Retomei o hábito de leitura que vinha perdendo nos últimos anos. Entre 2013 a 2019 minha média de leitura estava em não mais que três livros ao ano. Com o intuito de me desligar um pouco de 2020 acabei encontrando, outra vez, nos livros um ótimo refúgio pra descansar a mente e consegui ler entre livros e quadrinhos 21 obras este ano. Vou listar aqui neste post os meus destaques.
Os 3 melhores livros de ficção que li este ano
“Kindred – Laços de Sangue” de Octávia Butler

Publicado pela primeira vez em 1979, Kindred continua sendo um romance muito popular. Escrito por Octavia E. Butler, o livro levou quase 40 anos para ser publicado no Brasil, o que mostra o preconceito que ainda está enraizado em todos os cantos. É apenas um reflexo como obras de ficção especulativa escritas por minorias sofrem no meio editorial e, aqui no caso, uma ficção científica escrita por uma mulher negra. Essa foi a melhor leitura que tive em 2020.
“A Estrada” de Cormac McCarthy
Fiz o caminho inverso que costumo fazer com “A Estrada (The Road)“. Primeiro vi o filme, e só depois de longos anos resolvi ler o livro. Ainda que a narrativa de apocalipse e fim de mundo já tenha sido desgastada até a última ponta, o livro escrito por Cormac McCarthy é simplesmente excelente. A história de pai e filho que seguem tentando sobreviver a um mundo que já acabou é muito forte e muito bonita.
“Entrevista com a Pedra e outros contos” de Nigel Goodman
Nigel Goodman é uma daquelas raras pessoas que conseguem transpor para as linhas um tipo de humor tão gostoso de ler que o livro acaba sendo lido quase que sozinho. De conto em conto acompanhamos a história de um repórter (que me lembrou muito a mim mesmo, como pessoa) tendo que fazer as mais insanas entrevistas. De macaco astronauta a um super computador, tem de tudo. Vale muito a pena mesmo.
Melhor Quadrinho que li este ano
“Valente Para Onde Você Foi?” de Vitor Caffagi

O quinto volume da série de quadrinhos de Vitor Cafaggi, “Valente – Para Onde Você Foi?” é um daqueles gibis para se guardar no coração. Histórias divertidas e bonitas de amizades e romances. Li outras HQs neste ano, algumas até bem premiadas como The Wicked + The Divine ou Black Hammer vol 1 (gostei muito!), mas não tem jeito. A forma como me identifico com algumas situações em Valente faz ele ganhar esse lugar de destaque.
Melhor livro de não-ficção que li este ano
Sobre a Escrita – Stephen King
Escrevi uma resenha de Sobre a Escrita na POCILGA e lá tem tudo o que achei do livro. Não é um livro com regras e definições do que você deve fazer, mas que apresenta o processo prolífico de escrita do grande mestre Stephen King. É um livro que é muito bom até mesmo para quem é apenas fã do autor ou tem um pouco de curiosidade sobre sua carreira e como alguns de seus grandes sucessos foram criados.
E você, o que anda lendo?

Boa! Esse ano pandêmico ajudou a gente a dobrar a meta, não é? Haha
A Estrada é maravilhoso. Recomendo outros livros do Cormac McCarthy, como o pesadíssimo A Estrada.
Valente tá na minha lista já há algum tempo.
Em 2020 li os dois primeiros livros do The Witcher e me impressionei bastante. Esses dois são na verdade uma coletânea de contos, um melhor que o outro. Andrzej Sapkowski tem um estilo mais direto, nada rebuscado. Tem humor, um pouco de ação e reflexões um tanto emotivas. Vale a pena conhecer.
CurtirCurtir
Agora é só deixar a meta aberta e depois dobrar novamente hahahahaha
CurtirCurtir
Kindred é muito bom! Foi um dos favoritos de 2019.
ótimas leituras!
CurtirCurtir
Agora estou correndo atrás dos outros livros de Butler, esse ano devo ler a Parábola do Semeador
CurtirCurtir