
Andrew Leatherbarrow nunca quis ser escritor, mas o fascínio dele pelo maior desastre nuclear da História rendeu um ótimo livro para quem quer saber mais sobre o assunto. Com muita pesquisa, estudo e uma viagem para a Ucrânia, o autor nos oferece um relato acessível e muito informativo sobre a explosão do reator 4 em Chernobyl e suas catastróficas consequências. Além, é claro, de nos dar sua opinião sincera sobre os fatos.
É realmente impressionante constatar os inúmeros equívocos e a enorme negligência envolvendo o desastre. Até hoje não há um número confirmado dos mortos e afetados, tudo por causa dos políticos soviéticos e suas tentativas de abafar a situação o máximo possível. Não foi à toa que a União Soviética chegou ao fim 5 anos depois. De qualquer forma, muitos se sacrificaram para amenizar os efeitos do acidente. Chernobyl nos deu tocantes exemplos de altruísmo.
O livro dá pinceladas sobre radiação e sobre o funcionamento da usina nuclear, nunca de forma maçante. Existem até breves comentários sobre outros acidentes ao redor do mundo, inclusive um bizarro caso que aconteceu no Brasil em 1987. Mas é mesmo nas descrições da cidade fantasma Pripyat e de como aquilo tudo mexe com o autor que Chernobyl 1:23:40 se destaca. As fotos no final são outro atrativo que fazem o investimento valer a pena.
