Top 10 Melhores Filmes de 2019

Quais foram os melhores filmes lançados no ano de 2019? Não tem jeito, listas são polêmicas e quando você coloca uma ordem nela aí que as coisas ficam ainda mais sérias. Essa é uma lista pessoal e, por isso, tem muito do meu emocional e do que eu gosto numa produção cinematográfica. Pra mim, como sempre gosto de falar, o que vale mesmo é a emoção que cada obra me passou.

Assisti em torno de 120 filmes em 2019. Destes alguns eu revi, outros foram pra cumprir meu débito com o mundo do cinema, algumas obras de arte que nunca tinha assistido (sim, eu não vejo tudo) ou coisas que já estavam pegando mofo na minha eterna “Lista de Filmes a Assistir”. Bom, segue então em ordem decrescente, do 10º ao 1º lugar os melhores filmes de 2019. Em minha humilde, torta, enviesada e rasa opinião:

10º – Fyre

O documentário da Netflix Fyre saiu no início do ano e é uma das maiores roubadas já realizadas nos tempos modernos. Fyre Festival foi a maior festa que nunca aconteceu no ano de 2017. É absurdo, atrás de absurdo.

9º – Coringa (Joker)

Clique na imagem para ver a Crítica deste filme

Deu muito o que falar e nem todas as polêmicas são pertinentes, ainda que seja uma obra que mereça ser vista com certa atenção. A atuação de “Joquinha Pássaro de Fogo” é espetacular, assim como todo o trabalho na direção de arte.

8º – Us

Jordan Peele retorna com mais uma obra no mundo do terror trazendo algumas críticas sociais pertinentes. Não é tão genial quanto seu primeiro filme, Corra (Get Out), mas é muito bom.

7º – Dois Papas (The Two Popes)

Clique na imagem para ver a Crítica deste filme

Um filme em que as atuações e representações dos personagens reais faz valer todo o filme. A mistura de acontecimentos reais com alguns fatos adicionados (é um filme, não um documentário afinal) é muito bem executada por Fernando Meirelles.

6º – O Irlandês (The Irishman)

Clique na imagem para ver a Crítica deste filme

Sim, aquele filme de 3 horas e meia da Netflix. Atuações espetaculares e Scorcese no “fino da bola” entregando mais uma obra prima. Pode ver numa ‘sentada só’ (lá ela) ou pode ver pausando, não precisa criar celeuma com isso. Independente de como seja assistido, ume excelente filme.

5º – Fora de Série (Booksmart)

Vendido como o “Superbad” de meninas, “Fora de Série” é muito mais que isso. É uma comédia adolescente sobre amadurecimento e amizade (sim, outra vez, qual o problema?) que encontra na química incrível entre as protagonistas o que fez dele uma das melhores comédias do ano.

4º – A História de um Casamento (Marriage Story)

Adam Driver teve um ano novamente a comemorar, uma explosiva atuação neste filme que é um pouco doloroso mas excelente. Melhor que Adam Driver só mesmo Scarlett Johansson que consegue ir da felicidade a tristeza ou raiva como poucas atrizes. Mais um filme de “atuações”.

3º – John Wick: Capítulo 3 – Parabellum

Como assim? É apenas um filme de ação. Recebam esse terceiro lugar como quiserem, John Wick se consolodou como um dos grandes (anti?) heróis da cultura pop moderna e o universo dos seus filmes é deveras interessante. Desculpem os sommeliers “do verdadeiro cinema” mas esta é uma obra sem defeitos.

2º – Parasita (Parasite)

Clique na imagem para ver a Crítica deste filme

Bong-Joon Ho conseguiu outra vez. Uma obra de arte que tem em sua “esquisitice” tantas camadas e tanta crítica social quanto se poderia esperar de um filme que não é apenas um entretenimento. Daquelas produções que nos divertem, nos assustam e nos fazem refletir. Um espetáculo.

1º – Bacurau

Nós estamos sob efeito de forte psicotrópico, e você vai morrer

Sim, para quem acha que o cinema nacional não produz mais nada de bom há tempos, é preciso repensar a sua vida. Bacurau é um retrato de um país, é um grito de resistência e é uma obra prima do cinema nacional como muitas outras. Se for vá na paz!


  1. A Música da Minha Vida (Blinded by the Light) e “Era Uma Vez em Hollywood” de Tarantino não entraram na lista por muito pouco mesmo.
  2. Vingadores Ultimato e Homem Aranha passeando na Europa? Não, obrigado. Divertidos e esquecíveis como boa parte das produções da Marvel
  3. Star Wars: A Ascensão Skywalker já estava com lugar “garantido” na lista de melhores desde o início do ano. Bastou eu assistir pra já pensar com colocá-lo na lista de piores…
  4. Falto assistir muita coisa, essa é uma lista feita no final de 2019, quem sabe mais quantos filmes deste ano devo ver em 2020, 21 ou 22?

E para você? Quais foram os melhores filmes do ano?

2 comentários sobre “Top 10 Melhores Filmes de 2019

  1. – Tivemos um ótimo ano para o cinema em 2019 e as listas de final de ano são provas disso. Alguns filmes são tão bons que vão estar em 90% das listas e não tem problema. O importante é ser honesto e colocar filmes que mexeram com você de alguma forma.

    – Não conhecia esse Fyre, passou totalmente despercebido por mim. Vou dar uma conferida.

    – Quanto ao Us, gostei com algumas ressalvas. Realmente não é tão bom como Corra e achei que ficou pretensioso demais no ato final. Mas o caminho até ali foi fascinante, com direito a concepção de uma atmosfera das mais inquietantes. Jordan Peele é um grande diretor.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s