9ª edição do CachoeiraDoc acontecerá em dezembro e abre inscrições para oficinas gratuitas

A 9º edição do CachoeiraDoc acontecerá em formato online de 4 a 20 de dezembro de 2020 com abertura de inscrições para quatro oficinas gratuitas promovidas pelo festival. Os formulários de inscrição seguem disponíveis até 23 de novembro no site: www.cachoeiradoc.com.br.

Além das oficinas o IX CachoeiraDoc, que vem em formato online para se adaptar aos tempos de pandemia, tem em sua programação conferências, filmes, debates e show.

Para os que se interessarem em participar das oficinas serão quatro possibilidades de formação, reflexão e prática crítica e criativa no campo do cinema, três delas abertas para o público geral: “Olhares negros”, com a cineasta Safira Moreira; “Plano de fuga como imaginação – estudando o pensamento radical negro”, conduzida pela performer e artista visual Musa Michelle Matiuzzi; “Crítica e crise, Cachoeira à vista”, ministrada por Ingá, coeditora da revista Cinética; e “Zap Doc”, voltada para estudantes de ensino médio em escolas públicas de Cachoeira e São Félix, que será comandada dupla Stephanie Sobral e Otávio Conceição. Todos participantes que tiverem mais de 75% de participação, receberão certificado. 

Musa Michelle Matiuzzi

A homenagem deste ano exalta a força de existência de Makota Valdina, pensadora, líder religiosa, educadora e ativista antirracista e contra a intolerância religiosa. Sob a perspectiva intelectual da baiana, o IX CachoeiraDoc dialoga com a memória dela em muitas frentes da programação. Como bem afirmou Makota: “A gente luta até hoje para que a nossa sociedade respeite nossas crenças, respeite a nossa humanidade, e muitas das imagens que foram veiculadas, inclusive, não fizeram bem, fizeram mal”. 

Sobre o CachoeiraDoc

O festival busca fomentar a difusão e a produção de documentários, assim como a discussão sobre o gênero, por meio de oficinas, debates, ciclo de conferências e exibição de filmes. O CachoeiraDoc já se consolidou como um dos principais festivais do gênero documentário no país. Nas oito edições anteriores, cerca de 17 mil pessoas assistiram a mais de 320 documentários, muitos deles inéditos na Bahia e no Brasil. O CachoeiraDoc é uma realização da Cura e Cultura e do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, produção da Ritos Produções, e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia através do Edital Setorial do Audiovisual 2019.

IX CACHOEIRADOC: 4 a 20 de dezembro de 2020
Inscrições abertas para oficinas online
Quando: de 11 a 23 de novembro de 2020 
Quanto: Gratuito
Formulários disponíveis em: www.cachoeiradoc.com.br 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s