Crítica | A Música da Minha Vida (Blinded by the Light)

Estamos na cidade de Luton, Inglaterra nos anos 1980. Um lugar e uma época difíceis para um garoto descendente de paquistaneses como o jovem Javed. Apesar de seu espírito amigável, Javed costuma ser alvo da ignorância de xenófobos e racistas de plantão. Na sua família as coisas também não vão muito bem, afinal a tradição dita que ele deve seguir uma carreira respeitável e casar com uma mulher escolhida pelo pai. Ele chega no fundo do poço e parece estar próximo de desistir de tudo até descobrir a música de Bruce Springsteen.

O contato com Springsteen tem um impacto imenso em Javed. Ele sente que as letras dialogam diretamente com ele. Todas suas dificuldades e seus anseios parecem ser compartilhados por um artista que está a milhas de distância. Era o que faltava para ele tomar importantes decisões sobre o seu futuro.

Blinded by the Light é aquele tipo de filme que consegue elevar o espírito de qualquer um. A direção de Gurinder Chadha investe em um romantismo e em uma leveza que são essenciais para criarmos empatia com Javed. Mesmo que seja uma experiência mais leve, o roteiro não se esquiva de pincelar assuntos sérios como o preconceito. E é louvável que o filme procure fugir do melodrama na maior parte do tempo.

Ás vezes é difícil entender a obsessão que algumas pessoas tem por determinada banda ou algum ídolo em geral. Neste caso, a forte conexão de Javed com Springsteen foi essencial para ele descobrir um rumo para uma vida melhor. Parece que com suas letras profundas e sinceras o The Boss colocou a mão no ombro dele e disse que tudo iria ficar bem.

Feel good movie por excelência, Blinded by the Light comete alguns deslizes como a sequência apressada de Javed nos Estados Unidos ou fato de ter uns 15 minutos mais do que deveria. Nada que atrapalhe um filme tocante e inspirador, daqueles que no momento derradeiro nos fazem derramar lágrimas sinceras e nos fazem pensar em como é importante encarar o mundo ao lado de quem você ama.


Classif.: 4 de 5

A Música da Minha Vida

Título Original: Blinded By the Light
Direção: Gurinder Chadha
Roteiro: Gurinder Chadha, Sarfraz Manzoor
Elenco: Viveik Kalra, Dean-Charles Chapman, David Hayman, Hayley Atwell
Ano: 2019
Duração: 1h 58min
Info: IMDb

2 comentários sobre “Crítica | A Música da Minha Vida (Blinded by the Light)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s