achei melhor não contrariá-lo.

Classificação 3 de 5

Poster Aliança do Crime

Aliança do Crime (Black Mass, 2015 – 122 min)
Biografia, Drama, Crime

Dirigido por Scott Cooper com roteiro de Mark Mallouk e Jez Butterworth, baseado no livro de Dick Lehr e Gerard O’Neill. Estrelando: Johnny Depp, Joel Edgerton, Benedict Cumberbatch, Rory Cochrane, Jesse Plemons, Kevin Bacon, W Earl Brown, David Harbour, Dakota Johnson, Julianne Nicholson, Corey Stoll, Peter Sarsgaard, Adam Scott e Juno Temple.

 

6 comentários sobre “Aliança do Crime (Black Mass)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s